FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2014
Exibição documentário "Mãe Rampa" - Café Antropológico



Quando: 02 Setembro 2014, Terça-feira, às 20 horas
Onde: Casa Das Máquinas
Endereço: Rua Henrique Veras do Nascimento, 50 - Lagoa da Conceição
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1457847851151481

A próxima edição do Café Antropológico acontece nesta terça-feira, 2 de setembro, com a exibição do documentário "Mãe Rampa”, resultado da dissertação de mestrado de Adriana Xerez, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento acontece às 20h na Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição, com entrada franca e café à vontade.

O FILME
Em 2012, o Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, bairro de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, foi fechado, retirando a principal fonte de renda de quase dois mil catadores de material reciclável. O filme retrata o drama vivido pela comunidade, além de trazer memórias do trabalho e as soluções encontradas frente o encerramento do maior aterro controlado da América Latina.

A PESQUISA
O drama vivido por esses trabalhadores atraiu a atenção da imprensa e tornou-se alvo de um amplo assédio midiático. A categoria dos catadores, tão marginalizada, passou a ganhar destaque em meio a disputas políticas e conquistas trabalhistas.
O significado do aterro para os catadores que ali trabalhavam e como o encerramento deste impactou a vida não só destes trabalhadores, mas de todo o bairro que dependia da economia gerada pela coleta de materiais recicláveis, é um dos pilares da pesquisa.
Com uma filmadora em campo, permitiu-se outra aproximação com os catadores, bem como um registro imagético deste momento importante para a localidade.

VEJA O TRAILLER
https://www.youtube.com/watch?v=zqJF8Lsz5YY

Após a exibição do filme haverá uma roda de conversa com a pós-doutoranda no Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, Naira Tomiello , e Paulo Pinho, gerente do departamento de Coleta de Resíduos Sólidos da COMCAP/Florianópolis.

O Café Antropológico é uma realização do NAVI [Núcleo de Antropologia Visual e Estudos da Imagem/UFSC], NIGS [Núcleo de Identidade Gênero e Subjetividade/UFSC] e Fundação Franklin Cascaes em parceria com a Cinemateca Catarinense. Exibição documentário "Mãe Rampa" - Café Antropológico

Categorias: Setembro 2014
Tags: Cinema, Cine
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Maio 2017 10° Múltipla Dança - Festival Internaciona... >> Teatro / Circo
até 25 Maio 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 25 Maio 2017 11º FITA - Festival Internacional de Teatr... >> Teatro / Circo
até 27 Maio 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
até 29 Maio 2017 Oficina gratuita de arte-animação "Re... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar