FaceBook Instagram Twitter


Lançamento do livro “Arte dos Games - 81 razões artísticas para jogar sem culpa”



Quando: 28 Novembro 2014, sexta-feira, às 19 horas
Onde: Livraria Catarinense, Beiramar Shopping
Endereço: Rua Bocaiúva, 2468 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/554369904697237

A união entre duas paixões - a arte e os games - motivou o diretor de criação e bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, Nei Pelizzon, a adotar as duas áreas como objeto de estudo. Diante da ideia de que os jogos de vídeo game podem ser considerados arte, porém nem todos são obras-primas, nasceu o livro "Arte dos Games - 81 razões artísticas para jogar sem culpa”. A publicação, contemplada pelo edital Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), será lançada no dia 28 de novembro, a partir das 19h, na Livraria Catarinense do Shopping Beiramar, em Florianópolis. A primeira edição da obra, editada pela Pandion Editora, terá 500 exemplares para serem distribuídos gratuitamente e quem participar do evento de lançamento ganhará um livro autografado.

Pelizzon pretende estimular o debate entre diversos atores da área, como gamers e amantes dos jogos, artistas, jogadores iniciantes, jornalistas e formadores de opinião, sobre a arte no contexto do desenvolvimento de games. O autor acredita que os games podem ser um instrumento útil ao desenvolvimento da sociedade, assim como as demais expressões artísticas, mas sem perder o seu propósito fundamental: a diversão. "O desafio é promover a aproximação e a troca de experiências e conhecimento entre agentes das duas áreas, para que cada vez mais haja jogos que não só nos entretenham, mas que também nos toquem e nos transformem”, provoca.

Segundo o escritor, os games são produtos artísticos e de entretenimento relativamente recentes, criados há menos de 50 anos e, portanto, ainda têm muito a avançar. "Penso que os jogos podem ser a porta de entrada para a arte, assim como o próprio cinema já é, mas sob um contexto bastante singular, sobretudo, por conta do potencial de storytelling e de imersão do jogador”, afirma. De acordo com Pelizzon, no contexto dos games, a arte é capaz de ampliar as possibilidades de imersão, podendo provocar emoções e até mesmo a transformação psicossocial do indivíduo que joga.

Jogo sem culpa

A obra "Arte dos Games - 81 razões artísticas para jogar sem culpa” traz uma retrospectiva histórica dos jogos, em geral, e dos vídeo games, e a relacionada a aspectos sociais, econômicos e filosóficos. Apresenta as características de cada fase das gerações de gamers, a influência dos avanços tecnológicos e os tipos de jogadores. Paralelamente, o autor aborda conceitos artísticos e sobre como a assimilação dos diferentes tipos de arte pode ser favorecida, quando aliada à diversão e à tecnologia. Por meio de uma linguagem descontraída, semelhante a dos jogos, o autor também aborda temas polêmicos, como vicio em games e a arte contemporânea. "Com bom humor, pretendo incentivar a reflexão sobre o que temos produzido em relação à arte nos jogos e como podemos ir além, ao fortalecer a conexão entre as duas áreas”, explica Pelizzon.

O projeto Arte dos Games nasceu em 2009, para provar que games podem ser classificados, já que alguns títulos se propõem a modificar a visão de mundo dos seus jogadores e até questionar valores. Inicialmente, a temática seria tratada por meio de audiovisual, mas a pesquisa propiciou a produção de um livro. Atualmente, Pelizzon também promove o tema por meio de palestras em escolas e universidades, e ainda na página oficial do projeto, onde gamers podem compartilhar suas visões sobre o assunto.
Lançamento do livro “Arte dos Games - 81 razões artísticas para jogar sem culpa”


Categorias: Novembro 2014
Tags: livros
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar