FaceBook Instagram Twitter


Exposição "Infâncias: uma verdade"



Quando: até 5 de julho
Onde: Espaço Oficina - Galeria Estúdio
Endereço: Rua São Brás, 42 - Saco Grande / Cacupé
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/450076138504451

Abertura 12 de junho às 19h30min
Visitação até 5 de julho

A artista plástica radicada em Xanxerê, Magda Vicini, estará expondo seu recente trabalho, "Infâncias: uma verdade”, a partir do dia 12 de junho a 5 de julho, na Espaço Oficina/Galeria Estúdio em Cacupé. O evento é uma ação do Programa de Extensão NUPEART Pro...Move do Centro de Artes da UDESC em Parceria com o Espaço Oficina-Galeria Estúdio, ambos sob coordenação da professora e artista plástica Rosana Bortolin.

Conceitualmente e metodologicamente, Magda propõe o que ela denomina de "lectio lectio lector”, do latim, "leitura de uma leitora”, no caso a leitora é a artista que revisita obras de Crucificações consagradas pela História da Arte, em artistas como Giotto, El Greco, Salvador Dalí e Fra Angélico, exaltando sua visão de crucificação de infâncias no Brasil e no mundo.

Tecnicamente, Magda utiliza fotografias que sofrem interferência de tinta vinílica e colagem, propondo outra possibilidade de conectar pintura e fotografia, sendo que em algumas obras, se torna quase imperceptível a mudança de uma linguagem para outra, tanto pela qualidade dos papéis utilizados, como pela habilidade da artista e composição proposta em cada obra.
A produção técnica de software das reproduções que servem de suporte para a criação de Magda foram realiz adas pela designer Bianca Vicini Bonotto.

Diferentemente do fotógrafo italiano Erik Ravello, que em sua série "Intocables” (2014), fotografa crianças crucificadas, Magda Vicini trabalha filosoficamente o conceito de pós-humanidade-humana. Além das imagens artísticas de crucificação, ela amplia o olhar para os continentes geográficos e políticos do Brasil e do mundo, e, a partir de imagens de instituições políticas e sociais, amplia seu olhar para "o Outro” refletido nas Infâncias que apresenta.

"Proponho expor a visão de uma verdade que desassossega, sem ocultações ou simulações que somente a arte propõe desvelar, e assume”, diz a artista. E ainda revela: " ... e o que deveria ser pleno, cuidado, protegido, feliz, na verdade se torna ambíguo, escuso, contraditório. Mas as imagens das infâncias são "bonitinhas", "chocantes", "instigantes", "belas", "desavergonhadas"? ... e o humano permanece aquém de si ... esquecendo, falhando, destemido por sua própria inteligência. "Precisamos" ser melhores?”

A abertura da exposição na Espaço Oficina/Galeria Estúdio, será dia 12 de junho às 19 horas e 30 minutos. As visitas à exposição poderão ser realizadas mediante agendamento pelo pelefone (48) 9983-2395, com a Coordenadora da Galeria, Rosana Bortolin.

Telefone 048 9983-2395
Informações: rosanabortolin@gmail.com
Contato com a artista: (49) 9928.5645 magdavicini@gmail.com
Exposição "Infâncias: uma verdade"


Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar