FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2015
16ª Feira do Mel 2015



Quando: de 10 a 13 de junho
Onde: Largo da Alfândega - Centro
Quanto: Gratuito

Feira do Mel ocorre de quarta a sábado, no Centro de Florianópolis

Mel puro, própolis, geleia real, cera de abelha, balas, biscoitos e cosméticos, são alguns dos atrativos da 16ª Feira do Mel de Florianópolis, que inicia na próxima quarta-feira, dia 10 de junho, e segue até sábado, dia 13, no Largo da Alfândega, local considerado ponto estratégico para chamar a atenção da população. A feira terá expositores de todas as regiões do Estado em 18 estandes que comercializarão os produtos com preços 40% abaixo do valor praticado pelo mercado varejista.

Segundo o presidente da Federação das Associações dos Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), Nésio Fernandes de Medeiros, a maior aposta da feira para estimular as famílias consumirem o produto continua sendo o preço. Para esta edição a FAASC conseguiu acertar com os apicultores um preço promocional. ”Apesar do grande pasto apícola o consumo de mel no Brasil é menor que em outros países. Entre a justificativas estão à falta de hábito de consumo e, principalmente, o valor do mel no mercado varejista”, observa.

Repetindo o sucesso do ano passado uma equipe de massoterapeutas aplicará gratuitamente durante a feira massagem facial com sabonete à base de mel, argila e pólen. A realização da feira é da FAASC e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

Santa Catarina

Segundo a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), os brasileiros consomem, em média, 128 gramas de mel por ano. Nos Estados Unidos a média é de 1,5 kg por pessoa ao ano e na Alemanha a taxa sobe para 2,2 kg por pessoa ao ano. Para a FAASC, o baixo consumo do produto no Brasil, não é reflexo apenas de uma questão cultural que diz que o brasileiro não é acostumado a consumir mel.

"Estamos convencidos de que o alto custo do comércio varejista é o principal motivo para o mel não estar presente na mesa dos brasileiros. A verdade é que a maior parte das famílias não pode pagar aproximadamente R$ 30,00 por 1 kg do produto. Se o valor fosse menor, certamente venderíamos mais”, diz Medeiros.

Em Santa Catarina são mais de 30 mil famílias rurais dedicadas à apicultura no Estado, possuindo um total de 350 mil colmeias instaladas e uma produção de seis mil toneladas/ano. O Estado já foi líder nacional na produção de mel, mas vem perdendo espaço nos últimos anos.

A apicultura e a meliponicultura são atividades economicamente viáveis e ambientalmente corretas. Em Santa Catarina está acontecendo um verdadeiro mutirão dos setores envolvidos com a apicultura, promovendo o seu desenvolvimento, observa Medeiros. Espera-se que em breve haja um novo panorama de desenvolvimento tecnológico, produção e produtividade no estado.

Correspondendo às aspirações dos apicultores, em uma articulação liderada pela FAASC, as entidades envolvidas com a apicultura não estão medindo esforços para a promoção do crescimento do setor. 16ª Feira do Mel 2015

Categorias: Junho 2015
Tags: feira
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar