FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2014
Lançamento da tradução do livro "Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto"



Quando: 18 Dezembro 2014, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1583056198592029

Biografia de Sant-Exupéry é lançada na Fundação Badesc

A Fundação Cultural Badesc promove no dia 18 de dezembro, quinta-feira, às 19h, o lançamento da tradução do livro "Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto", de Jean Huguet, feita por Carmem Lúcia Cruz Lima Gerlach e Márcia Regina Barreto Moraes.

A autorização para traduzir, para o português, este ensaio filosófico — que percorre o deserto, o silêncio e Deus — veio da viúva Geneviève Huguet. Huguet e sua obra eram até hoje desconhecidos do público leitor de nosso país. A tradução trata principalmente de duas obras de Saint-Exupéry "Letters à as mère" e "Citadelle", publicadas após sua morte. No primeiro, há a correspondência que o piloto/escritor manteve com a sua mãe desde os 10 anos quanto estava em colégio interno até a sua morte em 1944.

"Citadelle" é um tratado filosófico, cujas primeiras páginas foram escritas em 1936, aos 36 anos, no momento em que se viu diante da morte com a queda do seu avião no deserto da Líbia. A obra enaltece Exupéry em suas jornadas profissionais e espirituais, revelando a importância do deserto também na vida de outros escritores.

Um convite à introspecção é feito na leitura de "Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto": "meditar e redescobrir seu mundo interior”.

Antoine de Saint-Exupéry escreveu obras como "Voo Noturno", "Terra dos Homens" e "O Pequeno Príncipe", que reúnem, por todo o mundo, leitores apaixonados. Em seu texto há aventura, sabedoria, sensibilidade, muito de tudo isso veio de sua vivência no deserto.

O escritor Jean Huguet nasceu em 1925 na comunidade de pescadores Chaume, em Sables d’Olonne, no litoral do Atlântico francês, e morreu em 2006 no mesmo local. Foi livreiro em Paris, e sua vasta obra compreende, entre tantas, Vendée (1981), com prêmio no Festival do Livro de Nice (França) e Paul-Émile Pajol, marinheiro-pescador e pintor (1989), com a admiração do cineasta e escritor Jean Cocteau (1889-1963).

Carmem Lúcia Gerlach é professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e tem doutorado e pós-doutorado em Língua e Literaturas Francesas pela Universidade de Miraril em Toulouse (França). A jornalista e revisora Márcia Regina B Moraes é formada pela UFSC, e tem bacharelado em Língua e Literaturas Inglesas e formação em francês (Nancy III) na Aliança Francesa de Florianópolis.

Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto. Jean Huguet, tradução de Carmem Lúcia Cruz Lima Gerlach e Márcia Regina Barreto Moraes. Editora Insular. 2014. 101p. R$ 30,00 (R$ 20,00, preço especial para o dia do lançamento). Lançamento da tradução do livro "Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto"

Categorias: Dezembro 2014
Tags: livros
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar