FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Lançamento do livro "Florianópolis 180 graus" com fotografias de Danisio Silva



Quando: 21 Novembro 2014, Sexta-feira, às 19h30min
Onde: Hall, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/614860775291833

O fotógrafo Danísio Silva especializou-se em registrar aspectos peculiares da Ilha de Santa Catarina, mostrando pessoas e paisagens sob ângulos incomuns. Nesta sexta-feira, 21 de novembro, ele lança o livro "Florianópolis 180 Graus”, que traz imagens distorcidas da cidade feitas com lente 10mm, com textos assinados pelo jornalista Paulo Clóvis Schmitz.

Patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o livro será lançado às 19h30, no hall do Centro Integrado de Cultura (CIC), na Agronômica. Entrada gratuita.

Nesta edição, que tem apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis, Danísio Silva utiliza um recurso fotográfico capaz de transformar objetos e paisagens comuns em belas imagens, como é o exemplo de uma árvore que ganha formas arredondadas, tendo como moldura a linha do horizonte.

Ele diz que a opção por esta lente deu-se pela liberdade de composição que ela proporciona, embora limite o domínio visual do fotógrafo. "A lente de 10mm abre possibilidades, mas apresenta desafios permanentes”, ressalta.

A presença do sol e a recorrência de figuras humanas também são, segundo Danísio, aspectos que conferem vida e escala às fotografias, como no caso do homem que observa a imensidão do oceano de cima de um costão no Leste da Ilha.

Em todas as imagens, o fotógrafo procurou quebrar a relação de linearidade e abrir espaço para a poesia, mesmo quando, por opção, fez fotos no formato convencional, com lente comum, sem o recurso dos 180 graus. "É um revezamento que procura evitar o cansaço de quem folheia o livro” observa.

A publicação traz ainda detalhes da arquitetura tradicional, pescadores, pessoas anônimas de diferentes partes da Ilha, e a natureza deslumbrante da Lagoinha do Leste, praias de mar aberto, imagens da Lagoa da Conceição feitas de parapente, e cenas urbanas que fogem à percepção dos observadores menos atentos. "São lugares que muita gente conhece, mas que no livro se tornam mais grandiosos, extrapolando o mero caráter documental para ganhar em ousadia”, comenta Danísio Silva.

Uma preocupação do profissional foi fugir aos condicionamentos comuns a quem tenta captar detalhes ou grandes tomadas a partir da lente que tem à mão. "Há sempre um certo desequilíbrio, mas procurei transformar até isso em coisas bonitas”, explica Silva. Para ele, o trabalho envolve metalinguagem, ou seja, mostra a foto dentro da foto, e imagens que chamam a atenção para problemas da cidade, como a da ponte Hercílio Luz dividida em partes, como se estivesse desmontada.

Como ocorre com outras obras financiadas com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o livro será distribuído gratuitamente a escolas, bibliotecas, instituições culturais de Florianópolis e também ao público que prestigiar o evento de lançamento no Centro Integrado de Cultura.



Lançamento do livro "Florianópolis 180 graus" com fotografias de Danisio Silva

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 03 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar