FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2015
Exposição “Entre Idas e Águas”, fotografias de Rao Godinho



Quando: até 28 de fevereiro
Onde: Museu da Escola Catarinense - MESC
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/703136679806890

Uma visão lírica sobre a água, com imagens que literalmente mergulham em seus diversos meios, fins e formas, é a proposta da exposição fotográfica "Entre Idas e Águas”, de Rao Godinho. A mostra abre dia 2 de fevereiro, segunda-feira, no Museu da Escola Catarinense, localizado no Centro de Florianópolis, e segue com visitação até o dia 28 de fevereiro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, com entrada franca.

A exposição, no total, tem 50 imagens, mas será apresentada aqui com um formato menor, com apenas 20 fotografias. Os registros foram feitos em diversos lugares do Brasil e da Argentina. Por trás da beleza de cada imagem, existe também uma característica marcante do trabalho de Rao: o caráter combativo e preservacionista. "Nasci na Amazônia, minha primeira exposição não poderia ter outro foco que não fosse a água. Hoje o descaso é tão grande, há tanta desgraça, tanta poluição, tanta maldade. Vejo que esquecem de onde viemos. Viver em grandes cidades até nos afasta mais dessa beleza e dessa importância. Tudo vira produto, bem de consumo, algo com um resultado intrínseco, seja na torneira, na garrafa, no chuveiro ou até mesmo na cervejinha do fim de semana”, comenta.

Nascido e criado na capital paraense, Rao se interessava pelas artes desde a infância. Nunca pensou em ser fotógrafo, mas quando criança ficava encantado com as imagens de Luiz Braga, que hoje ele classifica como uma de suas maiores influências. Em 2008, cursou Tecnologia Naval no interior de São Paulo e, com a mudança, deu início ao seu primeiro acervo fotográfico. Nas primeiras férias em Belém, com vontade de mostrar para os amigos as belezas da cidade, começou a procurar detalhes, paisagens e pessoas em que nunca tinha reparado antes.

Em suas andanças, descobriu o encantamento pelas paisagens humanas a cada embarque e desembarque, em cada trapiche, e, principalmente, a relação lúdica que as pessoas mantinham com a água, enquanto que a maioria do mundo apenas a trata como bem de consumo. "O meu foco principal é o ser humano, suas peculiaridades, a cultura. Viajo muito, por trabalhar em navio, e observo a relação das pessoas com a água, o meio ambiente, o cotidiano. Sempre tive uma ligação muito forte com a água, estar dentro da água, a mística acerca da água. A água sempre foi um caminho”, revela Rao.

Entre as fotografias, está "Carambela”, já foi premiada em Nova York e selecionada para compor a exposição comemorativa ao Dia Mundial da Água em 2013. Ela também entrou para o acervo do Museu da Imagem e do Som de Campinas, depois da seleção no concurso "O Fim dos Clics?”, em 2012. Imagens feitas em Cabo Frio, Rio das Ostras e Arraial do Cabo, também estão na mostra. Nesses lugares, Rao Godinho considera ter feito suas melhores fotos. Foi em Cabo Frio, inclusive, onde ele fez sua primeira exposição individual e a primeira edição de "Entre Idas e Águas”.

Foto: Meninos e canoa
Cabo Frio - RJ Exposição “Entre Idas e Águas”, fotografias de Rao Godinho

Categorias: Fevereiro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar