FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
CineBuñuel exibe "Anina" (Uruguai, 2013), de Alfredo Soderguit



Quando: 14 Maio 2015, Quinta-feira, às 13h30min
Onde: Centro de Comunicação e Expressão (CCE), UFSC
Quanto: Gratuito

O nome de Anina, protagonista da animação homônima, é o epicentro do bullying que a garota de dez anos sofre na escola. Produzido pelo diretor uruguaio Alfredo Soderguit, o filme será exibido no Cine Buñuel nesta quinta-feira, 14 de maio, das 13h30 às 16h, na sala 235, bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Entrada gratuita.

Anina (2013) foi premiado no Festival de Cartagena (melhor filme, 2013) e eleito o melhor longa infantil do Anima Mundi 2013. Baseado no livro Anina Yatay Salas, de Sergio López Suárez, o longa conta a história do dia a dia de uma menina que sofre bullying na escola por conta seu nome ser formado por três palíndromos (palavras iguais quando lidas da esquerda para direita ou da direita para esquerda).

A exibição integra o Cine Buñuel, projeto da UFSC organizado pela professora Meritxell Hernando Marsal do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ideia é promover reuniões quinzenais, em que são exibidos filmes e, em seguida, realizadas discussões a respeito dos temas abordados neles, sempre buscando manter o áudio original dos filmes e legendas em português.

O projeto – idealizado em 2014 e coordenada desde então pela professora espanhola Meritxell, que atua no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade – é desenvolvida com o apoio de um grupo de voluntários. Vássia Vanessa da Silveira, formada em Jornalismo pela UFSC, é responsável no projeto pela divulgação e mediação dos debates realizados após a exibição dos filmes. A intenção do Cine Buñuel é mostrar filmes premiados que não entram nos grandes ciclos de cinema, para aproximar o público brasileiro desses diretores, além de promover discussões sobre os temas retratados.

Cine Buñuel

Já foram trabalhados os assuntos "guerra”, no primeiro semestre do projeto, e "migração”, na segunda edição. Para o terceiro ciclo de cinema, coordenado pelo professor de Letras da UFSC, André Fiorussi, foi escolhido o tema "animações”, um campo com produção ampla e de boa qualidade, mas que não é divulgada para o público brasileiro. O nome do projeto é uma homenagem ao diretor espanhol Luis Buñuel Portolés, que trabalhou o cinema espanhol com forte influência surrealista, e recebeu diversos prêmios ao longo da carreira. CineBuñuel exibe "Anina" (Uruguai, 2013), de Alfredo Soderguit

Categorias: Maio 2015
Tags: Cinema, Cine, UFSC
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar