FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Programação do Mês da Consciência Negra



Quando: 25 Novembro 2014, terça-feira
Quanto: Gratuito

No mês da Consciência Negra, diversos órgãos municipais, estaduais, nacionais e internacionais promovem eventos para ampliar o conhecimento acerca da tradição, religiosidade, cultura, música e demais elementos presentes em todos os cantos do planeta. PROGRAMAÇÃO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA inicia 06/11 as atividades em comemoração ao 20 de novembro.

Nesta quarta-feira (19), véspera do Dia Nacional da Consciência Negra,  será feita uma avaliação da implementação das ações previstas pela Lei Municipal 4.446/94, que institui a inclusão do conteúdo de História Afro-brasileira no currículo das escolas municipais de Florianópolis. Também em debate estará a Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira na educação básica.

Os assuntos fazem parte da pauta do novo Seminário de Diversidade Étnico-Racial da Secretaria de Educação da Capital.

O tema é "A Educação das Relações Étnico-Raciais na Rede Municipal de Ensino  de Florianópolis: traduzindo as ações das instituições educativas". O seminário ocorrerá no Centro de Educação Continuada da Secretaria, das 8 às 17 horas, na rua Ferreira Lima, 82, Centro.

O evento será constituído de palestras, relatos de experiências desenvolvidos na educação infantil, ensino fundamental, educação complementar e educação de jovens e adultos e apresentaçoes culturais.

Conforme Sônia Carvalho, do programa de Diversidade Étnico-Racial da SME, o município tem como desafio ampliar as oportunidade a todos.  Para a gerente de Articulação Pedagógica de Educação Continuada do Ensino Fudamental, a rede de ensino tem que criar cada vez mais espaços para vivência e o entendimento do jeito de ser, viver e de  pensar das diferentes culturas.

Ela complementa, dizendo que "devemos também compreender as diferentes contribuições dos povos para a ciência, a tecnologia, a filosofia e a arte, fortalecendo a solidariedade, a cooperação e o diálogo no enfrentamento dos conflitos e contradições, repudiando todas as formas de preconceito, discriminação, racismo e violência”.

O seminário tem em pauta ainda mais três assuntos. Um deles é a educação das relações étnico-raciais e o outro é a política pública educacional para a promoção da igualdade racial.

O terceiro ponto é aprofundar o entendimento sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e suas implicações nas propostas pedagógicas.

Os demais eventos estão descritos abaixo. Participe!



Desde o século XVII, a população negra está presente em Santa Catarina fruto do processo escravista que perdurou durante todo o período conhecido como Brasil colonial. Estes africanos fizeram parte da construção de nossa cidade, e da nossa cultura. Trabalharam na pesca da baleia, nos navios que transportavam as mercadorias aqui produzidas, na manutenção dos espaços públicos e como trabalhadores domésticos. Trouxeram consigo toda uma riqueza de valores e visões de mundo, que contribuiu para a construção da nossa cultura. Dentro dessa cultura podemos destacar aspectos materiais, a exemplo de edificações, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito fundada em 1750 pela Irmandade Beneficente N. S. do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, formada por escravos e negros livres - segunda igreja mais antiga de Florianópolis - bem como aspectos imateriais, através da prática cultural do cacumbi, dos terreiros de matriz africana, do orocongo e mais recentemente de práticas culturais negras como o samba, a capoeira, o hip-hop, a dança afro e o maracatu. Dessa forma, neste dia em que comemoramos a Consciência Negra, devemos relembrar a nossa história, valorizar a importância da população negra e da diversidade cultural negra existente na cidade. Devemos continuar construindo uma sociedade com justiça e igualdade. Então faça a sua parte, e diga NÃO AO RACISMO!

Não mais diferenças de sangues e raças; Não mais regalias e termos fatais; A força está toda no povo, nas massas; Irmãos somos todos e todos iguais. (Fragmento do Hino do Estado de Santa Catarina, 1895, Governo de Hercílio Pedro da Luz)




PROGRAMAÇÃO

06/11 - Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI/UFSC)
14h às 18h - Audiência Pública - Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da história e cultura Afro-brasileira e Africana.


12/11 - Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
19h - Seminário: A importância de inventariar os Terreiros de Florianópolis.


19/11 - Centro de Educação Continuada, Rua Ferreira Lima, 82 - Centro
8h30 às 17h - 9º Seminário de Diversidade Étnico-Racial da Rede Municipal de Ensino

8h – Credenciamento
8h30 – Solenidade de Abertura
8h50 – Homenagem a Zumbi dos Palmares
9h – Palestra: Educação das Relações Étnico-Raciais: aspectos legais, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos – João Carlos Nogueira
10h15– Relatos de experiência :
Nossas Raízes de lá e de cá. Conhecendo um pouco mais sobre a África e os legados africanos em nossa cultura - Anne Marie Tribess– Maria Nair da Silva
Vivências das Relações étnico-Raciais nas aulas de música- Rodrigo Cantos - EBM Antonio Paschoal
Musica fomentando o debate acerca da diversidade na escola- Professora Leticia Grala Dias- EB. Jose Amaro Cordeiro
12h – Intervalo
13h – Oficina de Abayomis        
14h- Palestra: O direito à diferença na igualdade de direitos - Rosângela Machado.
15h – Intervalo
15h30 - Relatos de experiência
Educação das Relações Étnico- Raciais na Educação Infantil: possibilidades na ação pedagógica - Sandra Pires - Nei Tapera
A Educação das relações Étnico-racial nas pesquisas da Educação de Jovens e Adultos - EJA Centro II
17h – Encerramento


20/11 - Largo da Alfândega
12h às 19h - Giselle Marques - Performance Negra

François Muleka - MPB
Grupo Nigra - Jazz
Abayomi - Dança Afro
Velha Gurda das Escolas de Samba Coloninha, Consulado, Copa Lord e Protegidos da Princesa
Lançamento da Campanha - 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher
Maracatu Arrasta Ilha
Samba da Verônica


25/11
- Biblioteca Municipal Profº Barreiros Filho
19h - Socialização de pesquisas de estudantes da EJA da rede municipal, sobre diversidade étnico-racial

Os eventos são uma realização daCOPPIR, Secretaria Municipal de Educação e Fundação Franklin Cascaes.
Programação do Mês da Consciência Negra


Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar