FaceBook Instagram Twitter


Quarta Musical ELM apresenta Grupo Livre de Percussão (Glip)



Quando: 27 Maio 2015, quarta-feira, às 17h30min
Onde: Escola Livre de Música
Endereço: Rua Alves de Brito, 334 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1668290706724141

Comemorando o primeiro aniversário do Grupo Livre de Percussão, os percussionistas André FM, Marcio Bicaco, Osvaldo Pomar e Diogo Costa abrem o projeto Quarta Musical na Escola Livre de Música de Florianópolis, no Centro, com um show instrumental inédito no local onde tudo começou. O quarteto formado por alunos e professores da escola vai mostrar o trabalho desenvolvido pelo GLiP, nesta quarta-feira, 27 de maio, às 17h30, com entrada franca.

A programação do projeto Quarta Musical será realizada no intervalo das aulas, entre os turnos vespertino e noturno. A ideia é que a cada 15 dias aconteçam apresentações musicais na concha acústica, no pátio ou no auditório do prédio, abertas à participação de alunos, professores e artistas convidados, e com acesso gratuito ao público interessado.

Outros dois encontros já estão programados na agenda das quartas-feiras. No dia 3 de junho, o convidado do projeto é o violonista e compositor Felipe Coelho e, no dia 17 de junho, quem movimenta o palco é o grupo de choro da escola, formado por professores e alunos dos núcleos do Centro e do Campeche.

Em breve, a agenda cultural também vai contemplar a apresentação da Orquestra Experimental de Música Brasileira Contemporânea, composta por alunos dos cursos de instrumentos do ciclo intermediário, que vem ensaiando desde março e está em processo de profissionalização musical.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, o projeto Quarta Musical, com realização de atividades artísticas de música fora das salas de aula, pretende incentivar a apreciação e o compartilhamento de experiências sonoras. A atividade tem como objetivo ampliar a interação entre alunos e professores das várias disciplinas e fomentar a formação de grupos musicais, bandas e orquestras.

A iniciativa também propicia ao público conhecer o trabalho realizado na Escola Livre de Música de Florianópolis, que atende cerca de 600 alunos em núcleos no Centro e no Campeche. O programa de educação musical realizado no município conta com patrocínio da Tractebel Energia e Ministério da Cultura (MinC),via Lei Rouanet.

Instrumental percussivo

Criado em março de 2014, a partir das atividades na Escola Livre de Música de Florianópolis, o GLiP (Grupo Livre de Percussão) é formado por André FM, Diogo Costa Marcio Bicaco e Osvaldo Pomar, percussionistas com diferentes formações e experiências na música popular e erudita. O quarteto traz à tona um universo rítmico e de timbres percussivos que abrangem obras de caráter erudito e folclórico, com um repertório marcado por improvisações e valorização de diferentes tipos de instrumento.

Nas apresentações, o grupo costuma mostrar peças autorais e também obras de Ney Rosauro, Stefano Ottomano, Bill Molenhof e Chico Santana, nomes que se destacam no gênero instrumental percussivo. O GLip também interpreta peças de músicos e compositores catarinenses ou que já realizaram trabalhos em Santa Catarina, tais com o Rodrigo Paiva, Iê dos Santos e Luiz Sampaio.

Conheça o GLiP:

Aluno do curso de percussão na Escola Livre de Música de Florianópolis, Diogo Costa é percussionista do grupo Abayomi de dança afro-contemporânea e da banda Soonanda, além de atuar como baterista em grupos de música brasileira. É aluno do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina.

André Felipe Marcelino, o André FM, é graduado e mestre em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina e integra o Grupo de Pesquisa Música e Educação (MUSE) do Programa de Pós-graduação da Udesc. Além de atuar como educador musical, André realiza trabalhos como baterista e percussionista na banda instrumental AluJazz e atualmente estuda percussão na Escola Livre de Música de Florianópolis.

Pesquisador de ritmos brasileiros, Osvaldo Pomar é um dos fundadores do Maracatu Arrasta a Ilha e também já coordenou o Grupo Cultural Siri Goiá, além de integrar o Maracatu Nação Estrela Brilhante, do Recife (PE). O percussionista integra o projeto Banda de Pífanos da Armação, criado a partir de edital do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, e também faz parte do grupo Pife na Manga. Pomar é professor de percussão da Escola Livre de Música no Núcleo do Campeche.

Márcio Bicaco participou de diversos cursos e festivais de percussão sinfônica contemporânea, integrando grupos musicais como as Orquestras Sinfônicas de Santa Maria e de Santa Catarina. Também integrou o Grupo de Percussão da Universidade Federal de Santa Maria e o quarteto de percussão contemporânea Íncobus. Atualmente é timpanista/percussionista na Camerata Florianópolis, além de ministrar aulas de bateria, percussão, prática de conjunto e teoria musical nas escolas Compasso Aberto, Garagem 2020 e na Escola Livre de Música de Florianópolis.
Quarta Musical ELM apresenta Grupo Livre de Percussão (Glip)


Categorias: Maio 2015
Tags: show, banda
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar