FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2014
Lançamento do livro "Danças Circulares na formação de professores"



Quando: 10 Dezembro 2014, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/380821088747887

A editora Letras Contemporâneas lança, no dia 10 de dezembro, quarta-feira, no Palácio Cruz e Sousa o livro "Danças Circulares na formação de professores - a inteireza de ser na roda", escrito por Luciana Esmeralda Ostetto, publicado pela Editora Letras Contemporâneas. O livro é resultado tese de doutorado de Luciana, e traz um tema novo para a formação de professores.

De acordo com a professora da Unicamp, Ana Angélica Albano, orientadora de Luciana, "As danças circulares atravessam esses dois mundos: os elementos visíveis e tangíveis estão nos passos, nos movimentos, que são passíveis de ser aprendidos. Mas há, ainda, o que acontece com cada pessoa que dança, as mudanças sutis na percepção, os movimentos interiores que o olho não consegue abarcar. E para adentrar os dois mundos foi preciso tempo e uma observação atenta e delicada”. Como define o editor e escritor Fábio Brüggemann: "E onde, o leitor pode perguntar, entra a proposta das danças circulares na formação de docentes? Bom, para isto, há que se deleitar com a prosa de Luciana. Primeiro pela essência e pela coragem de embasar sua proposta na arte, no caso a dança, segundo pela escolha de uma linguagem equidistante da utilizada quase que mecanicamente pela "academia de louros e letras”, como bem canta Tom Zé. Mesmo que em uma dança circular não exista a margem, é por ela que Luciana construiu sua tese, como se estivesse fora da roda, mas inserida profundamente nela, como observadora e pesquisadora – quando à margem –, como cidadã e comprometida com a formação docente – quando dentro da roda. E com tudo isso, como salientou sua orientadora, Ana Angélica Albano, "Ganham, hoje, os leitores que poderão ler a tese transformada em livro, escrito em uma linguagem que convida a entrar na roda”.

Todos estão convidados, também, a entrar na roda de dança circular, que será realizada durante o lançamento.

Sobre a autora

Luciana Esmeralda Ostetto nasceu em Nova Veneza, sul de Santa Catarina, em cujas ruas e praça aprendeu a brincar de roda. A temática da infância sempre a acompanhou: na graduação (Ufsc, 1985), optou pela área da Educação Infantil; no mestrado (Ufscar, 1992), pesquisou a história das crianças no Brasil do século XIX; e no doutoramento (Unicamp, 2006), reencontrou a roda, nas danças circulares dos povos, as quais pesquisou. Foi professora do Centro de Educação da Ufsc (1993-2012) e, atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Suas publicações falam de educação infantil e prática pedagógica, formação de professores, arte e infância, tecendo fazeres e saberes que dão visibilidade ao ser da poesia – do professor e das crianças.

Preço do livro: R$ 45,00 no lançamento, R$ 53,00 após.
Lançamento do livro "Danças Circulares na formação de professores"

Categorias: Dezembro 2014
Tags: livros
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar