FaceBook Instagram Twitter


Praça XV recebe atrações musicais gratuitas todas as quintas-feiras



Quando: 21 Novembro 2019, quinta-feira, às 12h30min
Onde: Praça XV de Novembro, Centro Histórico de Florianópolis
Quanto: Gratuito



O projeto "XV com Arte" conta com atrações musicais todas as quintas-feiras, das 12h30 às 13h30, para entreter o intervalo do almoço de quem visita a região central da cidade.

Todas as apresentações são gratuitas e ocorrem em baixo da famosa Figueira Centenária ou no coreto da Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Florianópolis. Considerado como ponto turístico, o local é um dos lugares mais frequentados pelos visitantes e moradores da capital.

No dia 3 de outubro o projeto “XV com Arte” recebe mais uma apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, com 34 componentes. A banda já existe há 125 anos e foi declarada como patrimônio artístico e cultural do Estado.

No dia 10 de outubro se apresentará a Banda do Exército e no dia 17 de outubro a Banda da Marinha. Os espetáculos serão na Figueira centenária da Praça XV.

Em outubro o projeto XV com Arte fará parte da programação do Outubro Rosa AMUCC e contará com a presença da equipe AMUCC distribuindo material informativo do Outubro Rosa e Educar para Prevenir.

A iniciativa da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, busca levar música e alegria para aqueles que circulam pela região central da cidade, além de revitalizar o local.

Já passaram pelo projeto a Orquestra de Choro Campeche, Banda de Música da Polícia Militar, Banda do Exército, Banda da Base Aérea, Banda Infantil do IEE, Orquestra do IEE, velha guarda da Escola de Samba Dascuia, Swing Maneiro, Banda da Marinha, Dança Cigana, entre outros.

Banda de Música da PMSC

Desde que foi criada, em 21 de setembro de 1893, a Banda de Música da Polícia Militar está presente nos principais acontecimentos da história de Santa Catarina, em momentos de alegria ou de tristeza, manifestações de louvor, comoção, patriotismo, civismo, devoção, erudição e comemoração, dentre tantas outras.
Ao contrário do que muitos hoje em dia possam imaginar dispor de uma Banda de Música não é um luxo ou capricho mantido pela Corporação por questões históricas. A existência delas é condição essencial para a manutenção da ritualística prevista no cerimonial, seja ele militar ou não. Além de destacar comemorações cívicas como o Dia da Independência e o Dia da Bandeira, a música entoada pela Banda realça as solenidades cultivadas pela Polícia Militar e abrilhanta os principais eventos das comunidades em que atua. A Banda da PM-SC foi declarada patrimônio artístico e cultural do Estado de Santa Catarina.

Dascuia

Foi fundado em 2004 como um bloco de sujos, durante muito tempo participou do desfile oficial de blocos de enredo do Carnaval de Florianópolis. Seu nome é uma homenagem a Altamiro José dos Anjos, o popular Dascuia, tradicional figura do Carnaval de Florianópolis, que durante anos escreveu páginas importantes no Carnaval da Capital, presidindo as duas maiores escolas de Samba da Capital: Os Protegidos da Princesa e Copa Lord.
Em meados de Janeiro de 2005, o Bloco resolveu estruturar-se, adotando a denominação de Associação Esportiva Cultural e Carnavalesca Bloco do Dascuia e transformando-se em definitivo num bloco de enredo.
Em 2014 sagrou-se campeã do grupo de Acesso com o enredo "Preces a Xangô, Kaô Kabecilê! Pai da Justiça e senhor dos raios e trovões", conquistando também uma vaga entre as escolas de samba do grupo especial de Florianópolis.

Praça XV recebe atrações musicais gratuitas todas as quintas-feiras


Categorias: Música
Tags: Cultura, show
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Novembro 2019 Inscrições para 3,3 mil vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 23 Novembro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 25 Novembro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar