FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
5º Encontro de Pesquisa e Extensão do Grupo Música e Educação



Quando: de 14 a 16 de maio
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: muse.grupo@gmail.com

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove o 5º Encontro de Pesquisa e Extensão do Grupo Música e Educação (MusE), evento que ocorre no Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, de 14 a 16 de maio.

Com o tema "Diversidade Cultural e Práticas em Educação Musical”, o encontro buscará articular o debate e a reflexão sobre a diversidade nas práticas de educação musical, por meio de palestras, mesas-redondas, oficinas, atividades artísticas e apresentação de trabalhos.

Inscrições
As vagas das oficinas serão preenchidas por ordem de inscrição. O evento é gratuito, aberto aos interessados, e as inscrições podem ser realizadas pelo formulário de inscrição:
http://goo.gl/forms/0iq1bOQ3aN

Para os interessados em apresentar pesquisas em andamento, concluídas, relatos de experiências ou reflexões teóricas, as inscrições de trabalhos podem ser efetuadas até o dia 30 de abril. Os participantes poderão apresentar trabalhos sob a forma de comunicação oral ou pôster, e as propostas devem ser enviadas para o e-mail muse.grupo@gmail.com seguindo as instruções da chamada para apresentação de trabalhos: http://www.ceart.udesc.br/wp-content/uploads/chamada_de_trabalhos_V_encontro_muse.pdf

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail muse.grupo@gmail.com

Programação
A programação do evento inclui palestras sobre a Educação Básica na contemporaneidade e os desafios para a inclusão da Música no currículo; as práticas sociais, diversidade cultural e apropriação musical a partir dos trabalhos do psicólogo Lev Vygotsky; os desafios da inclusão na Educação Musical de hoje; e a inserção do repertório indígena na educação musical.

Também haverá uma mesa-redonda sobre a música no Programa Mais Educação, do Governo Federal, e apresentação dos projetos de pesquisa e extensão do Grupo MusE, como a Oficina de Música e Formação Continuada em Música, ministrada pelos integrantes do grupo no município de Rancho Queimado, em Santa Catarina.

Oficinas
Duas oficinas serão oferecidas durante o encontro:

15 de maio | 9h45 às 12h15 – "Educação Musical e Deficiência intelectual: estratégias para a aprendizagem”, com Lisbeth Soares

Tendo como embasamento teórico os princípios da Educação Especial e da Educação Inclusiva, serão abordados nesta oficina os seguintes conteúdos: deficiência intelectual: definição, características, causas; importância da Educação Musical para todos; Educação Musical Especial e Musicoterapia – diferenças e semelhanças; adaptações de materiais e de procedimentos; inclusão e seus princípios e condutas docentes diante de alunos com deficiência intelectual. A oficina é voltada para professores de Música, de Educação Infantil e do Ciclo I do Ensino Fundamental e estudantes das áreas de Música, Artes e Pedagogia.

Lisbeth Soares, a ministrante, é mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com especialização em Educação Especial pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora responsável pelo Programa de Apoio Pedagógico e Inclusão da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS) para alunos com necessidades especiais. É professora de Educação Especial da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, trabalhando no Atendimento Educacional Especializado.

16 de maio | 9h às 12h15 – "Músicas indígenas na sala de aula: pesquisa e prática”, com Magda D. Pucci e Berenice de Almeida

Nesta oficina será realizada uma prática musical com repertório indígena, estimulando a reflexão sobre a grande diversidade cultural do Brasil. Atividades como cantar em diferentes línguas indígenas, entrar em contato com conteúdos mitológicos, ouvir o som de determinados instrumentos e perceber a forma como a música se insere na vida cotidiana indígena, integram o conteúdo da oficina.

Em paralelo à prática, será realizada uma reflexão sobre o papel da oralidade nessas tradições, que se encontra ligada intrinsecamente à musicalidade, além de propor possíveis formas de utilização do repertório indígena em sala de aula.

Magda Pucci é cantora, arranjadora, compositora e pesquisadora em Música, sendo graduada em Regência pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutoranda em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden, na Holanda.

Berenice de Almeida é educadora musical e pianista, graduada e mestre em Processos de Criação Musical pela USP. Desde 1990, desenvolve um trabalho de iniciação musical e iniciação ao piano com crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMCSP).

Em parceria, as ministrantes são autoras dos livros "Outras terras, outros sons”, guia didático para professores de música, "A floresta canta! Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil” (Ed. Peirópolis), "A Grande Pedra” (Ed. Saraiva) e demais artigos acadêmicos.


5º Encontro de Pesquisa e Extensão do Grupo Música e Educação

Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar