FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2014
Encontro com Dramaturgo Gabriel Calderon



Quando: 04 Abril 2014, Sexta-feira
Onde: CEART Udesc, UFSC
Quanto: Gratuito

Entre os dias 2 e 4 de abril, o dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón – pertencente à nova geração de artistas teatrais uruguaios que se formaram no período pós ditadura militar – estará em Florianópolis, onde ministrará uma oficina no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e uma palestra na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A palestra, gratuita e aberta ao público, será realizada no dia 2, às 18h30, na sala 402 do Departamento de Artes da UFSC. Já a oficina de construção textual, também gratuita, ocorre nos dias 2, 3 e 4 de abril, das 8h30 às 12h30, na sala básica 6 da Udesc Ceart. Interessados em participar da oficina podem realizar inscrição até as 18h do dia 28 de março pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com. Serão disponibilizadas 10 vagas.

As obras de Calderón foram amplamente representadas na Argentina, Brasil, Panamá, Peru, Espanha, França e México, sendo muitas delas premiadas. Sua dramaturgia dialoga diretamente com a realidade política e cultural do Uruguai, marcada por uma discussão do legado da ditadura em seus textos.

“Não apenas o medo, mas também a incerteza de como a experiência da violência redefinia essa sociedade, e persistia no tecido comunitário e cotidiano, fora elementos recorrentes que podem ser relacionados com o trabalho de autores e diretores como Gabriel Calderón, Raquel Diana, Margarita Musto, Mariana Percovich, Marina Rodriguez e Roberto Suárez”, observa André Carreira, professor da Udesc,  em um artigo a respeito da cena rio-platense publicado na revista Cartografias, da 1ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.

Autor de mais de 16 obras de teatro, Gabriel Calderón é autor do texto “Mi Muñequita”, encenado em Florianópolis nos anos de 2008 e 2009 por Renato Turnes e a Cia. La Vaca, que agora apresenta, nos dias 2, 3, 4, 11, 12 e 13 de abril, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), a estreia da tragicomédia UZ – também de autoria do dramaturgo.

Gabriel Calderón é também integrante da Companhia de Artes Cênicas Contemporâneas Complot – coletivo de artistas de teatro ao qual pertencem quase todos os representantes importantes da nova geração de autores e diretores uruguaios, como Mariana Percovich, Sergio Blanco, Gabriel Calderón, entre outros. Nela, criou e colaborou com mais de 25 espetáculos.

O evento é realizado pelo programa de extensão Encontro com Dramaturgo, coordenado pelo professor Stephan Baumgartel, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), da Cia. La Vaca e da Secretaria de Cultura da UFSC.


Palestra TEATRO DE LA CONTRADICCIÓN, com dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón
QUANDO: 2 de abril, às 18h30
ONDE: Sala 402 do Departamento de Artes da UFSC
Entrada gratuita

Oficina LA PALABRA EN EL TEATRO, com dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón
QUANDO: 2, 3 e 4 de abril, das 8h30 às 12h30
ONDE: Sala básica 6 da Udesc Ceart
Inscrição até as 18h do dia 28 de março pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com

Encontro com Dramaturgo Gabriel Calderon

Categorias: Abril 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Maio 2017 10° Múltipla Dança - Festival Internaciona... >> Teatro / Circo
até 25 Maio 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 25 Maio 2017 11º FITA - Festival Internacional de Teatr... >> Teatro / Circo
até 27 Maio 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
até 29 Maio 2017 Oficina gratuita de arte-animação "Re... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar