FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2014
Exposição "Imagem não disponível" de Cecilia Vignolo



Quando: até 24 de julho
Onde: Nacasa - coletivo artístico
Endereço: Rua José Francisco Dias Areias, 359 - Trindade
Quanto: Gratuito

Abertura: 11 de julho, às 19h30min
Visitação até 24 de julho

Esta sexta, 11 de julho, a artista uruguaia Cecilia Vignolo (Montevidéu, 1971) expõe no Coletivo Nacasa sua série de trabalhos "Imagem não disponível”, uma exposição que torna visível o invisível, tratando o corpo como paisagem e a paisagem como corpo. Trata-se de uma instalação de parede feita com argila onde o sentido é construído a partir de uma relação de escala entre a fragmentação do corpo humano e a separação do elemento terra. Corpo que é tratado também em duas séries de paisagens em pequeno formato realizadas sobre canvas com cera e fibras naturais extraídas do próprio corpo da artista. A través de esta operação, o corpo é tratado como território de negociações estéticas e políticas evidenciando a desarticulação da natureza feminina, que em busca de uma identificação com o padrão de beleza dominante, somete-se a procedimentos que muitas vezes mas parecem sessões de tortura.

Assim como na era clássica a natureza em estado selvagem era despreciada em favor da paisagem geometrizada e controlada, a qual sim era considerada bela, hoje o corpo passa por transformações rigorosas para se encaixar em esteriótipos de beleza impulsionados pelo mercado de consumo.

Cecília Vignolo expõe em sua obra este corpo oculto e censurado, que poderia resultar ofensivo mas, incorporado neste médio artístico nos faz refletir sobre o processo de conquista de direitos da Mulher. Cecília Vignolo mora e trabalha em Montevidéu, Uruguay como artista visual. Produz em diferentes técnicas como performance, cerámica, instalação e vídeo. Seu foco e gira em torno do problema do corpo como espaço de construção do político a partir do estético.

Tem recebido prêmios com o do 52º Salão Nacional de Artes Visuais de Uruguai, sendo a primeira e única mulher a ser considerada e a única a nível mundial com uma Performance. Sua obra tem sido exposta em Argentina, Brasil, Ecuador, USA, Espanha, e em Bienais como a do Mercosul, Pontevedra (Es), Saint Etienne (Fr) e Ecuador. Exposição "Imagem não disponível" de Cecilia Vignolo

Categorias: Julho 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar