FaceBook Instagram Twitter


Programação Outubro Rosa 2014



Quando: de 1º a 31 de outubro
Quanto: Gratuito

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa,que dá visibilidade à luta contra o câncer e destaca a importância do diagnóstico precoce, tem como marca principal a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em Florianópolis, as luzes irão iluminar várias construções famosas a partir do dia 1º de outubro, com um mês dedicado a causa, várias atividades artísticas e de conscientização estão programadas.

Em função do mau tempo, previsão de chuvas e episódios envolvendo a segurança, a AMUCC Associação Brasileira de Portadores de Câncer, entidade organizadora do Outubro Rosa Florianópolis comunica a transferência do evento de Abertura do Outubro Rosa 2014 com apresentação de Corais para a próxima terça-feira, dia 7 de outubro, às 19h, na frente da Catedral Metropolitana de Florianópolis!

O câncer de mama tem 95% de chance de cura quando diagnosticado cedo. Outubro Rosa, o movimento realizado na capital desde 2009 pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), este ano tem como lema "Faça valer a Lei dos 60 dias” e traz como símbolo uma ampulheta.

"Muita gente não sabe que existe a Lei no. 12.732/12, que determina o prazo máximo de 60 dias entre o diagnóstico e o tratamento pelo SUS. Portanto, queremos que as mulheres saibam que elas têm direito a rapidez no acesso ao diagnóstico, a qualidade em todas as etapas do diagnóstico, tratamento com qualidade e no tempo certo, além do acesso a tecnologia de ponta no tratamento do câncer metastático”, comemorou Sara Camargo, presidente da CDL da capital.

Neste ano, a Secretária Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Saúde da Mulher, assume parceria com a Associação Brasileira de Por tadores de Câncer (AMUCC), para conscientizar e orientar a população sobre a importância da prevenção. Ainda durante o mês de outubro, os Centros de Saúde (CS) da cidade irão distribuir materiais informativos sobre diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Além disso, as agendas médicas estarão abertas para marcação de exames clínicos da mama, preventivo e mamografias.

Segundo a enfermeira Tatiana Fraga, coordenadora da Saúde da Mulher da SMS, a mamografia deve ser realizada como exame de rotina a cada dois anos, entre mulheres de 50 e 70 anos, mesmo que não sintam nada. "Já mulheres com mãe, irmã ou filha que tiveram ou têm câncer de mama, é necessário fazer o exame mais cedo, entre os 40 anos", explica.

Serão realizadas diversas ações de conscientização sobre o combate ao câncer de mama e riscos à saúde da mulher. Entre os dias 6 e 11 de outubro o centro de Florianópolis recebe Semana Rosa com atividades das 10h às 16h, que acontecerá nas principais ruas do Centro e a meta é atingir cerca de 180 mil pessoas.

Dentro da programação de atividades do mês de Outubro Rosa 2014, no domingo, dia 11 de outubro, será realizada Caminhada Rosa, sendo concentração a partir das 14hs em frente a Fundação de esportes e lazer com aulão de zumba Rosa e atrações musicais locais. Trajeto da caminhada: Fundação de esportes e lazer até a Prefeitura de São José. Inscrições gratuitas! Convide os amigos e Participe!

Participe de todas as ações do outubro rosa e abrace também esta causa!
As camisetas já estão a venda nas FARMÁCIAS DO SESI, HIPPO SUPERMERCADOS E NA FEIRINHA DO CENTRO. Mas o uso também não é obrigatório.

a1/t1.0-9/1779335_850628678289126_5177937993127486968_n.jpg" width="688">








Programação Outubro Rosa 2014


Categorias: Outubro 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar