FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2015
EmCenaCatarina 2015 - lançamento estadual com uma mostra de artes cênicas



Quando: 26 e 27 e 28 de março
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/855335414531933

Para celebrar os 15 anos do EmCenaCatarina, maior projeto de circulação de espetáculos de teatro do Estado, o Sesc promove o lançamento estadual da edição 2015, com uma mostra de artes cênicas, nos dias 26 e 27 e 28 de março, em Florianópolis.

Serão realizadas apresentações consecutivas das três peças selecionadas para percorrer todas as regiões de Santa Catarina, com entrada franca: "Cascaes – Memórias do Homem de Argila Crua”, da Cia. Aérea de Teatro (Florianópolis), "Ronin – Luz e Sombra”, da Cia. Eranos Círculo de Arte (Itajaí), "La Conquista”, da Cia. Dalecirco (Florianópolis).

"Cascaes - memórias do homem de argila crua”, da Cia. Aérea de Teatro abre a programação no dia 26 de março, quinta-feira, às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). A montagem homenageia Franklin Cascaes (1908-1983), um dos pesquisadores artistas mais importantes de Santa Catarina. No dia 27 de março, a Cia. Eranos Círculo de Arte apresenta o espetáculo de rua "Ronin – Luz e Sombra”, às 18h15, no Largo da Alfândega. Trata-se de um evento teatral urbano que acontece em dois capítulos ao entardecer. O encerramento, no dia 28 de março, será com a Cia. Dalecirco, que encena o espetáculo cômico circense "La Conquista”, às 20h no TAC, no centro da capital. Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes de iniciar cada apresentação, por ordem de chegada.

Com este formato de mostra de teatro, o projeto vai passar por 25 cidades catarinenses, de 06 de abril a 08 de maio (cronograma abaixo). Serão 25 minifestivais, com três dias de apresentações em instituições parceiras e unidades do Sesc. A novidade vem para potencializar e ampliar a repercussão do projeto, bem como, valorizá-lo como evento nas cidades onde a programação acontece.

O EmCenaCatarina foi criado para promover e divulgar os trabalhos produzidos por grupos catarinenses que se dedicam ao teatro e à dança, e tornou-se referência nacional como projeto de difusão e desenvolvimento das artes cênicas. A cada ano, três grupos de teatro ou dança de Santa Catarina são selecionados para compor o circuito, levando gratuitamente um recorte do melhor da produção local na linguagem, em apresentações gratuitas.

Ao longo da trajetória do evento, foram mais de 38 espetáculos e 700 apresentações. Em Santa Catarina o EmCenaCatarina foi fundamental para o desenvolvimento de vários dos mais importantes grupos, desenvolvendo e ampliando o mercado, bem como valorizando a produção local”, destaca Maria Teresa Piccoli, coordenadora de cultura do Sesc. "O projeto possibilita anualmente que a população de mais de 25 cidades tenha acesso a espetáculos que se não fosse pelo Sesc, muito dificilmente chegariam a suas localidades.

SINOPSES:

"Cascaes – Memória do Homem de Argila Crua”, da Cia. Aérea de Teatro (Florianópolis)
O espetáculo revela o universo mitológico do pesquisador/artista Franklin Joaquim Cascaes (1908-1983), no qual vivem bruxas, boitatás e outros seres fantásticos. Na obra de Cascaes está presente também a cultura folclórica da Ilha de Santa Catarina, os costumes de sua época e seus protestos que queriam chamar atenção para as mudanças que prejudicavam a natureza e favoreciam o individualismo, dito por ele bruxólico. No palco, caixas aos poucos têm seu conteúdo revelado. Ilustrações, textos e esculturas entram em cena pelas mãos dos personagens, seres poéticos que ganham vida para apresentar o grande projeto de Cascaes.

Classificação etária: 12 anos.
Duração: 1hora
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=1EhflTAT99M
Site com histórico: http://ciaaereadeteatro.blogspot.com.br/

"Ronin – Luz e Sombra”, Cia. Eranos Círculo de Arte (Itajaí).
A representação de um Ronin é feita por um típico personagem encontrado nas ruas: o estátua-viva, que tem uma função contrária aos típicos padrões sociais. Nessa história esse homem despido de amarras sociais sonha. E em seu sonho depara-se com sua sombra, mas é somente na escuridão que se pode ver a luz e tornar possível o verdadeiro confronto.
O evento teatral urbano acontece em dois capítulos ao entardecer. O primeiro apresentado nos últimos raios de sol e o segundo com a chegada da noite:
Capítulo 1 – O Sonho: Um homem de terno e gravata em sua mesa de escritório é instalado na rua. Ele age em sintonia com os sons cíclicos gerados por uma caixa de som, faça chuva faça sol, sua rotina permanece inalterável. Até que algo acontece e interrompe os ciclos, anunciando o momento de acordar.
Capítulo 2 – O Confronto: O personagem se prepara para mais um dia de trabalho, em seu figurino de samurai-estátua encarna o mito do herói, confrontando as criaturas projetadas na parede que revelam suas paisagens interiores. A ação performática se dá entre a relação de projeções digitais manipuladas ao vivo, e o corpo do ator. Corpo e luz se relacionam numa espécie de jogo utilizando a arquitetura local como anteparo.

Classificação etária: Livre
Duração: 45 min.
Teaser: https://vimeo.com/94095129

"La Conquista”, da Cia. Dalecirco (Florianópolis)
A Palhaça Pituca da Rosa e o excêntrico Chico Velazquez trazem para o público "La Conquista”. Uma história de amor e conflitos. Espetáculo cômico circense que além de possibilitar uma forte participação do público permite o contato com o universo do palhaço. Com uma comunicação direta divertem e assombram com habilidades de alto nível. Utiliza malabarismo em dupla, mágica, acrobacias, esquetes clássicos e autorais para a criação da sua arte chistosa.

Classificação etária: Livre
Duração: 50 min.

Programação:

26/03, 20h - no TAC (Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro): "Cascaes - Memória do Homem de Argila Crua”
27/03, 18h15 - no Largo da Alfândega: "Ronin - Luz e Sombra”
28/03, 20h - no TAC (Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro): "La Conquista” EmCenaCatarina 2015 - lançamento estadual com uma mostra de artes cênicas

Categorias: Março 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar