FaceBook Instagram Twitter


Lançamento do livro "Vida Marinha de Santa Catarina"



Quando: 05 Junho 2014, quinta-feira, às 18 horas
Onde: Justiça Federal, Avenida Beira Mar Norte
Quanto: Gratuito

Evento de lançamento de "Vida Marinha de Santa Catarina", que acaba de ser publicado pela EdUFSC será nesta quinta-feira, 5 de junho, às 18h, no auditório da Justiça Federal (Avenida Beira-Mar Norte). O evento tem entrada gratuita e aberta ao público.

O livro, organizado pelo professor Alberto Lindner, do Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP), do Departamento de Ecologia e Zoologia, do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, auxilia na identificação de 436 espécies de algas, plantas, invertebrados, peixes, aves, tartarugas e mamíferos marinhos, e pode ser baixado gratuitamente pelo site http://biodiversidade.ufsc.br/resultados.html. É o primeiro livro neste estilo produzido no Brasil, e já está sendo utilizado em aulas de campo na UFSC.

Saiba mais sobre o livro:

A obra foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Com apoio e colaboração de diversas instituições locais, nacionais e internacionais, os 75 autores catalogaram 436 espécies que povoam os 400 quilômetros da costa catarinense. Todo colorido e abrindo cada capítulo com uma foto de página inteira, o livro disponibiliza, em forma de mosaico, 491 imagens legendadas. São algas, plantas marinhas, esponjas, cnidários, briozoários, ctenóforos, poliquetas, moluscos, crust áceos, equinodermos, tunicados, peixes, aves marinhas, mamíferos e tartarugas.

Além da introdução, a obra é enriquecida por dois artigos de caráter científico e pedagógico: "O Mergulho em Santa Catarina” e "O Mar como Sala de Aula”, igualmente ilustrados com fotos. Inclui ainda um índice remissivo e a lista dos autores e suas respectivas entidades ou instituições. Para Alberto Lindner "Esse conjunto de espécies com diferentes padrões de distribuição faz de SC um laboratório natural para a pesquisa científica, bem como uma região privilegiada para contemplação da vida marinha”. Socializando o conhecimento através da divulgação científica, os pesquisadores reúnem imagens, nome científico e popular das espécies catalogadas. "A maior parte das espécies pode ser observada com facilidade em costões rochosos e nas praias arenosas durante os períodos de marés baixas, ou por meio de mergulho livre e autônomo”, esclarece o organizador.

Mas não se resume a belas imagens e textos objetivos e simpáticos. Além da conscientização ecológica e educação ambiental, faz denúncias e alerta sobre a ação do homem que ameaça a sobrevivência das espécies, algumas delas a caminho da extinção. Didático, na apresentação Alberto Lindner narra a origem e a metodologia do projeto, chamando atenção da sua utilidade para as gerações futuras. Conta, por exemplo, que as pesquisas científicas com animais marinhos começaram com a chegada do naturalista Fritz Müller à Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis). Vida Marinha é, portanto, a continuidade da obra inaugurada pelo parceiro de Charles Darwin. Desfalca o livro e chama a atenção dos leitores a ausência do retrato da tainha, a "rainha de junho” das praias catarinenses.
Lançamento do livro "Vida Marinha de Santa Catarina"


Categorias: Junho 2014
Tags: livros
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar