FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2015
Palestra Assim Hassis é tema da 3ª edição do projeto Gerações do Masc



Quando: 30 Junho 2015, Terça-feira, às 16h30min
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1602723193310075

A terceira edição do projeto Gerações do Masc terá como tema a obra do pintor Hiedy de Assis Corrêa, ou simplesmente Hassis. Na próxima terça-feira, 30 de junho, às 16h30min, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) receberá Leilah Correa Vieira, filha do artista, e Denilson Antonio, colaborador da Fundação Hassis, para um encontro que proporcionará um mergulho na vida e na obra do pintor, uma fala sobre sua produção em séries, suas fotos e vídeos. Além da palestra, intitulada Assim Hassis, serão exibidos dois curtas sobre a obra de Hassis: Batucada (4min30s) e Fpolis Era (8min40s). Participação gratuita.

O projeto Gerações do Masc tem a proposta de realizar uma série de encontros bimestrais com o público ao longo de 2015, com o objetivo de difundir a história institucional do Masc ao convidar um artista, crítico de arte ou professor para falar sobre uma década específica de atuação do Museu e seus desdobramentos no campo das Artes Visuais. O projeto foi lançado em 2015, quando o Museu completou 60 anos de atividades. A primeira edição do projeto Gerações do Masc conto com a presença de José Maria Dias da Cruz, filho de Marques Rebelo, escritor carioca que trouxe a Florianópolis a grande Exposição de Arte Contemporânea em 1948, fato considerado o ponto de partida para a criação do então Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF); e 2ª edição do projeto Gerações do Masc com artista plástico Tércio da Gama que falou sobre a geração da década de 1960 no campo das Artes Visuais.

Sobre Hassis

Natural de Curitiba (PR), de Hiedy Assis passou a H. Assis Corrêa, depois H. Assis, para resumir-se a Hassis. Residiu em Florianópolis desde 1928. Começou a demonstrar sua criatividade desde a infância, quando empolgava-se com as revistas em quadrinhos, seus movimentos, formas e cores. Foram diversos temas que abordou em sua obra, em murais, desenhos, pinturas, fotografias, vídeo e escultura. Participou de aproximadamente 213 coletivas e salões de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Conta com mais de 66 exposições individuais realizadas.

Toda a evolução plástica de Hassis aborda seus registros de infância, situações do cotidiano, as marinhas, os temas sociais e sempre o folclore ilhéu, os lugares e personagens da terra catarinense, onde viveu desde os dois anos de idade até sua morte, em 2001, e também onde tornou-se marco importante no contexto de nossa arte.

Sobre os ministrantes

Denilson Antonio - artista e professor, atua como educador e curador no Museu Hassis desde 2010. Dentre os projetos que desenvolveu, o mais importante conquistou menção honrosa no Prêmio Darcy Ribeiro, em 2012: o Museu Escola - Edição: Interação Museu e Escola - Reflexões sobre Mediação Educativa e Consonâncias com a Educação Contemporânea.

Leilah Correa Vieira - filha do artista plástico Hassis (1926-2001). Servidora pública federal, com formação em Direito, colaboradora da Fundação Hassis desde sua criação, em 2001.
Palestra Assim Hassis é tema da 3ª edição do projeto Gerações do Masc


Categorias: Junho 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito Extensivo 2018 do Projeto Integrar
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar