FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2014
Lançamento do livro "Rancho Queimado na Rota das Neves"



Quando: 11 Dezembro 2014, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Endereço: Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/478355288973739

Uma nevasca no meio do caminho
Belga Philippe Debled lança livro sobre o fenômeno ocorrido em julho de 2013


Na história recente de Santa Catarina, julho de 2013 é lembrado como o mês em que nevou no litoral. Em Florianópolis, o morro do Cambirela ganhou o tom dos Alpes suíços e o fenômeno ocorreu até no Morro da Virgínia, no Norte da Ilha. Houve registro de neve em cerca de 150 das 295 municípios do estado. Na serra catarinense, a nevasca foi intensa e o registro fotográfico de moradores e proprietários de segundas residências de Rancho Queimado foi transformado em livro, organizado e com fotos e textos do fotógrafo e escritor Philippe Debled.

Com distribuição gratuita e 80 páginas, Rancho Queimado na Rota das Neves traz imagens fotográficas de 23 autores (incluindo o escritor do livro), - de profissionais a amadores, a partir de lentes de máquinas sofisticas ou de celulares e com ângulos que contemplam a neve desde o nível do solo a imagens aéreas. A intensidade da nevada registrada nesses dois dias de 2013 é similar aos eventos climáticos ocorridos em 1955 e 1957, quando foram feitos raros registros. O livro traz também imagens em preto e branco desta época e será lançado nos dias 9 e 11 de dezembro em Rancho Queimado e em Florianópolis.

Uma boa parte das fotos foi escolhida a partir de um concurso realizado pela prefeitura do município e foram selecionadas por Debled, que presidiu o júri e depois elaborou um projeto para fazer o material chegar ao grande público. "Talvez por ser europeu e ter convivido na infância com o encanto da neve em Bruxelas – capital da Bélgica, onde nasci e cresci – vê-la por aqui, nesse município do Brasil que tanto amo, provocou o desejo de deixar registrado ‘para sempre’ essas imagens espetaculares”, escreve o autor do livro.

Para o agrônomo Ronaldo Coutinho do Climaterra, centro de previsão e monitoramento do tempo, em São Joaquim, a neve é bonita com um dedo de espessura; com dois já causa preocupação e com três dedos provoca gelo na pista e causa perigo nas estradas. Nos dias de julho de 2013, houve acúmulo de neve em Rancho Queimado de 15 a 30 centímetros em vários pontos acima dos 700-800 metros de altitude e ocorreram grossas camadas de até 50 cm acima dos 1000 metros, o que levou à interdição da BR 282 no Alto da Boa Vista. Coutinho escreve a introdução ao livro.

A publicação fala das paisagens privilegiadas, do encanto provocado pela neve e da história do município. O lugar servia de passagem dos tropeiros desde o final do século 18. Em determinado momento, um rancho que abrigava os tropeiros incendiou-e e o local ganhou a referência de Rancho Queimado. Situado entre os parques da Serra do Tabuleiro e de São Joaquim, a região possui quatro ecossistemas distintos, que foram totalmente encobertos pela neve em julho de 2013. Rancho Queimado é hoje um dos principais pontos de turismo rural no Estado.

Entre os co-autores das imagens do livro estão empresários, escritores, piloto de rally, fotógrafos amadores e profissionais, professora aposentada, , estudante, produtor de leite, biólogo, caseiro, produtores de morangos, vereadora e funcionaria de cooperativa de crédito agrícola, entre outras profissões. O livro é uma produção da Rede Marketing Cultural e foi patrocinado pelas empresas Tractebel Energia e Orsitec, através da lei Rouanet, e será distribuído gratuitamente nos lançamentos.

Release FIFO LIMA press
(48) 9146-0251

BIOGRAFIA
Nascido em Bruxelas, na Bélgica, em 1967, Philippe Debled trabalhou como assistente fotográfico em Paris em 1988. Depois de dar a volta ao mundo, chegou ao Brasil em 1995, quando se estabeleceu como fotógrafo. Desde então, atuou como colaborador das revistas Terra (Ed. Abril), Ciclo-Vital (Ed. das Águas), Pluna Mag e jornais locais.
É coautor do livro "O Mochileiro e a Analista” (Ed. Unisul: 2009) e autor do livro autobiográfico "Na outra margem” (Ed. do Autor: 2011).
Em 2011 fotografou para o livro "Ilha de Sonhos: Poesias e Imagens da Ilha de Santa Catarina”, de autoria da poetisa Eliana Pontes.
Em dezembro de 2012 lançou o livro "Rancho Queimado – suas belezas e suas histórias” pelo Ministério da Cultura, através da lei Rouanet.
Atualmente, além de ser colaborador do Banco de Imagens Getty Images e atuar em projetos culturais, trabalha em pesquisas e resgate icônicofotográfico.

LANÇAMENTOS

Rancho Queimado na Rota das Neves, de Philippe Debled

9 de dezembro de 2014, terça-feira, às 19h
Casa de Campo do Governador Hercílio Luz
Rua Paulo Sell, 428, Taquaras, Rancho Queimado

11 de dezembro de 2014, quinta-feira, às 19h
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis

CONTATO

Philippe Debled
debled@terra.com.br
(48) 9977-6655 Lançamento do livro "Rancho Queimado na Rota das Neves"

Categorias: Dezembro 2014
Tags: livros
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar