FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2015
1º Bazar Vegano Floripa terá mais de 50 expositores e rodas de conversa



Quando: 04 Julho 2015, Sábado, às 12 horas
Onde: salão da SAL (Sociedade Amigos da Lagoa)
Endereço: Rua Henrique Veras do Nascimento, 350 - Lagoa da Conceição
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1439388116361664

Sábado, dia 4 de julho, Florianópolis terá seu 1º Bazar Vegano! O evento será no salão da SAL (Sociedade Amigos da Lagoa), próximo ao centrinho da Lagoa da Conceição - Florianópolis. Salão coberto com estrutura. Evento Aberto ao Público e Entrada Franca!

Venha prestigiar o trabalho de ONGs e ativistas independentes que trabalham pela defesa dos direitos animais, cooperativas, pequenos produtores da região, cozinheiro(a)s, artesã(o)s, permacultora(e)s e artistas!

A finalidade do Bazar Vegano Floripa é promover a difusão do modo de vida vegano abolicionista sob a perspectiva permacultural para todas as pessoas, sejam elas veganas ou ainda não veganas. Um evento feito por pessoas comuns, independente e autogestionado, sem patrocínio de instituição, empresa, religião ou governo.

Rodas de bate papo com muita informação sobre Direitos Animais, Veganismo, Meio Ambiente, Permacultura, Alimentação Integral e Orgânica, Adoção Consciente e Guarda Responsável para cães e gatos!

É um evento que reunirá serviços e produtos veganos, ou seja, não testados em animais, livres de componentes de origem animal, e também não faz parte desse nosso evento o uso de transgênicos, sal e açúcar refinados, glutamato monossódico (realçador de sabor), aspartame, gordura hidrogenada, palmito, refrigerantes, bebidas alcoólicas, fumo, comercialização de produtos acompanhados de embalagens de isopor, e excessos de farinhas brancas refinadas nas composições.

Diversas ONGs e grupos independentes de defesa dos direitos dos animais deverão participar da primeira edição do Bazar Vegano Floripa. O evento independente e autogestionado contará com alimentação livre de ingredientes de origem animal e diversos itens de vestuário, cosméticos e outros.

A novidade dessa iniciativa está em ser o primeiro evento que, em suas diretrizes, não compactua com transgênicos e itens processados que não agregam a causa como o açúcar e o sal branco, gordura hidrogenada, glutamato monossódico, aspartame, palmito, excessos de farinhas brancas refinadas nas composições, comercialização de produtos acompanhados de embalagens de isopor, entre outros. Além de ser o primeiro bazar vegano de Santa Catarina, também é o primeiro bazar vegano que reconhece e abraça esses outros desafios que integram uma visão mais ampla das questões agroecológicas e de saúde, a qual também somos incluídos e reconhecidos como seres sencientes, animais humanos, numa abordagem mais holística.

A organização não compactua com nenhum tipo de discriminação racial, de orientação sexual, de gênero, xenofóbica, classista, misantrópica, antinordestina, etarista, capacitista, bem como especista. Movimentos por justiça social se interligam, mesmo que algumas pessoas ainda não reconheçam. O bazar terá também rodas de conversa sobre assuntos como permacultura, alimentação saudável, movimento negro, feminismo, homofobia, maternidade vegana, pedagogia libertária e cooperação sem competição, que fazem parte da visão vegana abolicionista, de direitos animais. Haverá também, no mesmo local, adoção consciente de cães e gatos resgatados das ruas e já vacinados e castrados pelo Instituto É o Bicho, brechó, oficinas de mandalas e mosaicos, estacionamento para bicicletas e água grátis (tragam suas canecas). A organização está estudando maneiras colaborativas para coleta e destino dos resíduos do evento. Pessoas se voluntariaram para dar oficinas livres, e o cair da tarde chega com bandas locais para aquecer a fria noite floripana.

Oficinas e Sons: 6 Atividades Gratuitas - 1º Bazar Vegano Floripa
Vagas ocupadas por ordem de chegada, importante chegar 15 minutos antes de cada atividade

***********************************
12H12 OFICINA: MANDALAS DE FIOS ## CANCELADA ##
ARTE TERAPÊUTICA MEDITATIVA
Facilitadora : Cris Cori, Gestora e Educadora Ambiental
*limite de participantes: # CANCELADA #
A Oficina de Mandalas 12h12 está suspensa por causa que o sogro da Cris Cori faleceu na data de hoje. DEMAIS OFICINAS OCORRERÃO NATURALMENTE. Nossas considerações. Estamos estudando alguma outra oficina para ocupar o espaço das 12h12 até as 14h14.
Mandalas são o símbolo universal de equilíbrio, harmonia, beleza... Ao se contemplar e/ou confeccionar mandalas, ampliamos nossas sensações e percepções para o bem estar; "Esbarrado" na geometria da sagrado ao encontro com nossos mistérios interiores. {todo material livre de composição animal}

***********************************
14H14 OFICINA: STENCIL COM TINTA ORGÂNICA
Dupla de Criação: Marcos Martins, Artista Plástico e Cristine Sieben, Pedagoga I Grupo Ecoser I
*limite de participantes: 20 pessoas
Livre para qualquer idade. {todo material livre de composição animal}

***********************************
16H16 OFICINA INTEGRATIVA
PRÁTICAS CORPORAIS
*limite de participantes: 30 pessoas
Focalizador: Fabiano Lauser, Amor em Movimento
Dezenas de dinâmicas, práticas e movimentos corporais, danças, jogos e exercícios grupais, que propiciam um contato mais verdadeiro e amoroso com a própria realidade interna, aceitando-se a si mesmo e ao outro exatamente como é, descobrindo o estado de compaixão na prática.

***********************************
18H18 BANDA (FORA) DA CASINHA
ENSAIO ABERTO COM A RECICLEIDE
A Defensora da Vida no Planeta, Recicleide visitará o Bazar Vegano interagindo com o público presente e participará do ensaio aberto da Banda Fora da Casinha. A Banda foi criada por integrantes do Movimento "Casa de Cultura Rio Vermelho", com composições próprias busca ecoar a cultura ecológica e da Paz, com Amor, Alegria e Arte.

***********************************
19H19 BANDA LÊVY
O projeto tem influencias de diversos estilos musicais (mpb, reggae, rap, jazz), elaborado com muitas poesias, cantam dificuldades do ser em sua essência e tudo que cerca nossa vida nos dias atuais.
A banda está em produção do primeiro álbum e trabalha somente com musicas próprias de um trabalho que vem do coração do Rio Vermelho.

***********************************
20h20 RED RIVER COMBO
Pra fechar o evento, mais uma banda do Rio Vermelho que está colaborando em peso para esse Bazar Vegano Floripa, e dispensa comentários.
Red River Combo é uma banda que nasceu do encontro de músicos que nutrem a mesma paixão pela música. De forma espontânea, as apresentações do grupo mostram sua liberdade de improvisar e criar momentos musicais únicos. A mistura de músicos com culturas e idiomas diferentes faz com que as harmonias e ritmos populares se fundam, por isso a ideia de um Combo Musical.



Programação: 9 Rodas de Bate Papo Pela Miscigenação dos Movimentos Sociais

***********************************
12H12 NUTRIÇÃO VEGETARIANA DE VERDADE
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE NUTRIENTES
Roda de conversa sobre os nutrientes que merecem atenção na alimentação de todos os seres humanos.

Facilitadora: Thaisa Navolar, Florianópolis-SC
Nutricionista Funcional, Mestre em Saúde Coletiva
Trab. na Prefeitura do Município e Coordenadora SVB local

***********************************
13H13 NEGRITUDE AFRO-VEGANA
CONVERGÊNCIAS E RELAÇÕES ENTRE LIBERTAÇÃO ANIMAL E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL
Desafios em meio a uma sociedade racista, classista e especista. A resistência em condições tão desiguais. Da escravidão moderna ao empoderamento, dos matadouros aos quilombos, do morro a verdade. A luta pelo protagonismo preto frente hierarquias impostas. Resolvendo nossas questões entre nós mesmxs.

Protagonistas e Representantes:
Juliana Souza, Doula, 4P, Florianópolis-SC
Márcia Cris, Jornalista, São Paulo-SP
Rafael Bessa, Rapper e Designer, Curitiba-PR
Marcos Lamoreux, SXE, Documentarista, São João de Meriti-RJ

***********************************
14H14 MÃES E PAIS - CRIANÇAS VEGANAS
TROCA DE EXPERIÊNCIAS SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS
Um bate papo sobre Crianças Veganas, com troca de experiências sobre relações sociais nas comunidades escolar, familiar entre outras, na apresentação dos tipos de pressões e soluções cada família tem encontrado, sob uma perspectiva de educação vegana abolicionista, visando empoderamento em saúde física e mental.

Puxadoras:
Cinthia, Artvista, Mãe de Zaki, 4 anos, Garopava-SC
Fabiana Sanchez e Ronaldo Palleze, Mãe e Pai do Venâncio, de 8 anos - SP/Florianópolis-SC

***********************************
15H15 PERMACULTURA VEGANA
UNINDO O QUE NUNCA NOS FOI SEPARADO
Um diálogo entre as práticas antropocêntricas encontradas dentro do movimento agroecológico e permacultural, apontado encaminhamentos e técnicas práticas que abrangem o abolicionismo animal, e a nossa relação com o que produzimos, consumimos e descartamos. Um despertar sobre o reconhecimento de uma das pétalas permaculturais que tange as relações com animais não humanos frente natureza que não separa todos nós animais, as plantas e os minerais.

Semeadores:
Coletivo Caaporã (Agroecologia, Eng. Ambiental e Artes) Matinhos-UFPR
Fabio Vaccaro, Permaculto da BioRegional PANACEIA - Camboriu-SC

***********************************
16H16 BICICLETA, VEÍCULO SUSTENTÁVEL
TRANSPORTE ATIVO, SAÚDE, MOBILIDADE URBANA E CASOS NA ILHA
Será abordada a problemática da inserção da bicicleta como meio de transporte. Serão debatidas questões que envolvam o transporte ativo e a mobilidade sustentável, bem como os benefícios para a saúde e para o trânsito em nossas cidades. Aspectos como ergonomia, urbanização e arborização permearão a temática como parte indissociável de uma temática transdisciplina. Serão também apresentados alguns cases e ações que tiveram lugar em Florianópolis.

CicloAtivista:
Fabiano Faga, da União de Ciclistas do Brasil, Florianópolis-SC

***********************************
17H17 FEMINISMO OU MULHERISMO?
UM BATE PAPO ENTRE MULHERES
Relações entre feminismo e especismo. Semelhanças e interligações. Como essas duas opressões operam e são naturalizadas em nossa sociedade. Existe luta legítima contra o especismo desligada da luta contra o sexismo e contra o racismo?

Facilitadora:
Georgia Martins Faust, Blumenau-SC
Feminista, Protetora, Pedagoga, Prof. Inglês, Ciclista, Maratonista e Vegana

***********************************
18H18 TODO ANIMAL É EMOCIONAL
DIREITOS EMOCIONAIS DOS ANIMAIS E A NOSSA CONSIDERAÇÃO MORAL
Falar de direitos dos animais é falar de seus direitos emocionais. Desde que a neurociência confirma a senciência em todos os animais, não há mais espaço para deixarmos a vida emocional deles fora da consideração moral.

Facilitadora:
Sonia T. Felipe, São José-SC
Dra em Teoria Política e Filosofia Moral - Univ. Konstanz, ALE (1991)
Fundadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Violência (UFSC, 1993)
Voluntária do Centro de Direitos Humanos da Grande Florianópolis (1998-2001)
Pós-doutorado em Bioética - Ética Animal - Univ. de Lisboa (2001-2002)
Escritora Abolicionista e Cofundadora da Sociedade Vegana - Brasil

***********************************
19H19 RETORNO A NATUREZA ORIGINAL
A HARMONIA PELA APROXIMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA
Veganismo é expressão de consciência. Nossos sentidos constroem nossa consciência através dos estímulos por eles captados, tanto mais afastados de nossa natureza, menos condições teremos de discernir o que é melhor para o ser humano, para os animais não-humanos e para a Natureza. Nutrir nossa consciência com elementos de nossa natureza nos leva a uma condição mais harmoniosa em todos os sentidos!

Canalizador:
Oberom, São Lourenço-MG
Professor de Yoga e escritor dos livros Viajando na Luz, No Fluir da Felicidade e Vegan Yoga

***********************************
20H20 A PONTA DO CORAL
E A DISPUTA POR ESPAÇOS PÚBLICOS E VERDES
Apresentação sobre a área; histórico de luta desde anos 80; últimas ações do movimento; importância da área no contexto de disputa com o capital imobiliário pelo modelo de cidade; outros movimentos similares que estão surgindo por todo o Brasil.

Apresentação:
Patrícia Krieger e João Gabriel, Estudantes da UFSC. Movimento Parque Cultural das 3 Pontas, por uma Ponta do Coral 100% pública, Florianópolis-SC



Equipes Expositoras do 1º Bazar Vegano Floripa

1º Bazar Vegano Floripa terá mais de 50 expositores e rodas de conversa

Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar