Exposição “descadeira” de Alan Langdon
Quando: até 14 de abril
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC) Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica Quanto: Gratuito Abertura dia 19 de março, quinta-feira, às 19h Visitação até 14 de abril. De segunda a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min. Exposição "descadeira” de desenhos e um vídeo-objeto do cineasta e artista plástico norte-americano Alan Langdon, terá abertura no dia 19 de março, quinta-feira, às 19h, no Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Visitação é gratuita até o dia 14 de abril. Alan Langdon exibe dez desenhos e um vídeo-objeto, inspirados numa cadeira antiga encontrada na casa de sua mãe. Tendo como ponto de partida uma passagem do livro "As Portas da Percepção” de Aldous Huxley, Langdon desdobra formas de ver e transcrever a presença da cadeira, abrindo arestas para o inconsciente e o plástico, destituindo o objeto de sua utilidade para destilar sua existência como forma de luz, sombra e sugestão. As obras foram realizadas durante a Oficina de Exploração Visual, orientada pela artista plástica Mara Santos, no Centro Integrado de Cultura, as obras expostas marcam para o artista um retorno à produção plástica, linguagem que influenciou profundamente seu trabalho em vídeo-arte e documentário. "Dois grandes apetites da alma, a ânsia de auto-suficiência e o afã de transcendência, foram fundidos com ( e à luz de) um terceiro: o ímpeto de louvar.” - Aldous Huxley, As Portas da Percepção. Sobre o artista Alan Stone Langdon é norte-americano residente no Brasil desde 1983. Atua com energia nas artes plásticas, produzindo ao longo dos anos uma constante e diversa gama de trabalhos em desenho, pintura e vídeo. É bacharel em Belas Artes pela Rhode Island School of Design (EUA), onde se especializou em Cinema, Video e Animação. Experimentando com os gêneros de documentário e ficção pessoal, seus trabalhos em vídeo tendem a nascer de sentimentos e experiências de buscas, distâncias e estranhamentos, para desenvolver um diálogo lírico-filosófico com o mundo externo. Em 2009 concluiu seu primeiro longa-metragem, o premiado documentário "Sistema de Animação", co-dirigido com o amigo Guilherme Ledoux. Trabalhos experimentais como "O Retrato de Doriana Extra Cremosa com Sal" e "Animus" exploram o cruzamento dos territórios do vídeo e das artes plásticas. |
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Categorias: Abril 2015 Tags:
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