FaceBook Instagram Twitter


Projeto 12:30 recebe o Coral e a Orquestra da UFSC



Quando: 24 Setembro 2014, quarta-feira, às 12h30min
Onde: Varandão do Centro de Comunicação e Expressão, UFSC
Quanto: Gratuito

O Projeto 12:30 desta quarta-feira, 24 de setembro, recebe o Coral da UFSC. No repertório, músicas de Dorival Caymmi, homenagem aos 100 anos de nascimento do compositor. A apresentação acontece às 12h30min no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE); é gratuita e aberta à comunidade.


O Coral da UFSC

Mantém suas atividades desde 1963 e tem expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro. Realiza um repertório voltado para música brasileira. Atualmente o Coral possui cerca de 55 componentes e é formado por alunos, professores e funcionários da UFSC, e por pessoas da comunidade externa. Desde maio de 2004, Miriam Moritz é a regente do Coral da UFSC. Neste ano, o grupo trabalha um repertório comemorativo dos 100 anos de nascimento de Dorival Caymmi.

Ao longo de sua história, já fizeram parte dele mais de 2.300 cantores,  brasileiros e estrangeiros, alguns  também integrantes de outros corais, que vêm buscar na Universidade a experiência necessária a esta arte. Seu primeiro regente, padre Agostinho Stähelin, atuou nos primeiros seis meses de vida do grupo. Desde 1963, por 33 anos, o Coral teve como regente o maestro José Acácio Santana; nesse período, gravou sete LPs, dois CDs e especiais para televisão. Realizou inúmeros oratórios, concertos na comunidade e assessorou e inc entivou  a criação de mais de 200 corais no Estado. Em 1994, obteve consagração internacional com a turnê europeia, apresentando-se em cidades de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália, incluindo a cerimônia com o papa João Paulo II no Vaticano.

De 1997 a 2004, sua regência passou à professora Maria Severina Borges Mendes, e, a partir de maio de 2004, Miriam Moritz assumiu o papel de regente, e tem realizado projetos em parceria com "O Corpo na Música, a Música no Corpo” e com o grupo de dança Fazendo Corpo Mole, com professoras do Centro de Desportos (CDS) da UFSC. Sob a coordenação de Moritz, o Coral tem apresentado vários concertos em congressos, recitais e encontros de corais no Campus, e coordena novas atividades para a comunidade, como o Grupo de Canto para Iniciantes e os projetos de extensão cultural Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC.

Nesses 50 anos de atividade, o Coral já se apresentou em cidades de todas as regiões do Estado de Santa Catarina e em encontros e festivais no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

O Coral da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


A Orquestra de Câmara da UFSC


A Orquestra de Câmara da UFSC foi criada em 2009, juntamente com o Madrigal, e ambos têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental;  proporcionar aos músicos em potencial dos cursos de graduação da UFSC um espaço para desenvolver seus potenciais artísticos;divulgar a música erudita e popular, e incentivar a cultura local.


Projeto 12:30

O Projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC e apresenta semanalmente atrações culturais, como música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica ou no Varandão do CCE.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9447 / 3721-3853 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@contato.ufsc.br
Projeto 12:30 recebe o Coral e a Orquestra da UFSC


Categorias: Setembro 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar