FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Mostra de Cinema Japonês - Filmes de Hayao Miyazaki e Akira Kurosawa



Quando: de 12 a 14 de maio, às 15h e 20h
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1463643680594371

Mostra de Cinema Japonês apresenta exibições de filmes dos grandes cineastas japoneses Hayao Miyazaki e Akira Kurosawa, no Teatro Sesc Prainha, de 12 a 14 de maio, com duas seções por dia com um filme de cada cineasta: sempre às 15h e 20h. Entrada gratuita.

Entre os filmes escolhidos estão clássicos como Meu Amigo Totoro, Princesa Mononoke, Os 7 Samurais e Rashomon.

Hayao Miyazaki, nasceu em Tókio, no dia 05 de janeiro de 1941. É conhecido pelos seus belíssimos, delicados e criativos filmes de animação. Os temas que Miyazaki mais explora são: relação da humanidade com a natureza e tecnologia, e a dificuldade de manter uma ética pacifista. Nas suas criações as protagonistas, normalmente, são meninas fortes e independentes ou jovens mulheres.

Akira Kurosawa, também nascido em Tóquio (1910 - 1998) foi um dos cineastas mais importantes do Japão, tendo influenciado grande geração de diretores do mundo todo. Kurosawa, durante os 50 anos de carreira, dirigiu 30 filmes, sendo premiado com o Oscar, em 1998, pelo conjunto de sua obra.

Programação:

12 de maio, às 15h: "Meu amigo Totoro", dir. Hayao Miyazaki
Sinopse: Duas meninas se mudam com seu pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe (que está internada em um hospital). Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado do espírito protetor da floresta Totoro, que na verdade chama-se Torōru (do inglês troll), mas a caçula Mei não consegue pronunciar este nome. Ele vive próximo da nova casa, em uma cânfora gigante. Inicialmente, apenas Mei pode vê-lo, depois a mais velha Satsuki também tem sua chance de o encontrar.

12 de maio, às 20h: "Os Sete Samurais", dir. Akira Kurosawa
Sinopse: Neste filme, Akira Kurosawa mostra o Japão do século XVI, durante a era Sengoku. Nessa época os habitantes de uma aldeia de lavradores sofriam freqüentes ataques de bandidos, que os matavam, levavam suas mulheres e saqueavam sua produção de alimentos. Em função destes ataques, os produtores rurais de uma determinada aldeia vivem em grande miséria. O filme conta como esses lavradores decidem resistir aos ataques dos bandidos. Reconhecendo seu desconhecimento de como se defender, eles procuram pessoas que conheçam a arte da guerra, os samurais, guerreiros profissionais no Japão de então.

13 de maio, às 15h: "Princesa Mononoke", dir. Hayao Miyazaki
Sinopse: O guerreiro Ashitaka é atacado por um demônio que acaba o infectando com uma maldição. Assim, este viaja para as terras de um outro clã para compreender o mal que lhe aflige. Nestas terras se depara com a luta entre humanos e os deuses da floresta, e a princesa Mononoke, que fora criada por lobos.

13 de maio, às 20h: "Fortaleza Escondida", dir. Akira Kurosawa
Sinopse: A princesa Yukihime sobreviveu à destruição da sua família na sequência das grandes guerras civis que assolavam o Japão feudal e esconde-se nas montanhas, fazendo-se passar por uma simples camponesa. Sob a protecção do general Rokurota, a princesa - que conseguiu esconder parte do ouro que pertencia ao fabuloso tesouro da sua família - parte em busca de um território seguro e de um fortaleza secreta. Dois marginais errantes, Tahei e Matashiki, juntam-se à princesa e ao general nesta incrível odisseia recheada de perigos e aventuras.

14 de maio, às 15h: "Nausecaã do Vale do Vento", dir. Hayao Miyazaki
Sinopse: Mil anos após os 7 Dias de Fogo, um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios. Isolados um dos outros pelo Mar do Declínio; uma floresta com plantas e insetos gigantes. Tudo nesta floresta é tóxico, incluindo o ar.

14 de maio, às 20h: "Rashomon", dir. Akira Kurosawa
Sinopse: No Japão do século 12, um fazendeiro e sua mulher são atacados numa floresta. Ela é violentada; ele morre. Ao longo do julgamento do caso, cada uma das quatro testemunhas, inclusive o fantasma do fazendeiro assassinado, conta o ocorrido segundo diferentes pontos de vista. Na busca da versão real, o drama questiona o próprio conceito de verdade. Mostra de Cinema Japonês - Filmes de Hayao Miyazaki e Akira Kurosawa

Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar