FaceBook Instagram Twitter


Lançamento “Ablativo”, de Enrico Testa e debate “Tradução e Poesia Italiana Contemporânea”



Quando: 07 Julho 2014, segunda-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

Será lançada no dia 7 de julho, às 19h, na Fundação Cultural Badesc a obra "Ablativo”, de Enrico Testa, vencedora dos prêmios Viareggio-Rèpaci e Pascoli de Poesia em 2013. Trata-se de uma edição bilíngue italiano-português da Rafael Copetti Editor. Enrico Testa é professor titular na Universidade de Gênova e uma das grandes vozes da poesia italiana contemporânea.

Na ocasião do lançamento está programado o debate "Tradução e Poesia Italiana Contemporânea”, com a participação dos três professores da Universidade Federal de Santa Catarina que fizeram a tradução, Patricia Peterle, Silvana de Gaspari e Andrea Santurbano. O debate será mediado pela professora da UFSC Meritxell Hernando Marsal.

Sobre a obra
Ao abrir e ler as páginas de Ablativo, o sexto caso de declinação latina, o leitor se depara com uma gramática, não normativa, de flashes da vida. Cenas cotidianas, situações estranhas e inesperadas. Paisagens e cenários variados, Itália, Bulgária, Bolívia, São Paulo. Experiências de viagens e deslocamentos físicos e imaginários, captados pela lente sensível do poeta, no seu fragmentarismo que as ressemantiza. Uma polivalência que recupera a ambivalência do pesquisador/poeta e dos distantes – mas nem sempre diferentes – espaços visitados. O livro é dividido em nove sessões: "No sono”, "Trópico de Escorpião”, "Plataforma 20”, "Viajem da sombra”, "Cais de Alcântara”, "Naufrágios”, "Gramática”, "Breve Excursão pela América do Sul” e "Passagem”, cada uma com sua especificidade. Os versos de "Trópico de Escorpião” traz um intenso diálogo com a tradição italiana, onde distinguem-se nomes como os de Eugenio Montale e Giorgio Caproni. A experiência do comum e a singularidade do eu são colocadas em evidência, e os traços do inacabado passam a fazer parte e a delinear a própria página poética. Há, portanto, deslocamentos da e na página, em que se percebe a tentativa de saída do poema entendido nos moldes mais tradicionais.
Lançamento “Ablativo”, de Enrico Testa e debate “Tradução e Poesia Italiana Contemporânea”


Categorias: Julho 2014
Tags: livros
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar