FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2015
Cineclube Badesc exibe "Mortalmente Perigosa", de Joseph H. Lewis



Quando: 18 Março 2015, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1611555442407452

Cine Art 7

Mortalmente Perigosa (Deadly is the Female)
de Joseph H. Lewis. EUA, 1950. 86min. Drama. 12 anos.
Com John Dall, Peggy Cummins, Berry Kroeger.

Homem obcecado por armas de fogo desde a infância forma uma perigosa dupla com insinuante e misteriosa atiradora.

Bart Tare é fascinado por armas desde criança, quando foi pego roubando um revólver de uma loja local. Após ser condenado a um reformatório, Bart (John Dall) retorna à sua cidade natal já adulto, tendo prestado serviço militar por algum tempo, e ainda é tão obcecado por armas como sempre foi. Apesar deste seu fascínio, Bart é incapaz de matar.

Quando ele e seus amigos de infância vão visitar um Parque de Diversões, Bart responde a um desafio da artista feminina Annie Laurie Starr (Peggy Cummins), que faz o show de tiro ao alvo, e vence ela. Bart junta-se ao circo e começa um romance com Laurie. Após desentendimentos com o dono do circo, os dois se casam e Laurie começa a usar seus poderes de sedução para convencer Bart que o casal deve "usar melhor" suas habilidades de atiradores e saem cometendo assaltos para levar a vida de luxo que Laurie quer, mas o remorso de Bart será um freio para os planos dela.

O roteiro do filme foi feito por MacKinlay Kantor e Dalton Trumbo. Na época, Trumbo estava na lista negra do macartismo e teve de usar um "testa-de-ferro" para assinar a co-autoria do roteiro em seu lugar.

Sobre o diretor do filme: Joseph H. Lewis

Diretor norte-americano que ao chegar a Hollywood tinha a esperança de ser ator, usando "um enorme bigode a lá Adolphe Menjou" desistindo rapidamente da ideia, é considerado um cineasta do filme B e passou 30 anos dirigindo de westerns a filmes de drama e suspense, lembrado geralmente pelos filmes de mistério como My Name Is Julia Ross (1945) e Dark Night (1946), além de Gun Crazy (1949) um clássico do gênero noir.

De 1937 a 1940, no auge de sua carreira de diretor, foi apelidado de "Wagon Wheel-Joe", devido as composições visuais que chamaram a atenção de vários editores dos estúdios de hollywood.

"Eu carregava uma caixa cheia de rodas de carroça diferentes ... sempre que chegava a uma cena vergonhosa no diálogo e tudo, eu colocaria uma roda de carroça em uma porção do quadro, e daria uma visão artística fora dele, assim o olhar seria para o lado artístico e não sobre a cena em si."

Lewis é apreciado em especial pelos filmes noir que dirigiu entre 1940 e 1950, como é o caso de Gun Crazy, filme do auge de sua carreira e The Big Combo.

Ao final de sua carreira, dirigiu programas de TV, em especial Westerns, como Bonanza, título muito conhecido até hoje.

É certo porém, que o reconhecimento de mais este diretor do noir, foi na retomada do gênero na década de 70, devido a retomada de interesse pelo estilo expressionista, sendo até então considerado apenas um diretor de filmes B que foi construindo sua carreira em Hollywood pelo caminho dos westerns entre os considerados filmes menores.

Lewis trabalhou em todos os seus scripts mas não tinha seu crédito revelado nas telas, a não ser em umas poucas vezes, como em Bombs Over Birmânia, de 1942. Normalmente, seus personagens se encontram presos em obsessão sexual, em conflito de identidade ou crise ética, tema correntes no gênero noir.

Lewis é considerado como o segundo melhor diretor do gênero noir, atrás apenas do diretor Edgar G Ulmer. Cineclube Badesc exibe "Mortalmente Perigosa", de Joseph H. Lewis

Categorias: Março 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar