FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2015
Lançamento do filme "Laklãnõ Xokleng"



Quando: 19 Junho 2015, Sexta-feira, às 14 horas
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/497899117025620

O documentário "Laklãnõ Xokleng” será lançado durante um evento que discute produções coletivas em audiovisual no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme será exibido na sexta-feira, dia 19 de junho, às 14h, e em seguida será promovido um debate.

O filme foi produzido em 2014, ao longo da Oficina Audiovisual para alunos da Ti Xokleng-Laklãnõ, em José Boiteux (Ibirama). No ano de sua produção, completava-se o centenário do encontro do homem branco, Eduardo de Lima Hoerhann, com os Xoklengs. O documentário aproveita esse marco para apresentar a versão Xokleng da História, contada pelos anciãos, perpetuando a tradição oral dos mais velhos e refletindo sobre o papel das novas gerações.

A oficina audiovisual Laklãnõ Xokleng realizou esta produção em parceria com diversas organizações que lutam pelas causas indígenas. A pós-doutoranda Juliana Salles Machado desenvolve um projeto de pesquisa pela Universidade de São Paulo junto ao Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia (Leia) da UFSC. "Após uma reunião de pesquisa com anciões Laklãnõ Xokleng ainda em 2013 recebi um telefonema falando que os sábios estavam reunidos e que queriam que eu fizesse um filme”, conta ela. E foi assim que se obteve o apoio do Laboratório. Diversas organizações que apoiam a causa ingídena estão envolvidas nessa produção, como a Associação Indígena Coctá Camlém, o NaOca Produções, e a Fundação Nacional do Índio (Funai) de Santa Catarina, através do apoio do Museu do Índio.

O Leia foi criado em 2011 pelo professor Lucas Melo Reis Bueno, do departamento de História da UFSC. O laboratório faz parte da linha de pesquisa História Indígena, Etnohistória e Arqueologia do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFSC). A meta principal do Leia é constituir um centro de formação e produção do conhecimento sobre Arqueologia, discutindo as mais diversas facetas da disciplina no cenário nacional contemporâneo. Para isso, são realizados eventos como debates, palestras e mostras de filmes. Lançamento do filme "Laklãnõ Xokleng"

Categorias: Junho 2015
Tags: Cine, UFSC, Cinema
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar