FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2014
Exposição Festas do Espírito Santo – Uma Herança Açoriana



Quando: até 30 de agosto
Onde: Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/327536770747261

Visitação segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h

O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC abre nesta quinta-feira, 3 de julho, mais uma mostra em comemoração aos 266 anos da chegada dos açorianos ao Brasil e ao Estado de Santa Catarina. A exposição "Festas do Espírito Santo – Uma Herança Açoriana”, estará aberta ao público, a partir do dia 3 de julho e segue até o dia 30 de agosto, no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos, está aberta à visitação de 2ª a 6ª feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, com entrada gratuita.

A mostra conta a história destas famílias que aqui chegaram e trouxeram em sua bagagem uma rica cultura que deixaram em nosso estado. A mostra é composta por um conjuntos de Trajes de Imperadores mirins da cidade de Florianópolis, um Tambor da Folia do Espírito Santo vindo da cidade de Penha e uma Rabecaque – instrumento usado nas cantorias do Divino que veio da cidade de Imarui, no litoral sul do estado de Santa Catarina. A Bandeira do Divino Espírito Santo, maior símbolo desta manifestação, é originária da Cidade de Itajaí e também estará exposta. Já a Coroa, o Cetro e a Salva em prata lavrada, são originários da Ilha Terceira/Arquipélago dos Açores. E para completar a mostra estarão expostas fotografias das festas do Espírito Santo em São José, Florianópolis, Penha, Imbituba e outras cidades.

Hoje encontramos marcas desta herança cultural no artesanato, culinária, religiosidade, arquitetura, crença, mitos e em muitos outros aspectos. Esta herança é demonstrada por meio das nossas Festas do Divino onde o sagrado e o profano convivem lado a lado.

Com certeza a maior herança cultural que os povoadores Açorianos deixaram na religiosidade popular do Estado Catarinense é o Ciclo do Divino Espírito Santo. Para nós as Festas do Divino Espírito Santo. Em Florianópolis acontece 14 festas do Divino em diversas comunidades e no litoral do nosso estado são mais de cinquenta celebrações.
Exposição Festas do Espírito Santo – Uma Herança Açoriana


Categorias: Agosto 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar