FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
4º Festival Internacional de Palhaços RI Catarina



Quando: de 1 a 9 de novembro
Onde: Circo da Dona Bilica
Endereço: Rua Manoel Pedro Vieira, 601 - Morro das Pedras
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/311906385677511

A partir neste sábado, 1 de novembro, até domingo (9/11), Florianópolis vai receber o 4º Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina. O Festival é organizado pela Cia Pé de Vento, acontece no Circo da Dona Bilica e já entrou para o calendário de eventos de Florianópolis, pois é sempre esperado com ansiedade e recebido com carinho pelo público da capital catarinense. Em 2014, o Ri Catarina receberá os artistas Ricardo Puccetti e Carlos Siomioi, do grupo Lume Teatro (SP), Biribinha (AL), Nino Costrini (Argentina), Gardi Hutter (Suíça) – considerada a melhor palhaça do mundo -, Hillary Chaplain (EUA), Atrapatrupe e Circus Fever (ambos de Florianópolis). Participe, prestigie, compartilhe!

O ingresso para todos os espetáculos será cobrado ao final de cada apresentação, quando o público poderá pagar o valor que achar justo para o artista. Essa prática é conhecida como ‘passar o chapéu’. Comum em diversas partes do Brasil e do mundo, a prática ainda é novidade para Florianópolis, mas será de grande importância para a viabilização do Ri Catarina. Dessa forma, o público poderá contribuir para a vinda de um evento importante para a classe cultural e artística da cidade, bem como para os espectadores, que terão a chance de conhecer grandes palhaços do mundo.


Programação


Quando: 01 de Novembro
Sábado às 21h
Espetáculo: Cravo Lírio e Rosa
Lume Teatro/Campinas/ SP
Classificação: Livre
Sinopse: Os palhaços Carolino e Teotônio chegam com suas malas. Dois grandes patetas que como lados de uma mesma moeda, se completam e se opõem, compondo um entrelaçar de situações ridículas e delicadas dentro de um universo de objetos lúdicos e surpreendentes. Com seus jogos e gags, danças e duelos que destilam uma afeição subliminar, esta inseparável dupla toca profundamente o espectador.
Construído a partir da interação da clássica dupla de palhaços, o Branco e o Augusto, imortalizada pela famosa dupla do cinema "o Gordo e o Magro”, as relações humanas são a matéria prima desse espetáculo. Relação não apenas entre os dois palhaços, mas também entre eles e sua plateia - elemento sem o qual essas brincadeiras não poderiam acontecer.

Lume: O LUME é um coletivo de sete atores que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício de ator. Um espaço de multiplicidade de visões que refletem as diferenças, impulsos e sonhos de cada ator. Ao longo de quase 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Criou mais de 20 espetáculos e mantém 14 em repertório, com os quais atinge públicos diversos de maneiras não-convencionais. Com sede em Barão Geraldo, Distrito de Campinas (SP), o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro.


Quando: 02 de Novembro
Domingo às 19h
Espetáculo: Super Banda
AtrapaTrupe – Florianópolis/SC
Classificação: Livre
Sinopse: A Super Banda é uma banda performática de palhaços, que traz em seu repertório desde músicas infantis atuais até os clássicos da década de 80, com músicas clownescas e uma pitada de Rock’Roll.

Sobre a Cia: Na construção de seus trabalhos, a trupe une as diversas linguagens artísticas trazidas por seus integrantes, tais como a música, a dança, a palhaçaria, o artesanato e o teatro e de forma colaborativa desenvolvem os processos de criação e manutenção da Atrapatrupe.
Além de números e interveções de palhaços e palhaças.
A Trupe conta em seu currículo com participação em eventos de caráter cultural, educacional e ambiental.


Quando: 6 de Novembro
Quinta às 20h
Espetáculo: Mundo Costrini
Nino Costrini- Argentina
Classificação Livre
Destaque nos principais festivais de circo e humor em todo o mundo. O argentino Niño Costrini combina humor, números circenses delirantes e destreza física, com uma linguagem universal e forte participação do público.
O personagem Niño Costrini é um provocador nato, um menino grande, extravagante e travesso, que faz da ironia, do fino sarcasmo e do riso seu meio de expressão e seu trabalho.
A apresentação combina humor, números circenses delirantes e destreza física, reservando um espaço especial para reflexão disfarçada de brincadeira.
Além disso, é um espetáculo de idioma universal com uma forte participação do público, buscando a interação entre as gerações. O show é indicado para todas as idades, não somente para as crianças.
Livre para todas as idades.


Quando: 07 de Novembro
Sexta às 20h
Espetáculo Circo Mané
Circus Fever – Florianópolis/SC
Classificação: Livre
Sinopse:
Essa aventura é inspirada na lenda das bruxas perdidas e contos populares que retratam a cultura açoriana de Florianópolis. Em uma noite de lua cheia, um humilde pescador puxa sua rede acreditando que está lotada de peixes e surpreendentemente ele descobre que na verdade pescou uma bruxa que está em busca de seu poder representado pelo boi de mamão. Uma representação em uma linguagem popular e circense.

Sobre Circus Fever: Circus Fever, criado por Cristina Villar e Leonardo em 2002 formam um dos principais grupos circenses de Florianópolis. O "Circo Mané” conta com um grande elenco de circenses e músicos que encenam em circo-teatro contando folclore e cultura da Ilha e contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis..
Além do repertório, Circus Fever realiza ações do Coletivo Circo Floripa, produzindo os Cabarés, treinos e Palcos Abertos na cidade, promovendo a união dos artistas e a valorização da arte circense.


Quando: 08 de Novembro

Sábado às 21h
Espetáculo: Joana D’arpo
Gardi Hutter - Suiça
Classificação: Livre
Sinopse: O espetáculo tem concepção e interpretação da atriz suiça Gardi Hutter, uma das mais importantes referências da comicidade feminina no mundo. No palco a atriz é uma lavadeira as voltas com bacias, sabão, varais e montanhas de roupas sujas. Entre delírios e ridículos, Joana sonha com grandes ações heroicas contra inimigos à sua altura. Desta forma, faz da sua lavanderia um campo de batalha surrealista, em que o humor é uma estratégia de sobrevivência.

Sobre Gardi Hutter
Gardi Hutter é suíça , desde 1981 que se apresenta por todo o mundo com seus espetáculos, atingindo hoje as 3.300 apresentações em 30 países. Em colaboração com vários colegas criaram sete teatro (atuando sozinhos ou em pares ) e um programa de circo que foram reconhecidos com 13 prêmios de arte. Sua formação na "Academy of Theatre" em Zurique e foi concluído em Milão, no "CRT - Centro de Investigação do teatro".
Em seus shows quase sem palavras cria pequenos universos absurdos em que seus personagens lutam com grande coragem - mas em vão - a busca da felicidade . Sua situação tragicômica é exposto de forma implacável e cruel, dando ao público o melhor da diversão. Suas apresentações são em lugares diversos como teatros estáveis, na saída da fábrica, centros culturais, festivais e as favelas, em qualquer lugar, é recebido com entusiasmo pelo público e pela imprensa.


Quando: 09 de Novembro

Domingo às 18h
Espetáculo: Um conto mágico de Circo
Turma do Biribinha - Alagoas
Classificação: Livre
Sinopse: Circo é o tema de "Um Conto Mágico de Circo”, com a Turma do Biribinha. Na peça, Biribinha e Pipoca são contadores de histórias e eles explicam tudo sobre o circo. No decorrer do espetáculo, as crianças são convidadas a fazer parte do maravilhoso mundo do circo, porém, não apenas como espectadores, mas sim como os artistas do espetáculo.

Sobre Teófanes Silveira – Palhaço Biribinha, ator, diretor, produtor, membro da família Silveira, família tradicional de circo do nordeste do Brasil, nasceu no circo em Jequié, na Bahia; Iniciou sua carreira artística em 1958, aos 7 anos de idade. Atualmente mora em Arapiraca e se apresenta em todo Brasil com espetáculos de circo e teatro. Foi intitulado em 2010, Patrimônio Vivo Cultural de Alagoas e ingressou na ACALA – Academia Arapiraquense de Letras e Artes.


Quando: 09 de Novembro

Domingo às 20h
Espetáculo A Life In Her Day (Um dia na vida dela)
Hilary Chaplain - EUA
Classificação: Livre
Sinopse: O espetáculo é um retrato extremamente engraçado e não convencional de uma mulher que deseja as mesmas coisas que todo mundo - ser amada.
Através da interação com objetos - que ela humaniza - ela constrói uma realidade própria (e bem humorada). Escandalosamente engraçado, "A Life In Her Day” é uma comédia solo sobre a tragédia de crescer e a promessa de ser felizes para sempre.

Hilary Chaplain é uma comediante de físico bizarro que através da transformação de simples objetos em companheiros humanos se vê presa numa realidade alternativa.
http://clowntube.tv/pt/hilary-chaplain-una-vida-en-su-dia-2010/

4º Festival Internacional de Palhaços RI Catarina


Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar