FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Palestra e workshop com o artista ourives Stefano Alinari, da Itália



Quando: 11, 12 e 13 de novembro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: design.ceart@udesc.br


Palestra "A joalheria de Stefano Alinari"
QUANDO: 11 de novembro, às 10h
ONDE: Sala Básica 1 da Udesc Ceart

Curso "Criação e modelagem de jóias"

QUANDO: 12 e 13 de novembro, das 14h às 18h
ONDE: Sala de Desenho 4 da Udesc Ceart
INSCRIÇÕES: Até 11/11 pelo e-mail design.ceart@udesc.br
VAGAS: 20

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina realiza, entre os dias 11 e 13 de novembro, uma palestra e um workshop com o artista ourives Stefano Alinari, da Itália.

O artista iniciou sua formação técnica no Instituto de Arte Porta Romana, em Florença, e depois de trabalhar para diversas marcas importantes de jóias, abriu seu próprio estúdio em 1988, onde desenvolveu e fundamentou sua própria visão estética da jóia.
Trabalho de Alinari se destaca pela riqueza de detalhes e pelo uso de diferentes materiais. Foto: Valentina Salomone

Artista tem obras permanentemente expostas no Museu da Prata e Porcelana do Palácio de Pitti, em Florença. Foto: Valentina Salomone

Na Udesc, Alinari ministrará uma palestra que ocorre na próxima terça-feira, 11, às 10h na Sala Básica 1, localizada no bloco amarelo da Udesc Ceart. Com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição, o artista irá falar sobre sua trajetória profissional e sobre seu método de criação e produção de jóias.

Já o workshop será voltado à criação e modelagem de jóias, sendo realizado nos dias 12 e 13 de novembro, das 14h às 18h, na sala de Desenho 4 da Udesc Ceart. O curso gratuito tem 20 vagas, é aberto à comunidade, e os interessados podem inscrever-se até o dia 11 de novembro pelo e-mail design.ceart@udesc.br

A joalheria de Stefano Alinari
O trabalho de Alinari se destaca pela riqueza de detalhes e pelo uso de diferentes materiais. Sobre o ourives, Alessandro Ubertazzi – professor de Design Industrial e diretor do curso de Design de Moda e Cultura na Universidade de Florença – afirmou em um catálogo de uma série de exposições no ano de 2013:

"Ele investiga, avalia e pesa a natureza dos diferentes materiais preciosos ou raros, ou simplesmente intrigantes que ele precisa para alcançar uma beleza rica de significados, explícitos e ocultos, [...] de modo que rubis, esmeraldas, diamantes, safiras e pérolas são combinados com fragmentos de objetos do cotidiano, relíquias de metais, pedras, corais e substâncias de alta tecnologia”.
Trabalho de Alinari se destaca pela riqueza de detalhes e pelo uso de diferentes materiais. Foto: Valentina Salomone

Trabalho de Alinari se destaca pela riqueza de detalhes e pelo uso de diferentes materiais. Foto: Valentina Salomone

Ubertazzi complementa: "Em resumo, posso dizer que Stefano Alinari é um artesão artista que produz ornamentos exclusivos de nível estético e cultural que baseiam o seu significado e sua capacidade de atrair o equilíbrio perfeito dos materiais, mesmo aparentemente discordantes”.

A ex-diretora do Museu da Prata e Porcelana do Palácio Pitti, de Florença, Ornella Casazza, também se pronunciou sobre o artista no catálogo de uma mostra realizada em 2010 na cidade italiana:

"Quando Stefano Alinari inicia-se como ourives, no fim dos anos 80, é precedido de uma preparação técnica de primeira linha, que o permite experimentações com materiais preciosos, obtendo assim novas cores e superfícies, semelhantes a jóias antigas”. Palestra e workshop com o artista ourives Stefano Alinari, da Itália

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar