FaceBook Instagram Twitter


IV Colóquio de Estudos Medievais, com a temática “O Mal”



Quando: 23 e 24 de abril
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/462855790528200
e-mail: meridianum.ufsc@gmail.com

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) convida todos os interessados a participar do IV Colóquio de Estudos Medievais, tendo como temática "O Mal”. O evento será realizado entre os dias 23 e 24 de abril, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. Inscrições gratuitas até 22 de abril através do e-mail – meridianum.ufsc@gmail.com, para o qual devem ser enviados o nome completo e o CPF do participante. Serão emitidos certificados de 16 horas para aqueles que tiverem 75% de presença.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23/04 – Quinta-feira

14h30 - Palestra: "A Ambiguidade do Mal e a Salvação do Diabo”
(Prof. Dr. João Lupi – UFSC)
18h30 – Palestra: "Continuidades e Transformações na Construção da Serva do Diabo: da Eva tentadora à bruxa demoníaca”
(Profa. Dra. Sílvia Liebel – UDESC)

Dia 24/03 – Sexta-feira

14h30 – Palestra: "A Gramática do Mal em Anselmo de Cantuária”
(Prof. Dr. Paulo Ricardo Martines – UEM)
16h30 – Palestra: "Escatologia Hibérnica – O fim dos tempos na tradição Hiberno-Latina”
(Prof. Dr. Dominique Santos – FURB)

MESAS DE APRESENTAÇÕES DE PESQUISA

Dia 23/04 – Quinta-feira

16h30 - Mesa I
"Satanás, funcionário de YHWH” (Elaine Melim – Grad uada em Filosofia – UFSC)
Sobre a morte e o morrer na Idade Média: reflexões a partir da "Ars Moriendi” (século XV) – (Alisson Sonaglio – Graduando de História – FURB)
"As Noções de Livre-arbítrio em Santo Agostinho e no Reformador João Calvino” (Alexandre Drausio Rodrigues Fortes - Graduando em Filosofia – UFSC)

Dia 24/04 – Sexta-feira

9h – Mesa II
"A besta por trás do mito: uma leitura da representação de Lúcifer no Inferno de Dante. (Daniel Lula da Costa – Doutorando em História Cultural – UFSC)
"A natureza é a Igreja de Satã”: saberes e práticas da heresia cátara medieval e sua expressão no filme Anticristo de Lars Von Trier (2009). (Adriano Denovac – Graduado em História – UFSC)
"Entre inimigos e anjos: o Llibre dels Feyts e as relações entre cristãos e muçulmanos na Coroa de Aragão (1213-1276)” (Rodrigo Prates de Andrade – Mestrando em História Cultural – UFSC)

10h30 – Mesa III
"Mais feio que o Diabo: O simbolismo por trás das representações medievais do Demônio”. (Guilherme Raul Blaese Pasold – Graduando em História – UFSC)
"Minervas medievais: as donzelas em De mulieribus claris e A Cidade das Damas” (Leonardo de Lara Cardoso- Graduando em História – UFSC)
As várias faces do mal: analisando o imaginário medieval a partir das representações do diabo nas iconografias religiosas (Kahina Thirsa e Hugo Grubert – Graduandos em História – FURB)
IV Colóquio de Estudos Medievais, com a temática “O Mal”


Categorias: Abril 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar