FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2015
Programação do Carnaval Baiacu de Alguém 2015 em Santo Antônio de Lisboa



Quando: de 13 a 16 de fevereiro
Onde: Santo Antônio de Lisboa
Quanto: Gratuito

Assim como tantos outros blocos de carnaval, o Baiacu de Alguém queria ter um nome que tivesse a ver com a culinária, mas também que traduzisse a forma irreverente como eles viam a festa e que tivesse a ver com as coisas da ilha. Com tanta gente pensando, saiu o baiacu, peixe rejeitado das redes de pescadores, porque ninguém quer comer. Mas o baiacu sozinho não dava enredo. O berbigão é do Boca, o bacalhau é do Batata, os filhos são de Gandhi, e ninguém conseguia decidir de quem seria o baiacu. Por fim, acabou que o baiacu tinha de ser de alguém mesmo.

São 23 anos desde que o Baiacu de Alguém reuniu cerca de quarenta pessoas que saiam de camiseta verde-limão no Bloco dos Sujos ao redor da Praça 15, no Centro de Floripa. Hoje são 400 foliões, fora os 100 integrantes da bateria que começam a se reunir para os ensaios dois meses antes do carnaval. Desde que foi acolhido pelo distrito de Santo Antônio de Lisboa, em 1999, o bloco cresceu e a sede passou a ser no clube Avante. Lá virou Associação Cultural e tem baiacuzado não só no carnaval, mas durante todo o ano, oferecendo oficinas de arte para a comunidade, sempre em parceria com outros grupos como a Associação de Moradores de Santo Antônio de Lisboa, do Sambaqui e da Barra do Sambaqui.

A coordenadora do bloco, Daniela Ribeiro Schneider, foi uma das fundadoras do Baiacu e acompanhou toda a história, desde que ela e um grupo de amigos, estudantes da UFSC, resolveram fazer uma camiseta verde-limão para fugir do tradicional dos Sujos, homem se veste de mulher e mulher se veste de homem. "O bloco nasceu por diversão e é assim que ele se mantém. Não queremos virar escola, nem competir”, diz Daniela.

Esse espírito de brincadeira faz parte da forma como o bloco se mantém. São todos voluntários, estão ali porque se divertem. As decisões sobre o enredo e até a composição das músicas são feitas em grupo. Para o músico Jackson Cardoso, que canta no bloco desde 2006 no carro de som que percorre a rua Cônego Serpa todo ano em fevereiro, essa é a característica mais marcante e que o fez se sentir em casa. "Depois que se está no grupo, o ‘meu’ não existe mais”.

O bloco não é bairrista, acolhe gente de todos os bairros de Floripa, do sul ao norte e também faz parceria com outros blocos, como o Paraíso do Porto da Lagoa e o Engenho de Dentro. E faz questão de manter as tradições no carnaval, além das lendas da ilha, com os bonecos gigantes da Maricota e do boi de mamão em meio a outros produzidos durante o ano nas oficinas.

Daniela ainda destaca como ponto forte do Baiacu a valorização das marchinhas tradicionais, do samba de raiz, a preservação da cultura local e a bateria formada por gente da comunidade e de outros bairros, inclusive crianças, que aprendem a tocar nas oficinas da Associação. "Temos como princípio não buscar patrocínio privado, somente o apoio do município para a organização da festa”, orgulha-se Daniela.

Os temas de cada ano e as letras dos sambas repletos de crítica social e sátiras atuais bem humoradas são também característica sempre presente. "Estou perdido, desesperado! Passei o ano todo engarrafado. Quero relaxar, mas vai tudo mal, 50 andares lá na Ponta do Coral”, satiriza o samba de 2013, já prevendo a situação atual da Ponta do Coral.

Nesse ano, o enredo "Baiacu sem Preconceito”, vai tocar nas ruas de Santo Antônio nos dias 13, sexta, e 16, segunda de carnaval, às 23hs. Antes do desfile tem esquenta e concentração a partir das 20hs na sede do bloco, após o desfile tem o animadíssimo baile de carnaval também na sede, na Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650.

Confira a programação:

Sexta-feira, 13/02
19h - Abertura
23h – Bloco Baiacu de Alguém
2h – Encerramento

Sábado, 14/02
16h – Abertura
20h – Maracatu Tamboritá (10 anos)
21h – Maracatu Arrasta a Ilha
22h – Orquestra do Bion
23h – Trio Elétrico do Gazú
2h – Encerramento

Domingo, 15/02
16h – Baile Infantil (salão do Avante) com a banda Toni Sara
20h - Encerramento

Segunda, 16/02
19h – Abertura
23h – Bloco Baiacu de Alguém
24h – Baile Público
2h – Encerramento
Programação do Carnaval Baiacu de Alguém 2015 em Santo Antônio de Lisboa


Categorias: Fevereiro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito Extensivo 2018 do Projeto Integrar
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar