Cineclube Badesc exibe Mostra Mestres Japoneses
Quando: 3, 6 e 7 de março, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro Quanto: Gratuito Evento no FB: www.facebook.com/events/697520087086048 Nos dias 3, 6 e 7 de março será exibida no Cineclube da Fundação Cultural Badesc a Mostra Mestres Japoneses que apresenta o trabalho de diretores de cinema do Japão que, entre as décadas de 20 e 60, marcaram a história do cinema através de seu estilo e linguagem. As sessões iniciam sempre às 19h e a entrada é gratuita. A seleção dos filmes aproxima as últimas obras produzidas pelos diretores Mikio Naruse, Yasujiro Ozu e Kenji Mizoguchi buscando mostrar a radicalidade do cinema clássico japonês e como, ao chegar ao final de suas carreiras, esses realizadores chegaram também ao ápice de seus estilos. Os diretores: Mikio Naruse, de estilo conciso e sem extravagâncias, era econômico tanto nos aspectos internos quanto externos aos filmes. Seus roteiros eram simples, com poucos diálogos e filmados num modo de produção básico. As histórias traziam as vidas de pessoas das classes trabalhadoras, principalmente de personagens femininas. Yasujiro Ozu iniciou a carreira de diretor fazendo filmes de comédia ao estilo de Hollywood para um grande estúdio do Japão. Após a 2ª Guerra, produziu os filmes que lhe trouxeram maior reconhecimento, tais como Pai e Filha (1949) e Era uma Vez em Tóquio (1953). Progressivamente, foi abandonando as convenções cinematográficas usuais até assumir sua linguagem, marcada pela precisão e singularidade dos enquadramentos. Seus filmes abordaram temas relacionados à família, casamento, relações sociais e de geração. Kenji Mizoguchi, assim como Naruse, fez muitos filmes com protagonistas mulheres, colocando em questão o papel destas na sociedade japonesa. Oriundo de uma juventude passada em extrema pobreza, teve sua irmã mais nova vendida como gueixa por seu pai, evento que, talvez, explique sua imensa empatia pelo sofrimento das mulheres. Seu estilo foi marcado pelo uso de takes longos, no qual uma cena geralmente acontecia em um único plano. Programação e sinopses: Dia 3, sexta-feira Nuvens Dispersas (Midaregumo) De Mikio Naruse. Japão. 1967. 108 min. Drama. Sem classificação. Com Yûzô Kayama, Yôko Tsukasa, Mitsuko Kusabue. De volta ao Japão após a 2ª Guerra, mulher retoma o romance que teve com um homem que conheceu na Indochina. Entretanto, agora ele tem uma esposa que não está disposto a abandonar. Dia 6, segunda-feira A Rotina Tem seu Encanto (Sanma no aji) De Yasujiro Ozu. Japão. 1962. 112 min. Drama. Sem clasificação. Com Chishû Ryû, Shima Iwashita, Keiji Sada. Viúvo de meia-idade buscar arranjar o casamento de sua filha mais velha para que ela não precise ficar cuidando dele. Dia 7, terça-feira A Rua da Vergonha (Akasen chitai) De Kenji Mizoguchi. Japão. 1956. 87 min. Drama. Sem classificação. Com Machiko Kyô, Aiko Mimasu, Ayako Wakao. As histórias, sonhos e dramas de cinco prostitutas de um bordel em Tóquio, enquanto o governo japonês discute a criminalização da prostituição. |
|
Categorias: Março 2017
|
Deixe seu comentário! |
Publicações relacionadas: