FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2015
Floripa Interativa – Museus Virtuais



Quando: 28 Fevereiro 2015, Sábado, às 17 horas
Onde: Centro de Visualização Floripa Interativa - Sapiens Parque
Endereço: Av. Luiz Boiteux Piazza, 1302 – Cachoeira do Bom Jesus
Quanto: Gratuito
Informações: tel (48) 3261-2845

O projeto Floripa Interativa Museus Virtuais, uma iniciativa do Instituto Maratona Cultural e Fundação Certi, abre nova temporada de visitação gratuita a diversos museus do mundo, no Sapiens Parque, no bairro Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha. O primeiro passeio virtual de 2015 está agendado para o dia 24 de janeiro e tem início às 17h, nesta edição explorando o tema "As musas da arte clássica”. As inscrições abrem uma semana antes da sessão e podem ser feitas pelo site do projeto www.floripainterativa.com.br/museus-virtuais.

O Projeto Museus Virtuais convida os visitantes a conhecerem os principais museus do mundo. O público poderá fazer um tour cultural para apreciar obras artísticas pelo mundo, gratuitamente, com suporte da tecnologia. O percurso pode passar por acervos dos cinco continentes, a visitação é feita através do Google Art Project, uma iniciativa do Google que proporciona a visão 360° de museus e galerias através da internet.

Um arte-educador conduz o público aos endereços selecionados, comentando as obras, as curiosidades sobre os artistas e as técnicas utilizadas nas pinturas e esculturas e, com isso, proporcionando um aprendizado mais real. Cada sessão tem a duração de uma hora e é organizado segundo um tema preestabelecido.

O projeto Floripa Interativa Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural e da Fundação Certi com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e com o apoio cultural da Softplan.


Temas disponíveis:

As Musas da Arte Clássica
Este tema propõe ao visitante a contemplação da arte clássica Greco-romana e Renascentista. As musas retratadas em esculturas e pinturas eternizaram mestres da arte como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli, Rafael. Quer conhecer segredos e significados das obras destes e outros grandes artistas? Venha participar deste passeio virtual pela Galeria Uffizi de Florença, na Itália, e pelo Museu Hermitage em São Petersburgo, na Rússia!
 
Cotidiano
Como eram os costumes, o modo de vestir-se, as paisagens rural e urbana na sociedade europeia dos séculos XVII, XVIII e XIX? Nesta temática veremos retratos de damas, heróis, de populares, do homem símbolo de seu tempo; as relações familiares, de trabalho, o lazer, a frivolidade, o cotidiano que inspirou artistas ao longo dos séculos com novas escolas, renovando a arte e o olhar sobre ela. No Museu Nacional de Amsterdã, na Holanda, conheceremos a arte barroca de Rembrandt e Vermeer; no Museu D'Orsay em Paris, na França, veremos o impressionismo de Monet, Renoir, Van Gogh, entre outros.
 
O Museu e a Obra de Arte
Quando surgiram os museus? Como? Onde? Será que esses locais já nasceram museus ou se transformaram, ao longo do tempo, em residêcias para as obras de arte? Neste roteiro, conheceremos a história de dois importantes museus do mundo: O Hermitage de São Petersburgo, na Rússia, onde observaremos o estilo arquitetônico do antigo palácio integrado com as esculturas e pinturas de deusas da mitologia, retratos imperiais e cenas históricas e o Museu D'Orsay, em Paris, onde iremos contemplar a transformação de uma estação de trem na principal galeria de arte impressionista do mundo.
 
Capela Sistina e a Arte Sacra Italiana
A Capela Sistina em Roma, na Itália, é o templo do que foi considerado um dos milagres da arte: os afrescos de Michelangelo. No teto desta igreja, está uma das imagens mais famosas do mundo, a "Criação de Adão" na qual o dedo de Deus encontra a mão do homem para gerar-lhe a vida. Neste roteiro, faremos uma imersão pela capela para desvendar os significados da pintura deste gênio da arte. Faremos também um mergulho virtual na Galeria Uffizi de Florença, para apreciar obras de mestres como Giotto, Botticelli, Rafael e Leonardo da Vinci, o que nos propiciará um encontro com a arte, o simbólico, a beleza ideal de um tempo, navegando por lugares de grande importância histórica, hoje prestigiados centros turísticos.
 
A Identidade na Arte Brasileira
Como os artistas nacionais e estrangeiros pintaram o Brasil? Como interpretaram a fauna, a flora, a paisagem, o homem brasileiro, nossos mitos, culturas e tradições? Quer saber? Venha caminhar virtualmente pelas galerias da Pinacoteca do Estado de São Paulo e apreciar um panorama representativo de pinturas e esculturas que propõem uma reflexão sobre a identidade da arte brasileira. Com esse olhar, iremos observar obras de artistas como Pedro Américo, Victor Meirelles, Almeida Junior, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti, entre outros.


Dia 24 de janeiro - As Musas da Arte Clássica

Dia 28 de fevereiro - A Identidade na Arte Brasileira

(48) 3261-2845 / www.floripainterativa.com.br/museus-virtuais Floripa Interativa – Museus Virtuais

Categorias: Fevereiro 2015
Tags: Museus, Arte
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar