FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2014
Exibição documentário "Mãe Rampa" - Café Antropológico



Quando: 02 Setembro 2014, terça-feira, às 20 horas
Onde: Casa Das Máquinas
Endereço: Rua Henrique Veras do Nascimento, 50 - Lagoa da Conceição
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1457847851151481

A próxima edição do Café Antropológico acontece nesta terça-feira, 2 de setembro, com a exibição do documentário "Mãe Rampa”, resultado da dissertação de mestrado de Adriana Xerez, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento acontece às 20h na Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição, com entrada franca e café à vontade.

O FILME
Em 2012, o Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, bairro de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, foi fechado, retirando a principal fonte de renda de quase dois mil catadores de material reciclável. O filme retrata o drama vivido pela comunidade, além de trazer memórias do trabalho e as soluções encontradas frente o encerramento do maior aterro controlado da América Latina.

A PESQUISA
O drama vivido por esses trabalhadores atraiu a atenção da imprensa e tornou-se alvo de um amplo assédio midiático. A categoria dos catadores, tão marginalizada, passou a ganhar destaque em meio a disputas políticas e conquistas trabalhistas.
O significado do aterro para os catadores que ali trabalhavam e como o encerramento deste impactou a vida não só destes trabalhadores, mas de todo o bairro que dependia da economia gerada pela coleta de materiais recicláveis, é um dos pilares da pesquisa.
Com uma filmadora em campo, permitiu-se outra aproximação com os catadores, bem como um registro imagético deste momento importante para a localidade.

VEJA O TRAILLER
https://www.youtube.com/watch?v=zqJF8Lsz5YY

Após a exibição do filme haverá uma roda de conversa com a pós-doutoranda no Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, Naira Tomiello , e Paulo Pinho, gerente do departamento de Coleta de Resíduos Sólidos da COMCAP/Florianópolis.

O Café Antropológico é uma realização do NAVI [Núcleo de Antropologia Visual e Estudos da Imagem/UFSC], NIGS [Núcleo de Identidade Gênero e Subjetividade/UFSC] e Fundação Franklin Cascaes em parceria com a Cinemateca Catarinense.
Exibição documentário "Mãe Rampa" - Café Antropológico


Categorias: Setembro 2014
Tags: Cinema, Cine
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 19 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 19 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar