Mostra Strangloscope – BLACK BOX (2ND Edition)
Quando: 05 Agosto 2014, terça-feira, às 19 horas
Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti Endereço: Praça XV de Novembro, 180 - Centro Quanto: Gratuito Evento no FB: www.facebook.com/events/501585259987069 PROGRAMA STRANGLOSCOPE – BLACK BOX (2ND EDITION) Dérive, (Rodrigo Ramos) Performance sonora construída a partir da interação de objetos urbanos cotidianos como instrumentos percussivos. Criando camadas repetitivas em um pedal de loop, iremos realizar uma paisagem sonora onde tudo que produza som terá um local nessa partitura musical. FRAGMENTOS #1 (10’, EXP, 2013) Pedro Ferreira Poland, Portugal Sound, music: Derme As características intrínsecas de um ser ou não ser torna-os distintos como singulares de idênticos. Fragmentos de memória e prótese externa que interpreta a condição humana em determinado espaço e tempo. Questionando e procurando pela minúscula representação humana no universo, reflectindo em como consciente ou ideológico vivemos a nossa existência e o que isso significa para o microcosmos ao qual pertencemos. São reminiscências. São uma extensão da tua mente e nunca irão substituir a tua experiência. A serie explora manipulação de celulóide, performance ao vivo e projecção analógica. Fazem parte das performances de Derme live cinema. VERNISSAGE (2011, HD, 11') Daniel Kötter with Pan Zdzislaw Ujazdowski Castle Warsaw A potentially endless self-reproducing mechanism referencing the white cube, the relations between production process and presentation, the network of art production and valorisation, Vernissage is at the same time the intimate story of an old man, looking at his own immediate and ephemeral past, leaving behind visual and audible traces. „A vernissage (varnishing, from French) is a term used for a preview of an art exhibition, often private, before the formal opening. (...) At official exhibitions, artists, in the past, would give a finishing touch to their works by varnishing them. The custom of patrons and the élite of visiting the Academies during the varnishing day prior to the formal opening of the exhibition gave rise to the tradition of celebrating the completion of an art work or a series of art works with friends and sponsors." en.wikipedia.org Vernissage was produced as an installation during an artist residency at A-I-R laboratory, Centre for Conteporary Art Ujazdowski Castle Warsaw 2011. TZARA I (2’20”) Guillaume Vallée Montreal, Canada Film/Video hybrid created from an obscure 16mm found-footage documentary. Inspired by Tristan Tzara’s creative process – automatic creation that brings a new state of visual surreality. TRANSFORMATION (2014, 16mm, 3’19") Klara Ravat by Klara Ravat with music by Richard Eigner 2014 I 3 min I 16mm I color I digital sound I 24 fps If a woman wears a red dress it usually is associated with sex appeal. DOUBLE BIND #3 (Video from the Performance 2013, 3’50”) Gilivanka Kedzior & Barbara Friedman Soundtrack | National Anthem of the Russian Federation - "Stalker" (Сталкер), Andreï TARKOVSKI (Андрей Тарковский), 1979 | Poem, Fyodor TYUTCHEV (Фёдор Тютчев), 1836 | "Inland Empire", David LYNCH, 2006 | « I love your eyes, my darling friend, Their play, so passionate and bright’ning, When a sudden stare up you send, And like a heaven-blown lightning, It’d take in all from end to end. But there’s more that I admire : Your eyes when they’re downcast In bursts of love-inspired fire, And through the eyelash goes fast A somber, dull call of desire… » REDEMOINHO-POEMA (extrato do media-metragem – de 43:53 a 46:52 – 2’59”) Gabriel Sanna e Lucia Castello Branco Produção – Literaterras Maria Gabriela Llansol é o centro deste documentário que percorre as paisagens de sua escrita em Portugal e na Bélgica. CARTA A PERO VAZ DE CAMINHA(2014, 16MM, 3’) Rafael Schlichting&Cláudia Cár denas DUO STRANGLOSCOPE A pornografia pode ser comparada ao cinema. Ao estimular intensamente a pulsão parcial escopofílica (voyerismo), coloca o observador/espectador no papel do terceiro na cópula de outros. "Eram três ou quatro môças bem môças e bem gentis/ Com cabelos mui pretos pelas espáduas/ E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas/ Que de nós as muito bem olharmos/ Não tínhamos nenhuma vergonha" (As meninas da gare, poema de Oswald de Andrade) Trata-se da apropriação de um trecho da Carta em que Pero Vaz Caminha informa à Coroa portuguesa sobre a descoberta das terras que viriam a compor o Brasil. Nosso Carta a Pero Vaz de Caminha inverte o caminho paródico de Oswald para acentuar a nova relação, a nova configuração geopolítica que não mais se detém sobre o neocolonialismo como alicerce para o pensamento de uma cultura contemporânea, mas sobre uma cultura midiática via web em que todos os lugares e tempos habitam o agora do contato mais íntimo com as realidades e corpos mais distantes. Anulação do espaço e do tempo na relação escopofílica com as imagens, antropofagia pura. |
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