FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2014
Programação Outubro Rosa 2014



Quando: de 1º a 31 de outubro
Quanto: Gratuito

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa,que dá visibilidade à luta contra o câncer e destaca a importância do diagnóstico precoce, tem como marca principal a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em Florianópolis, as luzes irão iluminar várias construções famosas a partir do dia 1º de outubro, com um mês dedicado a causa, várias atividades artísticas e de conscientização estão programadas.

Em função do mau tempo, previsão de chuvas e episódios envolvendo a segurança, a AMUCC Associação Brasileira de Portadores de Câncer, entidade organizadora do Outubro Rosa Florianópolis comunica a transferência do evento de Abertura do Outubro Rosa 2014 com apresentação de Corais para a próxima terça-feira, dia 7 de outubro, às 19h, na frente da Catedral Metropolitana de Florianópolis!

O câncer de mama tem 95% de chance de cura quando diagnosticado cedo. Outubro Rosa, o movimento realizado na capital desde 2009 pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), este ano tem como lema "Faça valer a Lei dos 60 dias” e traz como símbolo uma ampulheta.

"Muita gente não sabe que existe a Lei no. 12.732/12, que determina o prazo máximo de 60 dias entre o diagnóstico e o tratamento pelo SUS. Portanto, queremos que as mulheres saibam que elas têm direito a rapidez no acesso ao diagnóstico, a qualidade em todas as etapas do diagnóstico, tratamento com qualidade e no tempo certo, além do acesso a tecnologia de ponta no tratamento do câncer metastático”, comemorou Sara Camargo, presidente da CDL da capital.

Neste ano, a Secretária Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Saúde da Mulher, assume parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), para conscientizar e orientar a população sobre a importância da prevenção. Ainda durante o mês de outubro, os Centros de Saúde (CS) da cidade irão distribuir materiais informativos sobre diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Além disso, as agendas médicas estarão abertas para marcação de exames clínicos da mama, preventivo e mamografias.

Segundo a enfermeira Tatiana Fraga, coordenadora da Saúde da Mulher da SMS, a mamografia deve ser realizada como exame de rotina a cada dois anos, entre mulheres de 50 e 70 anos, mesmo que não sintam nada. "Já mulheres com mãe, irmã ou filha que tiveram ou têm câncer de mama, é necessário fazer o exame mais cedo, entre os 40 anos", explica.

Serão realizadas diversas ações de conscientização sobre o combate ao câncer de mama e riscos à saúde da mulher. Entre os dias 6 e 11 de outubro o centro de Florianópolis recebe Semana Rosa com atividades das 10h às 16h, que acontecerá nas principais ruas do Centro e a meta é atingir cerca de 180 mil pessoas.

Dentro da programação de atividades do mês de Outubro Rosa 2014, no domingo, dia 11 de outubro, será realizada Caminhada Rosa, sendo concentração a partir das 14hs em frente a Fundação de esportes e lazer com aulão de zumba Rosa e atrações musicais locais. Trajeto da caminhada: Fundação de esportes e lazer até a Prefeitura de São José. Inscrições gratuitas! Convide os amigos e Participe!

Participe de todas as ações do outubro rosa e abrace também esta causa!
As camisetas já estão a venda nas FARMÁCIAS DO SESI, HIPPO SUPERMERCADOS E NA FEIRINHA DO CENTRO. Mas o uso também não é obrigatório.










Programação Outubro Rosa 2014

Categorias: Outubro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 05 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar