FaceBook Instagram Twitter


Lançamento da tradução do livro "Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto"



Quando: 18 Dezembro 2014, quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1583056198592029

Biografia de Sant-Exupéry é lançada na Fundação Badesc

A Fundação Cultural Badesc promove no dia 18 de dezembro, quinta-feira, às 19h, o lançamento da tradução do livro "Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto", de Jean Huguet, feita por Carmem Lúcia Cruz Lima Gerlach e Márcia Regina Barreto Moraes.

A autorização para traduzir, para o português, este ensaio filosófico — que percorre o deserto, o silêncio e Deus — veio da viúva Geneviève Huguet. Huguet e sua obra eram até hoje desconhecidos do público leitor de nosso país. A tradução trata principalmente de duas obras de Saint-Exupéry "Letters à as mère" e "Citadelle", publicadas após sua morte. No primeiro, há a correspondência que o piloto/escritor manteve com a sua mãe desde os 10 anos quanto estava em colégio interno até a sua morte em 1944.

"Citadelle" é um tratado filosófico, cujas primeiras páginas foram escritas em 1936, aos 36 anos, no momento em que se viu diante da morte com a queda do seu avião no deserto da Líbia. A obra enaltece Exupéry em suas jornadas profissionais e espirituais, revelando a importância do deserto também na vida de outros escritores.

Um convite à introspecção é feito na leitura de "Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto": "medi tar e redescobrir seu mundo interior”.

Antoine de Saint-Exupéry escreveu obras como "Voo Noturno", "Terra dos Homens" e "O Pequeno Príncipe", que reúnem, por todo o mundo, leitores apaixonados. Em seu texto há aventura, sabedoria, sensibilidade, muito de tudo isso veio de sua vivência no deserto.

O escritor Jean Huguet nasceu em 1925 na comunidade de pescadores Chaume, em Sables d’Olonne, no litoral do Atlântico francês, e morreu em 2006 no mesmo local. Foi livreiro em Paris, e sua vasta obra compreende, entre tantas, Vendée (1981), com prêmio no Festival do Livro de Nice (França) e Paul-Émile Pajol, marinheiro-pescador e pintor (1989), com a admiração do cineasta e escritor Jean Cocteau (1889-1963).

Carmem Lúcia Gerlach é professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e tem doutorado e pós-doutorado em Língua e Literaturas Francesas pela Universidade de Miraril em Toulouse (França). A jornalista e revisora Márcia Regina B Moraes é formada pela UFSC, e tem bacharelado em Língua e Literaturas Inglesas e formação em francês (Nancy III) na Aliança Francesa de Florianópolis.

Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto. Jean Huguet, tradução de Carmem Lúcia Cruz Lima Gerlach e Márcia Regina Barreto Moraes. Editora Insular. 2014. 101p. R$ 30,00 (R$ 20,00, preço especial para o dia do lançamento).
Lançamento da tradução do livro "Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto"


Categorias: Dezembro 2014
Tags: livros
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar