FaceBook Instagram Twitter


Palestra gratuita sobre uso de cores no ensino de música



Quando: 21 Outubro 2014, terça-feira, às 10h30min
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Na terça-feira, 21, ocorrerá no Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, a palestra "Uso de cores no ensino de Música através da partitura colorida e do software CromoTMusic", com o musicoterapeuta Igor Ortega Rodrigues.

O evento, promovido pela Direção de Ensino da Udesc Ceart, será realizado às 10h30, no Auditório do Departamento de Música, com entrada gratuita e aberta ao público.

"Diversos estudos revelam a grande proximidade na relação entre as Artes Visuais e a Música, ou seja, podemos sentir um imenso prazer ou certo desconforto ao ouvir uma determinada peça musical e o mesmo também acontece ao observarmos uma obra de arte", afirma o professor Gustavo Gattino, do Departamento de Música da Udesc Ceart.

O professor explica que a partitura colorida faz uso de referências visuais para que o aluno consiga tocar uma determinada peça musical com maior facilidade.

Já o software CromoTMusic utiliza uma interface na qual a pessoa toca um instrumento musical ligado a um computador e na tela aparecem cores.

"Desta forma, se desenvolve uma unidade acústica, visual e motora, a partir de um fazer lúdico, para compreender, detectar, identificar e discriminar o som destes instrumentos", afirma Gattino.

Sobre o palestrante

O professor Igor Ortega Rodrigues, que tem graduação em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes (FPA) e especialização em Arteterapia pela Universidade Paulista (Unip), faz atendimentos de musicoterapia com crianças e trabalha com musicalização infantil em colégios de ensino infantil e fundamental na cidade de São Paulo.

Atualmente, é mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é responsável pelo projeto de avaliação e transcrição da partitura colorida e do software de música e cores CromoTmusic.
Palestra gratuita sobre uso de cores no ensino de música


Categorias: Outubro 2014
Tags: palestra, Arte
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar