FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2015
Geografia Inutil… realiza shows gratuitos no Centro de Floripa



Quando: 11 e 12 de junho, às 12 horas
Onde: Praça XV de Novembro - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1446776698973002

Geografia Inutil… realiza shows gratuitos nessa semana na Praça XV de novembro, no Centro de Florianópolis pelo projeto Insistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo (contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2014). As apresentações serão nesse mês de junho nos dias 11 e 12 às 12h.

Com o objetivo de ter um espaço permanente e aberto na cidade para a formação e fertilização de idéias e ações culturais, o ERRO realiza o projeto Insistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo, contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014, criando até junho no quarteirão da Rua Conselheiro Mafra e o Largo da Alfândega, além de outros espaços no centro da cidade, uma intensa programação cultural, que vai desde debates, oficinas e apresentações, estabelecendo o que o ERRO denomina de cidade-sede nesta região do Centro.

Durante o projeto o ERRO Grupo realizará ações de caráter teórico e prático como 06 debates públicos com profissionais de áreas distintas que se relacionam com as implicações, provocações e propostas estéticas da utilização do espaço urbano, 10 apresentações das obras mais recentes de seu repertório e 02 oficinas abertas à comunidade com o foco na pesquisa do grupo que desde 2001 se realiza na rua. Todas as atividades serão gratuitas e ocorrerão no espaço público.

O ERRO Grupo aventura-se no campo da música com a banda Geografia Inutil… Criada pelo ERRO em parceria com o dramaturgo romeno Peca Stefan – que esteve em Florianópolis em fevereiro e março de 2014 para realizar junto ao grupo uma parte do processo de construção e ministrar um workshop para escritores – Geografia Inutil… busca refletir sobre a imagem de estereótipos culturais e o que existe por trás da chamada "identidade cultural” de cada país, abordando questões como globalização, geografia e política para reler alguns estereótipos que permeiam o imaginário comum de alguns países pesquisados durante o processo de criação do show. Em Geografia Inutil… o público poderá ter contato com sete línguas diferentes: latim, francês, italiano, espanhol, português, romeno e inglês.

Com a banda, após lançar seu LP no final de maio em Florianópolis em show único, o ERRO embarcou em uma viagem de um pouco mais de um mês pela Europa, a EURRO Tour, realizando shows em Barcelona (Espanha), Paris (França) e pelas cidades romenas de Bucareste, Sibiu, Sfantu-Gheorghe e Timisoara. Foram 03 países, 06 cidades, 10 apresentações, 02 oficinas, 01 palestra e 02 mesas-redondas.

Ao longo da turnê a banda participou dos mais relevantes festivais da Romênia, o Sibiu International Festival, o Festival European al Spectacolului Timisoara – Festival al Dramaturgiei Romênesti (Timisoara), o Festival Street Delivery (Bucareste) e o Festivalul International de Teatru Atelier (Sfantu Gheorghe), onde recebeu o prêmio de melhor música de cena do festival. Além das apresentações, o ERRO Grupo também ministrou oficinas e mesas-redondas na Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris III, no Centro Nacional de Dança de Bucareste e em Sibiu.

Geografia Inutil… é a primeira experiência do ERRO Grupo como banda, onde os atores tocam instrumentos e cantam músicas compostas pelo próprio grupo e pelo dramaturgo Peca Stefan. O estilo adotado, de acordo com o crítico musical Paul S. Heritage, "é uma mistura da ginga brasileira com pitadas de influências internacionais”. Ao longo do show o público interessado poderá adquirir o álbum homônimo da banda em vinil. O LP traz oito faixas cantadas em diferentes línguas e conta com o design gráfico de Leco Rezende.

Geografia Inutil… é o resultado do projeto Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis, que consiste em um intercâmbio artístico entre ERRO Grupo e o dramaturgo romeno Peca Stefan, além de um intercâmbio cultural entre o Brasil e a Romênia mediado pelo ERRO e profissionais da cultura romena.

O projeto inicialmente explorou a cultura brasileira e a romena, mas ao longo de sua pesquisa procurou assimilar outras culturas circunscritas por outras línguas de origem latina, jogando com as semelhanças e as falsas semelhanças culturais e linguísticas, extrapolando e construindo outros significados para palavras em um mergulho fronteiriço no universo da construção cultural globalizada que valoriza cada cultura de acordo com seu potencial de consumo internacional.

Segundo o ERRO Grupo, Geografia Inutil… indica os pontos de intersecção entre os dois países e revela os estereótipos vendidos sobre a própria arte e cada um deles, questionando as formas de potencializar o mercado e a exploração turística de ambos: "A Romênia é vendida como o país de ciganos e o Drácula; a beleza escondida e inexplorada da Europa. O Brasil, como a terra do futebol, do samba, de praias, violência e roubo, onde até mesmo as pessoas pobres são felizes”, relata o ERRO. Geografia Inutil… visa a olhar para o vazio de estereótipos culturais. A banda lança o Long Play que constrói a cultura e também tem o seu lado B.

Ficha Técnica
Criação: ERRO Grupo.
Atores, cantores e performers: Luana Raiter, Luiz Henrique Cudo, Pedro Bennaton, Sarah Ferreira.
Direção de arte: Luana Raiter.
Sonoplastia: João Garcia e Rodrigo Ramos.
Técnicos de som: João Garcia e Rodrigo Ramos.
Músico convidado: João Garcia.
Tradução: Luana Raiter, Pedro Bennaton e Peca Stefan.
Fotos: Philippe Soussan, Leco Rezende, Larissa Nowak e Peca Stefan.
Textos (capa, contra capa do LP e encarte): Pedro Bennaton.
Design gráfico: Leco Rezende.
Assessoria de Imprensa: Juliana Bassetti.
Produção: ERRO Grupo.
Texto: Peca Stefan.
Dramaturgia: Luana Raiter, Pedro Bennaton and Peca Stefan.
Concepção e direção: Pedro Bennaton.

Geografia Inutil… realiza shows gratuitos no Centro de Floripa

Categorias: Junho 2015
Tags: show, banda
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar