FaceBook Instagram Twitter


Interseção 2 – conferência demonstrativa com Silvio Ferraz e Alberto Heller



Quando: 12 Maio 2015, terça-feira, das 18h30 às 21h30
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

O projeto Tubo de Ensaio Composição [Intervenções + Interseções] promove a conferência demonstrativa "Imagens da música e do tempo”, com Silvio Ferraz e participação de Alberto Heller, na terça-feira, 12 de maio, das 18h30 às 21h30, no Auditório de Música do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC). Entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Passeando pela evolução da música ocidental do século XX e XXI, Silvio Ferraz apresenta imagens e modos de existência da música e do tempo. Ao expor tal movimento, aborda tecnologias de montagem, como a assemblage rápida permitida pelos computadores. Para tratar da mudança da imagem do tempo, aponta noções como a de duração e dilatação do instante (a espessura do presente de Tarkovski e a intensidade da sensação em Deleuze).

Silvio Ferraz pesquisa sobre a extensão da escritura instrumental com auxílio de computador, envolvendo transformação e difusão de audiodigital em tempo real. Realiza trabalhos com o grupo de improvisação Akronon (com os músicos Rogério Costa e Edson Ezequiel) e o grupo de performance da PUC/SP, concatenando música, dança e suporte tecnológico e aplicando os resultados da pesquisa Ambientes de Composição e Performance com Suporte Tecnológico, realizada com apoio da Fapesp, entre 1996 e 2000. Ele é professor do Programa de Pós-Graduação em Comu nicação da PUC/SP e do Departamento de Música da Unicamp.

Alberto Heller é autor dos livros Fenomenologia da Expressão Musical e John Cage e a Poética do Silêncio e membro da Academia Catarinense de Letras e Artes, entidade da qual recebeu em 2007 o Prêmio Edino Krieger como personalidade musical do ano.

O projeto

As ações Tubo de Ensaio 2015, uma parceria entre o Centro de Desportos (CDS) da UFSC e o CEART da UDESC coordenada pelas professoras Vera Torres (UFSC), Jussara Xavier (UDESC) e Sandra Meyer (UDESC), organizam-se a partir do ato de compor apoiando interseções entre as artes e as diversas áreas de conhecimento e ainda, propondo intervenções artísticas em que artistas e pesquisadores atuem em parceria, compartilhando e problematizando procedimentos de composição, que pressupõe modos de reunir, produzir, dispor, inventar, combinar e arranjar. A ideia é fazer/pensar dinâmicas da composição na arte contemporânea em seus aspectos cognitivos, éticos, poéticos e políticos.

Mais informações no site do projeto: www.tubodeensaio2015.com
Interseção 2 – conferência demonstrativa com Silvio Ferraz e Alberto Heller


Categorias: Maio 2015
Tags: Arte
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar