FaceBook Instagram Twitter


Encontro com Dramaturgo Gabriel Calderon



Quando: 04 Abril 2014, sexta-feira
Onde: CEART Udesc, UFSC
Quanto: Gratuito

Entre os dias 2 e 4 de abril, o dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón – pertencente à nova geração de artistas teatrais uruguaios que se formaram no período pós ditadura militar – estará em Florianópolis, onde ministrará uma oficina no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e uma palestra na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A palestra, gratuita e aberta ao público, será realizada no dia 2, às 18h30, na sala 402 do Departamento de Artes da UFSC. Já a oficina de construção textual, também gratuita, ocorre nos dias 2, 3 e 4 de abril, das 8h30 às 12h30, na sala básica 6 da Udesc Ceart. Interessados em participar da oficina podem realizar inscrição até as 18h do dia 28 de março pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com. Serão disponibilizadas 10 vagas.

As obras de Calderón foram amplamente representadas na Argentina, Brasil, Panamá, Peru, Espanha, França e México, sendo muitas delas premiadas. Sua dramaturgia dialoga diretamente com a realidade política e cultural do Uruguai, marcada por uma discussão do legado da ditadura em seus textos.

“Não apenas o medo, mas também a incerteza de como a experiência da violência redefinia essa sociedade, e persistia no tecido comunitário e cotidiano, fora elementos recorrentes que podem ser relacionados com o trabalho de autores e diretores como Gab riel Calderón, Raquel Diana, Margarita Musto, Mariana Percovich, Marina Rodriguez e Roberto Suárez”, observa André Carreira, professor da Udesc,  em um artigo a respeito da cena rio-platense publicado na revista Cartografias, da 1ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.

Autor de mais de 16 obras de teatro, Gabriel Calderón é autor do texto “Mi Muñequita”, encenado em Florianópolis nos anos de 2008 e 2009 por Renato Turnes e a Cia. La Vaca, que agora apresenta, nos dias 2, 3, 4, 11, 12 e 13 de abril, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), a estreia da tragicomédia UZ – também de autoria do dramaturgo.

Gabriel Calderón é também integrante da Companhia de Artes Cênicas Contemporâneas Complot – coletivo de artistas de teatro ao qual pertencem quase todos os representantes importantes da nova geração de autores e diretores uruguaios, como Mariana Percovich, Sergio Blanco, Gabriel Calderón, entre outros. Nela, criou e colaborou com mais de 25 espetáculos.

O evento é realizado pelo programa de extensão Encontro com Dramaturgo, coordenado pelo professor Stephan Baumgartel, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), da Cia. La Vaca e da Secretaria de Cultura da UFSC.


Palestra TEATRO DE LA CONTRADICCIÓN, com dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón
QUANDO: 2 de abril, às 18h30
ONDE: Sala 402 do Departamento de Artes da UFSC
Entrada gratuita

Oficina LA PALABRA EN EL TEATRO, com dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón
QUANDO: 2, 3 e 4 de abril, das 8h30 às 12h30
ONDE: Sala básica 6 da Udesc Ceart
Inscrição até as 18h do dia 28 de março pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com

Encontro com Dramaturgo Gabriel Calderon


Categorias: Abril 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar