FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2014
Exposição "Imagem não disponível" de Cecilia Vignolo



Quando: até 24 de julho
Onde: Nacasa - coletivo artístico
Endereço: Rua José Francisco Dias Areias, 359 - Trindade
Quanto: Gratuito

Abertura: 11 de julho, às 19h30min
Visitação até 24 de julho

Esta sexta, 11 de julho, a artista uruguaia Cecilia Vignolo (Montevidéu, 1971) expõe no Coletivo Nacasa sua série de trabalhos "Imagem não disponível”, uma exposição que torna visível o invisível, tratando o corpo como paisagem e a paisagem como corpo. Trata-se de uma instalação de parede feita com argila onde o sentido é construído a partir de uma relação de escala entre a fragmentação do corpo humano e a separação do elemento terra. Corpo que é tratado também em duas séries de paisagens em pequeno formato realizadas sobre canvas com cera e fibras naturais extraídas do próprio corpo da artista. A través de esta operação, o corpo é tratado como território de negociações estéticas e políticas evidenciando a desarticulação da natureza feminina, que em busca de uma identificação com o padrão de beleza dominante, somete-se a procedimentos que muitas vezes mas parecem sessões de tortura.

Assim como na era clássica a natureza em estado selvagem era despreciada em favor da paisagem geometrizada e controlada, a qual sim era considerada bela, hoje o corpo passa por transformações rigorosas para se encaixar em esteriótipos de beleza impulsionados pelo mercado de consumo.

Cecília Vignolo expõe em sua obra este corpo oculto e censurado, que poderia resultar ofensivo mas, incorporado neste médio artístico nos faz refletir sobre o processo de conquista de direitos da Mulher. Cecília Vignolo mora e trabalha em Montevidéu, Uruguay como artista visual. Produz em diferentes técnicas como performance, cerámica, instalação e vídeo. Seu foco e gira em torno do problema do corpo como espaço de construção do político a partir do estético.

Tem recebido prêmios com o do 52º Salão Nacional de Artes Visuais de Uruguai, sendo a primeira e única mulher a ser considerada e a única a nível mundial com uma Performance. Sua obra tem sido exposta em Argentina, Brasil, Ecuador, USA, Espanha, e em Bienais como a do Mercosul, Pontevedra (Es), Saint Etienne (Fr) e Ecuador.
Exposição "Imagem não disponível" de Cecilia Vignolo


Categorias: Julho 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar