FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2014
Exposição de caligrafia "Café, penas e letras" do designer Ivan Jerônimo



Quando: até 19 de dezembro
Onde: Coffee & Shop 18
Endereço: Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/789798221055964
e-mail: contato@ivanjeronimo.com.br

Abertura 5 de dezembro, às 19h
Visitação até 19 de dezembro, no horário de funcionamento do café (seg a sex)

Artista dá leitura contemporânea à arte da caligrafia
Conteúdo das frases determinou os estilos, que vão da tradicional gótica à cursiva


A antiga relação entre o significado do texto e a forma das letras, hoje renovada sempre que alguém liga uma tela ou abre um impresso, é a motivação por trás dos trabalhos de caligrafia que o designer Ivan Jerônimo expõe a partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, às 19h, no Coffee & Shop 18, Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 64 loja 3, no bairro Itacorubi.

Sob o título "Café, penas e letras", as obras mostram estilos e materiais diferentes, como uma frase da banda Depeche Mode escrita em caracteres góticos sobre fundo preto ou uma citação de Millôr Fernandes com letra cursiva. "É o conteúdo que determina se vou usar pincel ou pena, o estilo da letra ou as cores que vou escollher", afirma Jerônimo, que dá sua interpretação a citações de autores como Oscar Wilde e Emily Dickinson ou a trechos de músicas.

Um curso de caligrafia tradicional no Japão foi o primeiro contato de Jerônimo com essa arte. Depois de voltar de lá, acabou interrompendo a prática por não ter mais acesso a cursos ou livros. Mas a renovação pela qual tem passado a caligrafia ocidental nos últimos anos aumentou a informação disponível e facilitou a troca de experiências, o que fez com que ele retomasse a criação.

"Tento explorar duas linhas de trabalho. De um lado, pratico os estilos históricos. Do outro, busco um caminho mais expressivo, em que nem sempre o resultado é planejado", explica o artista. Para ele, a caligrafia é uma arte de contrastes: "também é quase uma performance, por ter um ritmo próprio e não permitir corrigir erros", finaliza.

Ivan Jerônimo é designer de interfaces na Fundação Certi e recentemente voltou a dedicar-se à arte da caligrafia. Formou-se em jornalismo pela UFSC em 1998. Frequentou as oficinas de arte de Rui Kronbauer, Annete Keys e Mara Santos, todas no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Participou de duas exposições coletivas no Espaço Oficinas do CIC: em 2003, de pinturas, e em 2004, de desenhos. Tem 38 anos e mora em Florianópolis (SC).

Links:
https://www.facebook.com/coffeeshop18floripa
https://goo.gl/maps/eAwhR
http://www.ivanjeronimo.com.br
http://www.flickr.com/ivanjeronimo
Exposição de caligrafia "Café, penas e letras" do designer Ivan Jerônimo


Categorias: Dezembro 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar