FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Programação do Mês da Consciência Negra



Quando: 25 Novembro 2014, Terça-feira
Quanto: Gratuito

No mês da Consciência Negra, diversos órgãos municipais, estaduais, nacionais e internacionais promovem eventos para ampliar o conhecimento acerca da tradição, religiosidade, cultura, música e demais elementos presentes em todos os cantos do planeta. PROGRAMAÇÃO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA inicia 06/11 as atividades em comemoração ao 20 de novembro.

Nesta quarta-feira (19), véspera do Dia Nacional da Consciência Negra,  será feita uma avaliação da implementação das ações previstas pela Lei Municipal 4.446/94, que institui a inclusão do conteúdo de História Afro-brasileira no currículo das escolas municipais de Florianópolis. Também em debate estará a Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira na educação básica.

Os assuntos fazem parte da pauta do novo Seminário de Diversidade Étnico-Racial da Secretaria de Educação da Capital.

O tema é "A Educação das Relações Étnico-Raciais na Rede Municipal de Ensino  de Florianópolis: traduzindo as ações das instituições educativas". O seminário ocorrerá no Centro de Educação Continuada da Secretaria, das 8 às 17 horas, na rua Ferreira Lima, 82, Centro.

O evento será constituído de palestras, relatos de experiências desenvolvidos na educação infantil, ensino fundamental, educação complementar e educação de jovens e adultos e apresentaçoes culturais.

Conforme Sônia Carvalho, do programa de Diversidade Étnico-Racial da SME, o município tem como desafio ampliar as oportunidade a todos.  Para a gerente de Articulação Pedagógica de Educação Continuada do Ensino Fudamental, a rede de ensino tem que criar cada vez mais espaços para vivência e o entendimento do jeito de ser, viver e de  pensar das diferentes culturas.

Ela complementa, dizendo que "devemos também compreender as diferentes contribuições dos povos para a ciência, a tecnologia, a filosofia e a arte, fortalecendo a solidariedade, a cooperação e o diálogo no enfrentamento dos conflitos e contradições, repudiando todas as formas de preconceito, discriminação, racismo e violência”.

O seminário tem em pauta ainda mais três assuntos. Um deles é a educação das relações étnico-raciais e o outro é a política pública educacional para a promoção da igualdade racial.

O terceiro ponto é aprofundar o entendimento sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e suas implicações nas propostas pedagógicas.

Os demais eventos estão descritos abaixo. Participe!



Desde o século XVII, a população negra está presente em Santa Catarina fruto do processo escravista que perdurou durante todo o período conhecido como Brasil colonial. Estes africanos fizeram parte da construção de nossa cidade, e da nossa cultura. Trabalharam na pesca da baleia, nos navios que transportavam as mercadorias aqui produzidas, na manutenção dos espaços públicos e como trabalhadores domésticos. Trouxeram consigo toda uma riqueza de valores e visões de mundo, que contribuiu para a construção da nossa cultura. Dentro dessa cultura podemos destacar aspectos materiais, a exemplo de edificações, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito fundada em 1750 pela Irmandade Beneficente N. S. do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, formada por escravos e negros livres - segunda igreja mais antiga de Florianópolis - bem como aspectos imateriais, através da prática cultural do cacumbi, dos terreiros de matriz africana, do orocongo e mais recentemente de práticas culturais negras como o samba, a capoeira, o hip-hop, a dança afro e o maracatu. Dessa forma, neste dia em que comemoramos a Consciência Negra, devemos relembrar a nossa história, valorizar a importância da população negra e da diversidade cultural negra existente na cidade. Devemos continuar construindo uma sociedade com justiça e igualdade. Então faça a sua parte, e diga NÃO AO RACISMO!

Não mais diferenças de sangues e raças; Não mais regalias e termos fatais; A força está toda no povo, nas massas; Irmãos somos todos e todos iguais. (Fragmento do Hino do Estado de Santa Catarina, 1895, Governo de Hercílio Pedro da Luz)




PROGRAMAÇÃO

06/11 - Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI/UFSC)
14h às 18h - Audiência Pública - Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da história e cultura Afro-brasileira e Africana.


12/11 - Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
19h - Seminário: A importância de inventariar os Terreiros de Florianópolis.


19/11 - Centro de Educação Continuada, Rua Ferreira Lima, 82 - Centro
8h30 às 17h - 9º Seminário de Diversidade Étnico-Racial da Rede Municipal de Ensino

8h – Credenciamento
8h30 – Solenidade de Abertura
8h50 – Homenagem a Zumbi dos Palmares
9h – Palestra: Educação das Relações Étnico-Raciais: aspectos legais, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos – João Carlos Nogueira
10h15– Relatos de experiência :
Nossas Raízes de lá e de cá. Conhecendo um pouco mais sobre a África e os legados africanos em nossa cultura - Anne Marie Tribess– Maria Nair da Silva
Vivências das Relações étnico-Raciais nas aulas de música- Rodrigo Cantos - EBM Antonio Paschoal
Musica fomentando o debate acerca da diversidade na escola- Professora Leticia Grala Dias- EB. Jose Amaro Cordeiro
12h – Intervalo
13h – Oficina de Abayomis        
14h- Palestra: O direito à diferença na igualdade de direitos - Rosângela Machado.
15h – Intervalo
15h30 - Relatos de experiência
Educação das Relações Étnico- Raciais na Educação Infantil: possibilidades na ação pedagógica - Sandra Pires - Nei Tapera
A Educação das relações Étnico-racial nas pesquisas da Educação de Jovens e Adultos - EJA Centro II
17h – Encerramento


20/11 - Largo da Alfândega
12h às 19h - Giselle Marques - Performance Negra

François Muleka - MPB
Grupo Nigra - Jazz
Abayomi - Dança Afro
Velha Gurda das Escolas de Samba Coloninha, Consulado, Copa Lord e Protegidos da Princesa
Lançamento da Campanha - 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher
Maracatu Arrasta Ilha
Samba da Verônica


25/11
- Biblioteca Municipal Profº Barreiros Filho
19h - Socialização de pesquisas de estudantes da EJA da rede municipal, sobre diversidade étnico-racial

Os eventos são uma realização daCOPPIR, Secretaria Municipal de Educação e Fundação Franklin Cascaes. Programação do Mês da Consciência Negra

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar