FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2014
1ª edição do Udesc na Praça



Quando: 05 Julho 2014, Sábado, das 10h às 16h
Onde: Rua Saldanha Marinho, esquina de Rua Vitor Meirelles - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1463573060556144

O projeto Udesc na Praça busca aproximar a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) da comunidade. A primeira edição do Udesc na Praça levará ação social, ciência e cultura para população da Capital e ocorrerá em 5 de julho, das 10h às 16h, na Rua Saldanha Marinho, esquina com a Rua Vitor Meirelles, no Centro de Florianópolis.

O evento terá quatro tendas temáticas: ciência, extensão, música e teatro, com apresentações, oficinas e ações de acadêmicos, egressos e servidores.

"O Udesc na Praça é uma ação prevista no Plano de Gestão 2012-2016. A ideia é que ele ocorra duas vezes por ano nas cidades nas quais a universidade está presente. Vamos levar cultura, ciência e ação social para a população com o objetivo de aproximar a instituição e a comunidade”, diz o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes.

A Tenda da Ciência mostrará a importância da ciência na vida das pessoas e no desenvolvimento do País como a conscientização do uso racional de energia, experimentos de Física e Química, observações astronômica e exposição de um carro off-road desenvolvido pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Udesc, em Joinville.

Na área da extensão, ocorrerão oficinas de avaliação motora em crianças, incontinência urinária e uma de confecção de bonecas africanas, o que contribui para erradicar o racismo no cotidiano escolar.

Apresentação artística terá Sociedade Soul

"Teremos ainda apresentações artísticas de alunos e egressos da Udesc, como a Banda Sociedade Soul, que é formada por ex-alunos do Centro de Artes”, ressalta o coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon.

Outras atrações artísticas são a Orquestra Acadêmica da Udesc, as bandas Parafuso Silvestre e Novo Código Genético, além de apresentações teatrais como a Tenha Dó- A Live e a Trupe do Baú Encantado, e do projeto Young Dance de hip hop, do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan) da Udesc, em São Bento do Sul e o grupo Ritmo e Movimento, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).

As apresentações culturais têm hora marcada de acordo com a programação oficial do Udesc na Praça. As tendas de ciência e extensão receberão os visitantes das 10h às 16h.

Outras informações sobre o Udesc na Praça podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), no telefone (48) 3321-8033.

Um sábado repleto de atrações para toda família com teatro, música, dança, tenda de ciências e oficinas gratuitas. Junto ao evento, estará acontecendo o projeto Viva Cidade, venha somar você também!

O programa tem o objetivo de levar à sociedade catarinense as atividades realizadas pela Universidade em um dia de intensa atividade unindo cultura, ciência e ação social para toda população. É a Universidade atuando cada vez mais forte na aproximação, interação e integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Programação:

10:00 às 11:00 - TRUPE DO BAÚ ENCANTADO (Teatro Infantil)
11:00 às 11:30 - TENHA DÓ ALIVE - Intervenção de palhaços
11:30 às 12:00 - Apresentação da Coreografia DANÇA CEFID
12:00 às 12:50 - ORQUESTRA ACADÊMICA UDESC
13:00 às 13:40 - Banda NOVO CÓDIGO GENÉTICO
13:50 às 14:30 - Banda PARAFUSO SILVESTRE
14:40 às 15:30 - Banda convidada SOCIEDADE SOUL
15:10 às 15:30 - Apresentação dança YOUNG DANCE

* Horários sujeitos à pequenas alterações.
**As OFICINAS são abertas ao público e aconteceram ao longo do evento.

Realização: CCULT/UDESC
Contato: 9934-1089/8428-8890
damabranca@gmail.com

Mais informações:
O Programa UDESC na PRAÇA é um evento que pretende ser bimestral com a duração entre 06 a 08 horas, envolvendo Cultura, Ciência e Ação Social. O programa tem o objetivo de levar à sociedade catarinense as atividades realizadas pela Universidade em um dia de intensa atividade unindo cultura, ciência e ação social para toda população. É a Universidade atuando cada vez mais forte na aproximação, interação e integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Para isso, cresce-se ela em parcerias com os municípios, para que disponibilizem o espaço físico e parte da infraestrutura, bem como adaptar o evento as necessidades de sua cidade.


ATRAÇÕES:

TEATRO:


A TRUPE DO BAÚ ENCANTADO – Peça Infantil

A comédia musical "A Trupe do Baú Encantado” nasceu na Disciplina de Direção Teatral do Curso de Teatro da UDESC e retrata as peripécias de uma trupe de saltimbancos viajantes. Sua primeira aventura, Uma Viagem Cultural, acontece quando se deparam com Pedro, um boneco de pano, que depois de ter se perdido do seu avô, encontra-se sozinho no mundo. Assim a Trupe inicia uma aventura repleta de músicas, histórias e comidas típicas de cada região do Brasil, em busca do tão querido Vovô.

• TENHA DÓ ALIVE - Intervenção de palhaços

"Tenha Dó – Alive” é uma intervenção de três palhaços que cantam e interpretam músicas infantis, cantigas populares e músicas próprias de forma cômica, subvertendo o sentido e as letras das músicas.
Com: Gabriela Leite (Flor), Marcio Momesso (Boró) e Rhaisa Muniz (Lynda Collapso).


MÚSICA:

• ORQUESTA ACADÊMICA UDESC
A Orquestra Acadêmica UDESC é um dos diversos projetos de extensão vinculados ao Departamento de Música da UDESC que possuem finalidades de ensino, criação e performance. O projeto foi criado pelo professor Luiz Soller nos anos 1980, ficando algum tempo parado após a aposentadoria do professor. Em 2002, a Orquestra retomou suas atividades sob a direção do professor João Titton e, no ano passado, completou 10 anos de trabalho. O local escolhido para a comemoração foi o Teatro Álvaro de Carvalho, com o concerto de lançamento do primeiro CD, intitulado "Música Brasileira”.
Ouça: http://www.reverbnation.com/orquestraacademicaudesc

• Banda de acadêmicos - NOVO CÓDIGO GENÉTICO

Novo código genético foi formado em 2012 a partir de um grupo de amigos que queriam dar forma às suas composições. A sonoridade da banda parte do contexto e estrutura da música popular, com ênfase nas letras, situadas em uma atmosfera instrumental que percorre diversas influências.
Inicialmente a banda manteve uma formação de trio acústico, com vozes, violões e bandolim, que pode ser ouvida nos dois álbuns lançados "Novo código genético (2012)" e "Transição (2013)". Sendo que no segundo aparecem outros instrumentos elétricos como guitarra e teclados, e a bateria acústica, o que levou atualmente a uma outra formação e sonoridade, com a contribuição de dois novos integrantes.
Integrantes:
Raphael Duarte - Vocais, violão e guitarra
Leonardo Lima - Vocais, guitarra e violão
Victor Guilherme - Bateria, percussão
Pedro Henrique - Vocais, violão e guitarra
Jhonatas Carmo - Baixo acústico e elétrico
Ouça em: https://soundcloud.com/novocodigogenetico

• Banda de acadêmicos - PARAFUSO SILVESTRE
O Parafuso Silvestre foi formado em 2013 por estudantes de música da Universidade do Estado de Santa Catarina. O grupo foi idealizado pelo compositor Taro Löcherbach, com o objetivo de expressar, em música e performance, a mitologia urbana descrita em sua poesia.
A banda combina elementos de diversos gêneros de música brasileira e internacional, trilha sonora de cinema e experimentação com atmosferas e texturas sonoras. O objetivo é criar uma identidade musical imersiva que evoque aspectos oníricos, introspectivos e às vezes surreais presentes nas letras.
Integrantes:
Taro Löcherbach – Vocal e Guitarra
Guilherme de Moraes – Teclados
Júlio Victor – Guitarra e Baixo
Bruno Arceno – Guitarra e Baixo
Juarez Mendonça – Bateria
Ouça em: https://soundcloud.com/parafuso-silvestre

• Banda convidada SOCIEDADE SOUL
Formada em 2008, a Sociedade Soul mescla Funk e Soul com Rock, Jazz com Música Eletrônica, adicionando ainda, o tempero latino de ritmos como a Salsa e o Samba para criar uma sonoridade única, extremamente dançante e suingada. Com um groove contagiante, sintonizado com o futuro, o quarteto representa ativamente a cena e a potência da atual música brasileira. A Sociedade Soul retornou recentemente de sua primeira turnê pela Suécia, onde estiveram divulgando o novo EP "Fundo de Coral” e participando do "Brazilian Winter Festival”.
Integrantes:
Gustavo Barreto – Vocal e Guitarra
Diego Carqueja – Teclados
Marco Nego Aurélio – Baixo
André FM – Bateria
Participação especial duo de sopros.
Ouça: http://www.sociedadesoul.tnb.art.br/


DANÇA:

• Apresentação do projeto YOUNG DANCE
Projeto de Extensão do CEPLAN, que se dedica a ensaiar e manter um grupo de hip hop formado por crianças.

• Mostra de Dança CEFID
Será um conjunto de dança contemporânea intitulado "Não subas, não desças, fica" e um duo intitulado "Somente um sonho".
O grupo é coordenado pela Professora Adriana Guimarães, possui uma bolsista de extensão, Lívia Veras e é composto de 15 bailarinos/acadêmicos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física e Fisioterapia do CEFID/UDESC.


CIÊNCIAS:

Tenda de ciências
O evento, já foi promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Tenda da Ciência tem o objetivo de mostrar a importância da ciência na vida das pessoas e no desenvolvimento do país. Evento atraiu crianças e adultos em edições anteriores contou com demonstração de robôs, protótipos para conscientização do uso racional de energia, experimentos de física e química, jogos de matemática, ensino de xadrez, observações astronômicas por meio de telescópio móvel, e exposição do carro off-road desenvolvido na universidade.


EXTENSÃO

Tenda de Extensão:

• OFICINA DE ABAYOMIS –
A oficina de Abayomis: Arte africana em Retalhos está inserida no projeto Observatório de Educação e Relações Étnicorraciais em Santa Catarina que visa contribuir com a Lei Federal 10.639\03 e também vem a fortalecer a inclusão do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas de ensino básico, das redes oficiais e particulares de ensino.
NOME DO COORDENADOR: Paulino de Jesus Francisco Cardoso
OBJETIVO: Através da oficina de Abayomi é possível promover o contato com a diversidade cultural através da confecção das bonecas Abayomis, provocar no educando o interesse pelo tema, como também propiciar ao grupo conhecimento e/ou informações sobre o conteúdo que será trabalhado, estimular a auto-estima do aluno, despertando-lhe a valorização da diversidade cultural ética através de elementos lúdicos e artísticos, além de melhorar as relações entre as crianças, estimulando a convivência, respeito, solidariedade e aceitação em relação às diferenças étnico-raciais, culturais e religiosas, de modo a erradicar os xingamentos e piadinhas racistas que se fazem presentes no cotidiano escolar.

• OFICINA: INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Perdas urinárias e o avanço da idade: como prevenir e tratar os sintomas.
NOME DO COORDENADOR: Prof. Dra. Giovana Zarpellon Mazo / Prof Dra Fabiana Flores Sperandio.

COMO FUNCIONA: Orientações, mini palestras e demonstração de exercícios que podem ser feitos para minimizar os sintomas em mulheres que apresentam essa queixa. Também serão demonstrados exercícios para prevenção.
OBJETIVOS: Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre os sintomas de perda urinária bem como prevenir e tratar os sintomas.

RESULTADOS ESPERADOS: Os participantes conhecerão os fatores de risco que aumentam a ocorrência de perdas urinárias, como o avanço da idade influencia nos sintomas e como minimizá-los e preveni-los por meio de exercícios simples. Além disso, as participantes conhecerão uma proposta de tratamento gratuito que esta sendo oferecido pelo Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI) do CEFID /UDESC.

* OFICINA: AVALIAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS
Desenvolver: Avaliação e Intervenção Psicomotora no Desenvolvimento Humano
NOME DO COORDENADOR: Prof. Francisco Rosa Neto

COMO FUNCIONA: O programa de extensão "Desenvolver" engloba diversos projetos de atenção à comunidade. O projeto "Estimulação precoce em crianças de alto risco Social" é destinado às crianças de 0 a 2 anos de idade em vulnerabilidade social, submetidas a um ambiente desprovido de estímulos, afetando o seu desenvolvimento. "Prematuros: Avaliação e Intervenção Neuropsicomotora visa o equilíbrio e as compensações dos déficits encontrados em crianças com histórico de prematuridade entre 4 e 24 meses de idade. O projeto Avaliação e Intervenção Motora de 3 a 10 anos, engloba crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem, alterações na coordenação motora, hiperatividade, desatenção, transtorno de conduta entre outros. Visa encontrar o equilíbrio e compensar déficits motores. No projeto "Saúde escolar: Avaliação e intervenção multidisciplinar", os escolares são avaliados para que haja uma identificação precoce de possíveis atrasos, possibilitando a intervenção rápida e eficaz. O aumento da procura por intervenção levou a criação de mais dois projetos: "Acompanhamento do crescimento físico motor de escolares do ensino básico de Florianópolis", com crianças do ensino fundamental, e "Intervenção Precoce em Crianças de Risco", englobando crianças de 0 a 2 anos de idade.

OBJETIVOS: Ampliar serviço a comunidade através da aplicação prática de estudos relacionados ao desenvolvimento infantil, assim como avaliação e intervenção motora ligados à motricidade e alterações no desenvolvimento humano.

RESULTADOS ESPERADOS: Realizar um programa de estimulação precoce em crianças de alto risco social, promovendo um ambiente rico em experiências neuropsicomotoras e atuando na promoção do desenvolvimento.

*As OFICINAS são abertas ao público e aconteceram ao longo do evento. 1ª edição do Udesc na Praça

Categorias: Julho 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Abril 2017 Festival de Sapateado Floripa TAP 2017 ter... >> Dança
até 25 Abril 2017 3º Cine PET Odonto-Fono exibe filme "... >> Cinema Gratuito
até 27 Abril 2017 13ª Conferência Internacional de Diáspora ... >> Teatro / Circo
até 29 Abril 2017 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda ... >> Esportes
até 30 Abril 2017 Trilha Medita da Cachoeira do Maciambu com... >> Esportes
até 05 Maio 2017 Passeio Noturno "Floripa Assombrada&q... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar