FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Exposição “Simpatia”, de Diego de los Campos‎



Quando: até 7 de novembro
Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
Endereço: Praça XV de Novembro, 180 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/525912320886911

Abertura 2 de outubro, quinta-feira, às 19 horas
Visitação até 7 de novembro, de segunda a sexta, das 13 às 19 horas

"Simpatia” é uma exposição de arte contemporânea que em 2012 começou recorrer o estado de Santa Catarina por meio do Sesc.

Na crença popular, a simpatia é uma espécie de "ritual mágico” praticado por pessoas que querem resolver um problema ou ter um desejo atendido, seguindo instruções pouco convencionais, específicas para cada situação. Abordando o tema com humor e despretensão, o artista plástico Diego de los Campos abre a exposição Simpatia, nesta quinta-feira, 2 de outubro, às 19 horas, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, com entrada franca.

Realizada pelo Sesc de Santa Catarina em parceria com a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com curadoria de Fernando Boppré, a mostra é composta por 11 fotografias, três instalações e quatro vídeos, tendo o artista como personagem. Utilizando o corpo como elemento de experimentação, Diego de los Campos apresenta ao público esboços que insinuam a possibilidade do apagamento da memória e da própria identidade.

Algumas imagens são apresentadas em sequência, quadro a quadro, simulando a técnica de animação cinematográfica conhecida como stop-motion. Em outras cenas, são utilizados elementos como algodão, argila e plástico.

De acordo com Boppré, a simpatia é uma jogada com o improvável. É um artifício de ficção que as pessoas usam quando a lógica racional não consegue resolver a situação real. E, nesse sentido, segundo ele, há algumas semelhanças com o processo de criação artística.

"Uma crise, um fracasso, uma doença, um desamor: qualquer situação pode servir de pretexto para uma simpatia que, em última instância, promete instaurar uma ficção no lugar de uma realidade não desejada”, comenta Boppré no texto de apresentação da exposição. "O que é a arte senão, em parte, este esforço insano ao longo dos séculos?”, questiona o curador da mostra.

Diego de los Campos é formado em Artes Plásticas pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade da República do Uruguai (1997), e pós-graduado em Artes Visuais, Cultura e Criação pela Faculdade Senac, de Florianópolis (2008). Há mais de duas décadas atua no meio artístico, realizando exposições individuais e coletivas em Santa Catarina e outros estados do Brasil.

A exposição Simpatia pode ser visitada até dia 7 de novembro, na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Escolas ou grupos escolares interessados em agendar visitas devem fazer a solicitação junto à Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com ou combinar a visita diretamente com a equipe da galeria pelo telefone (48) 3228-6821. Exposição “Simpatia”, de Diego de los Campos‎

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar