FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Mostra de Cinema Japonês - Filmes de Hayao Miyazaki e Akira Kurosawa



Quando: de 12 a 14 de maio, às 15h e 20h
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1463643680594371

Mostra de Cinema Japonês apresenta exibições de filmes dos grandes cineastas japoneses Hayao Miyazaki e Akira Kurosawa, no Teatro Sesc Prainha, de 12 a 14 de maio, com duas seções por dia com um filme de cada cineasta: sempre às 15h e 20h. Entrada gratuita.

Entre os filmes escolhidos estão clássicos como Meu Amigo Totoro, Princesa Mononoke, Os 7 Samurais e Rashomon.

Hayao Miyazaki, nasceu em Tókio, no dia 05 de janeiro de 1941. É conhecido pelos seus belíssimos, delicados e criativos filmes de animação. Os temas que Miyazaki mais explora são: relação da humanidade com a natureza e tecnologia, e a dificuldade de manter uma ética pacifista. Nas suas criações as protagonistas, normalmente, são meninas fortes e independentes ou jovens mulheres.

Akira Kurosawa, também nascido em Tóquio (1910 - 1998) foi um dos cineastas mais importantes do Japão, tendo influenciado grande geração de diretores do mundo todo. Kurosawa, durante os 50 anos de carreira, dirigiu 30 filmes, sendo premiado com o Oscar, em 1998, pelo conjunto de sua obra.

Programação:

12 de maio, às 15h: "Meu amigo Totoro", dir. Hayao Miyazaki
Sinopse: Duas meninas se mudam com seu pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe (que está internada em um hospital). Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado do espírito protetor da floresta Totoro, que na verdade chama-se Torōru (do inglês troll), mas a caçula Mei não consegue pronunciar este nome. Ele vive próximo da nova casa, em uma cânfora gigante. Inicialmente, apenas Mei pode vê-lo, depois a mais velha Satsuki também tem sua chance de o encontrar.

12 de maio, às 20h: "Os Sete Samurais", dir. Akira Kurosawa
Sinopse: Neste filme, Akira Kurosawa mostra o Japão do século XVI, durante a era Sengoku. Nessa época os habitantes de uma aldeia de lavradores sofriam freqüentes ataques de bandidos, que os matavam, levavam suas mulheres e saqueavam sua produção de alimentos. Em função destes ataques, os produtores rurais de uma determinada aldeia vivem em grande miséria. O filme conta como esses lavradores decidem resistir aos ataques dos bandidos. Reconhecendo seu desconhecimento de como se defender, eles procuram pessoas que conheçam a arte da guerra, os samurais, guerreiros profissionais no Japão de então.

13 de maio, às 15h: "Princesa Mononoke", dir. Hayao Miyazaki
Sinopse: O guerreiro Ashitaka é atacado por um demônio que acaba o infectando com uma maldição. Assim, este viaja para as terras de um outro clã para compreender o mal que lhe aflige. Nestas terras se depara com a luta entre humanos e os deuses da floresta, e a princesa Mononoke, que fora criada por lobos.

13 de maio, às 20h: "Fortaleza Escondida", dir. Akira Kurosawa
Sinopse: A princesa Yukihime sobreviveu à destruição da sua família na sequência das grandes guerras civis que assolavam o Japão feudal e esconde-se nas montanhas, fazendo-se passar por uma simples camponesa. Sob a protecção do general Rokurota, a princesa - que conseguiu esconder parte do ouro que pertencia ao fabuloso tesouro da sua família - parte em busca de um território seguro e de um fortaleza secreta. Dois marginais errantes, Tahei e Matashiki, juntam-se à princesa e ao general nesta incrível odisseia recheada de perigos e aventuras.

14 de maio, às 15h: "Nausecaã do Vale do Vento", dir. Hayao Miyazaki
Sinopse: Mil anos após os 7 Dias de Fogo, um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios. Isolados um dos outros pelo Mar do Declínio; uma floresta com plantas e insetos gigantes. Tudo nesta floresta é tóxico, incluindo o ar.

14 de maio, às 20h: "Rashomon", dir. Akira Kurosawa
Sinopse: No Japão do século 12, um fazendeiro e sua mulher são atacados numa floresta. Ela é violentada; ele morre. Ao longo do julgamento do caso, cada uma das quatro testemunhas, inclusive o fantasma do fazendeiro assassinado, conta o ocorrido segundo diferentes pontos de vista. Na busca da versão real, o drama questiona o próprio conceito de verdade.
Mostra de Cinema Japonês - Filmes de Hayao Miyazaki e Akira Kurosawa


Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar