FaceBook Instagram Twitter


Exposição Monotipias, de Flávia Fernandes



Quando: até 27 de junho
Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
Endereço: Praça XV de Novembro, 180 - Centro
Quanto: Gratuito

Abertura quarta-feira, 7 da maio, às 19h30
Visitação até 27 de junho, segunda a sexta-feira, 13 às 19 horas

Mesclando experiências com grafismos e cores, a partir de descobertas e vivências artísticas com gravura e pintura, a artista Flávia Fernandes realiza a exposição Monotipias, que será aberta nesta quarta-feira (7 de maio), na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, no Centro. Às 19h, a artista conversa com o público sobre a utilização criativa dessa técnica surgida no século 17, renovada pela arte contemporânea.

A exposição promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, pode ser visitada até 27 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, gratuitamente. Instituições de ensino ou grupos escolares interessados em agendar visitas podem entrar em contato com a Diretoria de Artes/FCFFC pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com ou pelo telefone (48) 3324-1415.

Livre para criar

Embora o nome monotipia remeta a uma "única impressão”, Flávia Fernandes explica que a técnica proporciona inúmeras possibilidades de criação a partir de uma mesma matriz impressa várias vezes no papel em diferentes cores. "Cada gravura tem diversas impressões. Cada vez que chegava ao atelier pensava – que cor vou usar? Aí partia para realizar a imagem. Minha preocupação foi com o grafismo e c or. O trabalho foi pensado dessa maneira”, explica a artista, que criou as obras ao longo de quatro meses a partir de suas experimentações.

Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com formação em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP/SP), Flávia Fernandes está radicada em Florianópolis há mais de três décadas, onde desenvolve trabalhos com pintura, gravura, instalações, intervenções e vídeos.

Expondo desde 1975, a artista tem várias obras em coleções públicas no Brasil e no exterior. Desde 2001, realiza intervenções artísticas em espaços públicos, como a Rua Victor Meirelles, em Florianópolis; Largo São Bento, em São Paulo; e Universidade de Edinburgh, no Reino Unido. Entre outros trabalhos, participou da exposição "Transfronteira da Arte Contemporânea”, Galeria Marta Traba/Memorial da América Latina, projeto Polo da 29ª Bienal Internacional de São Paulo (2010). Integrou também o grupo de artistas participantes da mostra "Circulando em outras dimensões”, que itinerou pelo Brasil (2010).

Atualmente, Flávia Fernandes ministra aulas de arte e realiza algumas curadorias, entre elas, a dos seis festivais de artes plásticas realizados em Governador Celso Ramos, SC (1998-2003), e a do Gruppo Sinestetico - sinesteticamente ad ognii costo (Sinesteticamente a todo custo) – grupo de performances italiano, no Museu da Imagem e do Som de Florianópolis- SC (2003).
Exposição Monotipias, de Flávia Fernandes


Categorias: Junho 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar