FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Exposição Código do Olhar de Cássia Aresta



Quando: até 15 de maio
Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
Endereço: Praça XV de Novembro, 180 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1563339087248220

Abertura 9 de abril, quinta-feira, às 19 horas
Visitação até 15 de maio, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas

O ser humano vive a fazer escolhas para tomar decisões na hora das compras, do deslocamento, do lazer e até nos momentos de inspiração. O tema também está presente nas pesquisas cromáticas feitas pela artista visual Cassia Aresta, reproduzidas em pinturas e colagens que revelam suas escolhas poéticas. A exposição Código do Olhar será aberta nesta quinta-feira, 9 de abril, às 19 horas, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes.

A temática para o projeto surgiu de forma inusitada, a partir da percepção de que muitas pessoas agiam sem ter consciência do ato da compra em um supermercado. A artista observou que os consumidores não paravam para analisar o produto que estavam levando, embora cada item tivesse um código de barras próprio e um rótulo com informações. "A escolha era automática, pela cor, pelo volume, ou pelo posicionamento na prateleira”, comenta.

Na exposição, a artista manipula o posicionamento e a quantidade de cores, em telas ou colagens que reproduzem um código de barras. Faz com que o olhar exercite sensações, contrastes e harmonias em mutações cromáticas criadas pela alternância de cores frias, quentes, primárias, secundárias, terciárias e dominantes.

O projeto Código do Olhar sugere uma reflexão sobre o que está por trás das escolhas que são feitas pelas pessoas ao longo do tempo. O objetivo é retomar a atenção do observador pelas suas próprias escolhas como individuo e que são, segundo ela, "códigos que ele carrega para se posicionar no mundo”, explica.

Para o crítico de arte Ricardo Resende, que assina a apresentação da mostra, a composição de cores desarranja o olhar e provoca um exercício retiniano levado ao extremo. "As combinações que Cassia Aresta nos propõe são provocações cromáticas, que aguçam nossas percepções justamente ora estranhas, ora harmoniosas e ora inusitadas. Consequentemente, vibrantes nas suas diferenças”, define.

A exposição fica aberta à visitação pública até dia 15 de maio, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Escolas ou grupos escolares interessados em visitar a mostra devem enviar solicitação para a Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes por e-mail (artesvisuais.ffc@gmail.com) ou entrar em contato com a equipe da Galeria Vecchietti pelo telefone (48) 3228-6821.

Sobre a artista

Graduada e pós-graduada pela FEBASP (Faculdade de Belas Artes de São Paulo), Cassia Aresta tem formação em Arte Contemporânea pela Universidade de São Paulo. Participou de oficinas de arte com Tuneu, Dudi Maia Rosa e Paulo Basta, entre outros renomados artistas.

Em mais de duas décadas de atuação no cenário das artes, participou de exposições individuais e coletivas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Fora do Brasil, suas obras foram vistas em exposições coletivas na França, Inglaterra e nos Estados Unidos, apresentando diferentes experimentações e técnicas. Em 2014, a artista participou da exposição coletiva I am a Woman, no CAM (Contemporary Art Museum), em Casoria, na Itália. Exposição Código do Olhar de Cássia Aresta

Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar