FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2015
Inscrições para curso gratuito "Análise Crítica da Narrativa Jornalística”



Quando: de 1 a 11 de junho
Onde: Coordenação do POSJOR, UFSC
Quanto: Gratuito

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor) da UFSC promove, nos dias 16, 18, 23 e 25 de junho de 2015, das 18h às 21h30, o Curso de Extensão "Análise Crítica da Narrativa Jornalística”, no total de 16 horas-aula, na sala 141 e Laboratório de Infografia e/ou Redação do Curso de Jornalismo.

O Curso terá 20 vagas, é gratuito e com direito a certificado. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas da UFSC e público externo (exige-se diploma de graduação para inscritos externos à UFSC). As inscrições podem ser feitas diretamente na Coordenação do Programa, de 1º a 11 de junho, entre 14h e 18h. Haverá certificado mediante presença de 75% às aulas.

CURSO DE EXTENSÃO
Análise Crítica da Narrativa Jornalística / 16 horas-aula
Prof. Dr. Luiz Gonzaga Motta
Vagas: 20 (vinte)
Dias 16, 18, 23 e 25 de junho de 2015, das 18 às 21h30

Conteúdo temático
Diferenças entre a narrativa jornalística e outras narrativas: entre o real a ficção. A narrativa jornalística como campo de batalha discursiva entre interesses concorrentes. Conflitos de interesse, vozes narrativas e jogos de poder na tessitura da matriz narrativa. Disputas entre diferentes atores sociais na configuração de uma versão hegemônica. Estratégias retóricas da tessitura da intriga: efeitos de sentido pretendidos. Polissemia e plurivocacidade: uma narrativa transmídia que não se fecha. Pontos de inflexão, suspense, argumentação, captura da atenção, criação de mundos possíveis. Processos semânticos e cognitivos na interpretação das informações.

Exercício prático
Os participantes desenvolverão um estudo de caso sob a orientação do professor. Observarão os conflitos de interesse na configuração de uma narrativa jornalística transmidiática recente. Identificarão o papel relativo de cada ator social enquanto narrador, personagem e consumidor da própria narrativa (o veículo, o jornalista, as fontes-personagens). O estudo verificará as convergências e divergências políticas e tecnológicas na constituição da versão hegemônica de uma intriga jornalística.

Leituras indicadas (de preferência ler antes)
Motta, Luiz G. (2013). Análise crítica da narrativa, Ed. UnB, Brasília, cap. 7
Motta, Luiz G (2006). Notícias do fantástico, Ed. Unisinos, S. Leopoldo, Parte 1
Motta, Luiz G. (2015). A teoria da narrativa como teoria da ação comunicativa, mimeo.
Jenkins, Henry (2009). Cultura da convergência, Aleph, S. Paulo
Dijk, Teun A. (2000)Cognição, discurso e interação, Contexto, S. Paulo, pag. 13/73

LUIZ GONZAGA MOTTA é Professor Titular da Universidade de Brasília e Professor Vistante da Universidade Federal de Santa Catarina. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), Master of Arts em Jornalismo - Indiana University (1973), doutorado (PhD) em Comunicação de Massa - University of Wisconsin - Madison (1977) e estágio de pósdoutorado na Universidade Autonoma de Barcelona (2002/3). Foi repórter, editor, produtor de vídeo e televisão. Dirigiu e apresentou o programa Estação Ciência, da TV Manchete (1987-92). Foi expert em comunicação para o desenvolvimento da Fundação Friederich Ebert (Equador, 1981-1983). Assessor internacional em projetos de comunicação para o desenvolvimento. Consultor do UNICEF e da ANDI. Secretário Nacional de Cultura do Ministério da Cultura. Secretário de Estado da Comunicação do GDF. É autor de numerosos livros, capítulos de livros e artigos científicos no Brasil e Exterior, entre eles "Análise Crítica da Narrativa” e "Notícias do Fantástico”.
Inscrições para curso gratuito "Análise Crítica da Narrativa Jornalística”


Categorias: Junho 2015
Tags: curso
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar