FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2015
28º Simpósio Nacional de História



Quando: de 27 a 31 de julho
Onde: Centro de Cultura e Eventos, UFSC
Quanto: Gratuito

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Associação Nacional de História (ANPUH) promovem de 27 a 31 de julho, em Florianópolis, o 28º Simpósio Nacional de História.

O encontro, realizado a cada dois anos, é o principal evento acadêmico para os profissionais da área da História no Brasil e um dos maiores do mundo. A edição deste ano terá como tema "Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios”, debatido no evento anterior, que ocorreu em Natal, no Rio Grande do Norte.

O tema visa discutir a atuação dos profissionais de História, em toda a sua abrangência, além de debater a historiografia brasileira e a forma como ela é abordada nas escolas e nos espaços públicos da sociedade.

Durante cinco dias o simpósio reunirá estudantes, pesquisadores e professores de todos os níveis de ensino. A programação contará com oito conferências, simpósios temáticos, lançamento de livros e publicações, sessões de filmes, minicursos e oficinas, com a participação historiadores brasileiros e estrangeiros.

A organização estima um número de seis mil participantes. "São mais de três mil comunicações inscritas, distribuídas em 105 simpósios temáticos, mais de 20 grupos de trabalho, e a previsão de lançamento de 136 publicações durante o evento”, destaca a diretora da ANPUH-Santa Catarina, professora Janine Gomes da Silva.

A conferência de abertura, intitulada "O lugar da História na sociedade brasileira: desafios”, será proferida pelo Presidente da ANPUH-Brasil e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Rodrigo Patto Sá Motta, na segunda-feira, 27, às 20h30, no auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

A conferência de encerramento será na sexta-feira, 30, às 18h30, ministrada pela professora Laura de Mello e Souza, titular da cátedra de História do Brasil da Universidade da Universidade de Paris IV – Sorbonne, com o tema "Sérgio Buarque de Holanda e Monções: Historia, Historiografia e Edição”.

A participação no Simpósio Nacional de História é aberta ao público em geral. As conferências, debates e sessões de filmes são gratuitas. As inscrições para participação na modalidade ouvinte podem ser feitas no site do evento: www.snh2015.anpuh.org. As inscrições estão encerradas! Novas inscrições serão aceitas somente a partir do dia, no local do evento, sujeitas à disponibilidade de vagas!

A programação completa no site: www.snh2015.anpuh.org/programacao

Programação

28º Simpósio Nacional de História


Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar