FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Palestra e workshop com o artista ourives Stefano Alinari, da Itália



Quando: 11, 12 e 13 de novembro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: design.ceart@udesc.br


Palestra "A joalheria de Stefano Alinari"
QUANDO: 11 de novembro, às 10h
ONDE: Sala Básica 1 da Udesc Ceart

Curso "Criação e modelagem de jóias"

QUANDO: 12 e 13 de novembro, das 14h às 18h
ONDE: Sala de Desenho 4 da Udesc Ceart
INSCRIÇÕES: Até 11/11 pelo e-mail design.ceart@udesc.br
VAGAS: 20

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina realiza, entre os dias 11 e 13 de novembro, uma palestra e um workshop com o artista ourives Stefano Alinari, da Itália.

O artista iniciou sua formação técnica no Instituto de Arte Porta Romana, em Florença, e depois de trabalhar para diversas marcas importantes de jóias, abriu seu próprio estúdio em 1988, onde desenvolveu e fundamentou sua própria visão estética da jóia.
Trabalho de Alinari se destaca pela riqueza de detalhes e pelo uso de diferentes materiais. Foto: Valentina Salomone

Artista tem obras permanentemente expostas no Museu da Prata e Porcelana do Palácio de Pitti, em Florença. Foto: Valentina Salomone

Na Udesc, Alinari ministrará uma palestra que ocorre na próxima terça-feira, 11, às 10h na Sala Básica 1, localizada no bloco amarelo da Udesc Ceart. Com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição, o artista irá falar sobre sua trajetória profissional e sobre seu método de criação e produção de jóias.

Já o workshop será voltado à criação e modelagem de jóias, sendo realizado nos dias 12 e 13 de novembro, das 14h às 18h, na sala de Desenho 4 da Udesc Ceart. O curso gratuito tem 20 vagas, é aberto à comunidade, e os interessados podem inscrever-se até o dia 11 de novembro pelo e-mail design.ceart@udesc.br

A joalheria de Stefano Alinari
O trabalho de Alinari se destaca pela riqueza de detalhes e pelo uso de diferentes materiais. Sobre o ourives, Alessandro Ubertazzi – professor de Design Industrial e diretor do curso de Design de Moda e Cultura na Universidade de Florença – afirmou em um catálogo de uma série de exposições no ano de 2013:

"Ele investiga, avalia e pesa a natureza dos diferentes materiais preciosos ou raros, ou simplesmente intrigantes que ele precisa para alcançar uma beleza rica de significados, explícitos e ocultos, [...] de modo que rubis, esmeraldas, diamantes, safiras e pérolas são combinados com fragmentos de objetos do cotidiano, relíquias de metais, pedras, corais e substâncias de alta tecnologia”.
Trabalho de Alinari se destaca pela riqueza de detalhes e pelo uso de diferentes materiais. Foto: Valentina Salomone

Trabalho de Alinari se destaca pela riqueza de detalhes e pelo uso de diferentes materiais. Foto: Valentina Salomone

Ubertazzi complementa: "Em resumo, posso dizer que Stefano Alinari é um artesão artista que produz ornamentos exclusivos de nível estético e cultural que baseiam o seu significado e sua capacidade de atrair o equilíbrio perfeito dos materiais, mesmo aparentemente discordantes”.

A ex-diretora do Museu da Prata e Porcelana do Palácio Pitti, de Florença, Ornella Casazza, também se pronunciou sobre o artista no catálogo de uma mostra realizada em 2010 na cidade italiana:

"Quando Stefano Alinari inicia-se como ourives, no fim dos anos 80, é precedido de uma preparação técnica de primeira linha, que o permite experimentações com materiais preciosos, obtendo assim novas cores e superfícies, semelhantes a jóias antigas”.
Palestra e workshop com o artista ourives Stefano Alinari, da Itália


Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar