FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2015
Conversa com José Maria Dias da Cruz - 1ª edição do projeto Gerações do Masc



Quando: 18 Março 2015, quarta-feira, às 16h30min
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1069683499715253

Museu de Arte de Santa Catarina comemora 66 anos com lançamento de projeto que resgata memória do museu

Em 18 de março o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) comemora 66 anos de existência e para marcar a data a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço, irá promover a primeira edição do projeto Gerações do Masc, com a participação do artista e escritor José Maria Dias da Cruz. A conversa ocorrerá às 16h30min, com entrada gratuita.

Com a proposta de realizar uma série de encontros bimestrais com o público ao longo de 2015, este projeto tem por objetivo difundir a história institucional do Masc ao convidar um(a) artista, crítico(a) de arte ou professor(a) para falar sobre uma década específica de atuação do Museu e seus desdobramentos no campo das Artes Visuais. Para a primeira edição foi convidado José Maria Dias da Cruz, filho de Marques Rebelo, escritor carioca que trouxe a Florianópolis a grande Exposição de Arte Contemporânea em 1948, fato considerado o ponto de partida para a criação do então Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF).

José Maria foi professor do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, também no Rio de Janeiro. Tem três livros publicados: A cor e o cinza, O cromatismo cezanneano; e Pìntura, Cores e Coloridos. Em 1948 participou da exposição que deu origem ao Masc. Durante a palestra, o artista abordará o movimento em torno da criação do Museu.

As diversas moradas do Masc

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) foi criado pelo Decreto nº 433, de 18 de março de 1949, durante o governo Aderbal Ramos da Silva. Primeiramente batizado de Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), passou a chamar-se Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) somente em 1970. Com a antiga denominação foi instalado provisoriamente no pátio coberto do antigo Grupo Escolar Dias Velho - hoje Escola Básica Antonieta de Barros. De abril de 1952 a outubro de 1968, o MAMF ficou instalado na Casa de Santa Catarina, na rua Tenente Silveira, em um prédio que deu lugar ao que atualmente abriga a Biblioteca Pública de Santa Catarina. De outubro de 1968 a janeiro de 1977, funcionou na Avenida Rio Branco, em uma casa que não mais existe. Em 1977 o museu foi transferido para a casa nº. 120 da rua Tenente Silveira, já demolida, onde ficou até 1979, quando foi transferido para o prédio da Alfândega. Em 1983 foi levado para sua atual localização, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Ocupando um espaço de 1980 metros quadrados o Masc abriga, atualmente, quase 2 mil obras de artistas de todo o Brasil e do mundo, com destaque para os catarinenses. Em junho de 2011, foi finalizada a total revitalização do espaço onde recebe exposições temporárias, mostras de artistas nacionais e internacionais, representando as diversas linguagens das Artes Visuais.


Conversa com José Maria Dias da Cruz - 1ª edição do projeto Gerações do Masc


Categorias: Março 2015
Tags: Museus, Arte
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar