FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2015
16ª Feira do Mel 2015



Quando: de 10 a 13 de junho
Onde: Largo da Alfândega - Centro
Quanto: Gratuito

Feira do Mel ocorre de quarta a sábado, no Centro de Florianópolis

Mel puro, própolis, geleia real, cera de abelha, balas, biscoitos e cosméticos, são alguns dos atrativos da 16ª Feira do Mel de Florianópolis, que inicia na próxima quarta-feira, dia 10 de junho, e segue até sábado, dia 13, no Largo da Alfândega, local considerado ponto estratégico para chamar a atenção da população. A feira terá expositores de todas as regiões do Estado em 18 estandes que comercializarão os produtos com preços 40% abaixo do valor praticado pelo mercado varejista.

Segundo o presidente da Federação das Associações dos Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), Nésio Fernandes de Medeiros, a maior aposta da feira para estimular as famílias consumirem o produto continua sendo o preço. Para esta edição a FAASC conseguiu acertar com os apicultores um preço promocional. ”Apesar do grande pasto apícola o consumo de mel no Brasil é menor que em outros países. Entre a justificativas estão à falta de hábito de consumo e, principalmente, o valor do mel no mercado varejista”, observa.

Repetindo o sucesso do ano passado uma equipe de massoterapeutas aplicará gratuitamente durante a feira massagem facial com sabonete à base de mel, argila e pólen. A realização da feira é da FAASC e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

Santa Catarina

Segundo a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), os brasileiros consomem, em média, 128 gramas de mel por ano. Nos Estados Unidos a média é de 1,5 kg por pessoa ao ano e na Alemanha a taxa sobe para 2,2 kg por pessoa ao ano. Para a FAASC, o baixo consumo do produto no Brasil, não é reflexo apenas de uma questão cultural que diz que o brasileiro não é acostumado a consumir mel.

"Estamos convencidos de que o alto custo do comércio varejista é o principal motivo para o mel não estar presente na mesa dos brasileiros. A verdade é que a maior parte das famílias não pode pagar aproximadamente R$ 30,00 por 1 kg do produto. Se o valor fosse menor, certamente venderíamos mais”, diz Medeiros.

Em Santa Catarina são mais de 30 mil famílias rurais dedicadas à apicultura no Estado, possuindo um total de 350 mil colmeias instaladas e uma produção de seis mil toneladas/ano. O Estado já foi líder nacional na produção de mel, mas vem perdendo espaço nos últimos anos.

A apicultura e a meliponicultura são atividades economicamente viáveis e ambientalmente corretas. Em Santa Catarina está acontecendo um verdadeiro mutirão dos setores envolvidos com a apicultura, promovendo o seu desenvolvimento, observa Medeiros. Espera-se que em breve haja um novo panorama de desenvolvimento tecnológico, produção e produtividade no estado.

Correspondendo às aspirações dos apicultores, em uma articulação liderada pela FAASC, as entidades envolvidas com a apicultura não estão medindo esforços para a promoção do crescimento do setor.
16ª Feira do Mel 2015


Categorias: Junho 2015
Tags: feira
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 24 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar