FaceBook Instagram Twitter


Lançamento do livro Espelhos Gêmeos - Pequeno Tratado das Perversões, de Péricles Prade



Quando: 28 Abril 2015, terça-feira, às 19 horas
Onde: Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Endereço: Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/355051788033327

Espelhos Gêmeos – Pequeno Tratado das Perversões, novo livro de contos do escritor catarinense Péricles Prade, é um convite irrecusável ao frenesi literário de prazeres e diversões. Publicado pela renomada editora paulista Iluminuras, a obra é a quinta do autor dedicada à prosa, mas a primeira em que o próprio se aventura no universo da "literatura erótica” _ ainda que se sirva no deleite do fantástico. Sucesso de crítica, Espelhos Gêmeos será lançado em Florianópolis, no dia 28 de abril, às 19h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

É uma obra erótica ou fantástica? Enquadrá-la pouco importa, já que, da expertise de Péricles, surge um compêndio de narrativas curiosas e excitantes, onde personagens e fatos históricos e fictícios se revelam em doses inebriantes de fino humor e círculos infernais e lúdicos de regozijo. A linha percorrida em Espelhos Gêmeos é tão tênue que o próprio autor se permite à inversão de papeis. "Não sei se eu dei um tratamento fantástico ao erótico ou um tratamento erótico ao fantástico”, diverte-se o autor, que também está em vias de ver o livro traduzido para o Espanhol.

São 25 pequenos curtos, mas que se agigantam pela força narrativa e histórias surpreendentes, que movem o leitor por caminhos tão excitantes quanto estranhos: as perversões, os desvios, as monomanias, a pulsão da sexualidade e a indelével ironia. O livro empresta o título de um dos seus mais profícuos contos, Espelhos Gêmeos, um corrosivo episódio sobre o fetichismo, o narcisismo, o voyerismo e as transgressões no seio familiar. Na mesma conta da transgressão e surpresa está Diários de Um Sapato Acima de Qualquer Suspeita, onde o personagem é um calçado, que narra a sua trajetória ao longo dos séculos sempre servindo aos desvios e prazeres dos outros. A satírica Pão Furtado explora a sagacidade literária para contar a inusitada descoberta da paixão sexual de um rapaz por um pão.

O "tratamento” fantástico é que traz à tona um emaranhado de personagens e situações singulares, ora lúdicas ora bestiais, mas que funcionam como esse "espelho nosso” de cada dia. Por meio da estranheza você enxerga o real, como na tragicômica passagem da boneca inflável que, tomada pela cólera do ciúme e do abandono, assassina o seu amente/tutor e a prostituta que o acompanha (Confissão de Rosália ou Déruchette).

O que torna Espelhos Gêmeos um livro excitante não é necessariamente a sua vocação erótica. O prazer está na leitura, na habilidade em revelar boas histórias deste que é um dos autores mais proeminentes da sua geração. O segredo desta caixa de pandora é revelado no posfácio assinado pelo crítico literário Álvaro Cardoso Gomes: "O leitor não é convocado para se excitar sexualmente, mas para experimentar uma sensação nova, a do estranho, do incomum.”

Espelhos Gêmeos é uma erupção em prosa, lirismo e excitação. Tome o caminho que for _ do erotismo ou fantástico _ o destino será o mesmo: uma volúpia literária em cores intensas e sensações inigualáveis.

Espelhos Gêmeos – Pequeno Tratado das Perversões
Editora Iluminuras (SP), 2015
128 páginas
Lançamento do livro Espelhos Gêmeos - Pequeno Tratado das Perversões, de Péricles Prade


Categorias: Abril 2015
Tags: livros
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar