FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Interseção 2 – conferência demonstrativa com Silvio Ferraz e Alberto Heller



Quando: 12 Maio 2015, Terça-feira, das 18h30 às 21h30
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

O projeto Tubo de Ensaio Composição [Intervenções + Interseções] promove a conferência demonstrativa "Imagens da música e do tempo”, com Silvio Ferraz e participação de Alberto Heller, na terça-feira, 12 de maio, das 18h30 às 21h30, no Auditório de Música do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC). Entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Passeando pela evolução da música ocidental do século XX e XXI, Silvio Ferraz apresenta imagens e modos de existência da música e do tempo. Ao expor tal movimento, aborda tecnologias de montagem, como a assemblage rápida permitida pelos computadores. Para tratar da mudança da imagem do tempo, aponta noções como a de duração e dilatação do instante (a espessura do presente de Tarkovski e a intensidade da sensação em Deleuze).

Silvio Ferraz pesquisa sobre a extensão da escritura instrumental com auxílio de computador, envolvendo transformação e difusão de audiodigital em tempo real. Realiza trabalhos com o grupo de improvisação Akronon (com os músicos Rogério Costa e Edson Ezequiel) e o grupo de performance da PUC/SP, concatenando música, dança e suporte tecnológico e aplicando os resultados da pesquisa Ambientes de Composição e Performance com Suporte Tecnológico, realizada com apoio da Fapesp, entre 1996 e 2000. Ele é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC/SP e do Departamento de Música da Unicamp.

Alberto Heller é autor dos livros Fenomenologia da Expressão Musical e John Cage e a Poética do Silêncio e membro da Academia Catarinense de Letras e Artes, entidade da qual recebeu em 2007 o Prêmio Edino Krieger como personalidade musical do ano.

O projeto

As ações Tubo de Ensaio 2015, uma parceria entre o Centro de Desportos (CDS) da UFSC e o CEART da UDESC coordenada pelas professoras Vera Torres (UFSC), Jussara Xavier (UDESC) e Sandra Meyer (UDESC), organizam-se a partir do ato de compor apoiando interseções entre as artes e as diversas áreas de conhecimento e ainda, propondo intervenções artísticas em que artistas e pesquisadores atuem em parceria, compartilhando e problematizando procedimentos de composição, que pressupõe modos de reunir, produzir, dispor, inventar, combinar e arranjar. A ideia é fazer/pensar dinâmicas da composição na arte contemporânea em seus aspectos cognitivos, éticos, poéticos e políticos.

Mais informações no site do projeto: www.tubodeensaio2015.com Interseção 2 – conferência demonstrativa com Silvio Ferraz e Alberto Heller

Categorias: Maio 2015
Tags: Arte
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Agosto 2017 Beer Weekend com palestra, food trucks, ce... >> Especiais / Outros
até 19 Agosto 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 21 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 21 Agosto 2017 Inscrições para cursos gratuitos de flauta... >> Música
até 30 Agosto 2017 Workshops do Prêmio Desterro – 8° Festival... >> Dança
até 30 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar