FaceBook Instagram Twitter


Projeto Máquina Orquestra



Quando: 28 e 29 de outubro, às 20 horas
Onde: Célula Showcase
Endereço: Rod. João Paulo, 75 - João Paulo
Quanto: Gratuito

Artistas criam máquinas que transformam sequência de dados em som, movimento e música. O projeto "Máquina orquestra” tem apresentações inéditas nos dias 28 e 29 de outubro, às 20h, no Célula Cultural Mané Paulo, em Florianópolis

Um novo vocabulário criado, resultado das residências e experimentos de um grupo de artistas. Roberto Freitas, da Arco Projetos em arte, Marcelo Comparine (SP) e a dupla Nelson Soares e Marcos Moreira do Grivo de Belo Horizonte, testaram as possibilidades da transmissão de dados e as transcreveram em sequência de imagem, sonoridade, movimento. "Através do financiamento da Rede Nacional Funarte Arte Visuais, na décima edição, foi possível a realização de duas residências, uma em São Paulo, a outra em Belo Horizonte. Essa interação teve como resultado uma instalação performativa, a partir da criação de máquinas de leitura de códigos que são convertidos em som, música contemporânea, movimento”, conta Roberto Freitas. O projeto chamado de "Máquina Orquestra” será apresentado no Célula Cultural Mané Paulo, nos dias 28 e 29 de outubro, às 20h, em Florianópolis (entrada gratuita).

A experiência do grupo partiu da construção de dados impressos em rolo de papel perfurado, uma espécie de partitura. A leitura é feita por máquinas produzidas especialmente para a performance, com base c onstrutiva no sistema da pianola - papel fino que contém as notas musicais reproduzidas através das marcações. "Durante as residências construímos três máquinas que leem as informações pré-programadas em bobinas de papel perfurado e transformam essa informação em pulsos elétricos binários. Essas máquinas são a parte principal da instalação”, explica Freitas. Nesta lógica, a sequência de sinal é transmitida a outra máquinas e computadores por meio de um hardware programado na plataforma arduino - ambiente de prototipagem eletrônica de hardware livre."Nos computadores, os sinais se transformam em som, à medida que as máquinas interpretam a programação desdobrando paisagens sonoras e ativando outras esculturas que fazem outros sons. Os artistas interagem com os sons das máquinas numa performance audiovisual que mistura artes plásticas e música contemporânea”, complementa.

Após apresentações em Belo Horizonte (MG), a instalação "Máquina Orquestra” será exibida em Florianópolis, nos dias 28 e 29 de outubro, a partir das 20h, no Célula Cultural Mané Paulo. No palco, o grupo faz uso de computadores, câmeras de vídeo, projeções e instrumentos musicais compondo uma interação entre as linguagens, convertendo as informações em performance no espaço e tempo.

Ficha Técnica:
Realização: Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10 Edição
Produção: Arco Projetos em Arte
Artistas: Roberto Freitas (FLN), Marcelo Comparine (SP) e O Grivo (BH)
Acompanhamento Curatorial: Paula Borghi
Projeto Máquina Orquestra


Categorias: Outubro 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar