FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Mostra Comédia Francesa exibe "A Arte de Amar", de Emmanuel Mouret



Quando: 05 Novembro 2014, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

ART 7 - Mostra Comédia Francesa

Exibição do filme "A Arte de Amar" (L'Art d'aimer), de Emmanuel Mouret encerra a programação da Mostra Comédia Francesa "Cinq Comédies Françaises Delicieuses”, da Aliança Francesa e o Cine Clube ART 7, que começou dia 8 de outubro na Fundação Cultural Badesc. Sessão acontece dia 5 de novembro, quarta-feira, às 19h, com entrada gratuita.

A Arte de Amar (L'Art d'aimer)
De Emmanuel Mouret, França, 2011, 85min, 14 anos.
Com François Cluzet, Julie Depardieu, Ariane Ascaride, Pascale Arbilot

É difícil não pensar em Woody Allen quando se vê A Arte de Amar. Não o Allen atual, mas o dos anos 70 e 80, que adorava as cirandas de personagens adultos, urbanos, neuróticos e melancólicos. O gosto pelos diálogos afiados e o olhar agridoce à classe média encontram uma excelente representação nessa comédia francesa.

O título faz referência ao poeta Ovídio, cujo manual "Arte de Amar” ensinava técnicas de sedução. O filme empresta do formato literário a divisão em conselhos amorosos que nomeiam cada episódio: "É preciso esconder suas infidelidades”, "Nunca recuse o que lhe é oferecido”, etc. Da literatura, são também extraídos os diálogos afetuosos e a narração poética, como é o caso do belíssimo conto inicial: "Não há amor sem música”.

Aborda com naturalidade as possíveis manifestações de afeto: uma amiga empresta o namorado para outra, que não faz amor há muito tempo; uma mulher se passa por outra durante o sexo, que ocorre no escuro.

Fala-se muito em sexo, mas o filme traz palavras cândidas, sem nudez ou termos chulos. Embora todos queiram trair, nenhum personagem consegue fazê-lo. O importante aqui não é o ato sexual, mas os fantasmas e desejos projetados no sexo. A suposição da infelicidade pode ser tão dolorosa quanto à infidelidade em si.

Sem nenhuma estilização, A Arte de Amar consegue ser elegante, inteligente e muito agradável. Mostra Comédia Francesa exibe "A Arte de Amar", de Emmanuel Mouret

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 29 Março 2017 Inscrições para cinco Oficinas gratuitas d... >> Educação / Cursos
até 31 Março 2017 Cine Pomboca apresenta "Diálogo de Ci... >> Cinema Gratuito
até 05 Abril 2017 Inscrições para aulas gratuitas de dança c... >> Dança
até 07 Abril 2017 Colóquio "Arte e Estética" >> Educação / Cursos
até 07 Abril 2017 Inscrição para Oficina gratuita de Relaxam... >> Esportes
até 07 Abril 2017 Passeio Noturno "Floripa Misteriosa&q... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar