FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2015
Arraiá da Casinha - Festa Julina na Casa de Cultura Rio Vermelho



Quando: 05 Julho 2015, Domingo, a partir das 14h
Onde: Casa de Cultura Rio Vermelho
Endereço: Serv. Luiz Duarte Soares, 55 - São João do Rio Vermelho
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1681645368721767

Cultura e responsabilidade ambiental serão temas do Arraiá da Casinha

Para comemorar os seis meses de atividade, aquecer os corações com uma fogueira e arrecadar fundos com o objetivo de viabilizar outros projetos, a Casa de Cultura Rio Vermelho vai realizar a primeira festa julina do espaço e exaltar a cultura típica de Santa Catarinafazer no primeiro "Arraiá da Casinha", no próximo dia 5 de julho, domingo, a partir das 14h. As barraquinhas serão divididas entre comidas e bebidas típicas e o som vai ficar por conta da Banda (Fora) da Casinha.

Por ser um local que valoriza a cultura, o evento da ‘Casinha’ - como o espaço é carinhosamente conhecido pela comunidade - vai relembrar a origem da festa junina que surgiu para comemorar a grande fertilidade da terra e de suas boas colheitas. Somente após a colonização portuguesa no Brasil, foi que a festa passou a ser feita em dias de santo, como durante o mês de junho, nos dias 13 para Santo Antônio, 24 para São João e 29 para São Pedro. Foi com o objetivo de homenagear João Batista, primo de Jesus, que essas festas foram chamadas de Joaninas, as tão famosas e esperadas Festas Juninas. Não demorou para que os povos indígenas e africanos que moravam no País se adaptassem às festas, que começaram a se destacar por todo o território brasileiro. Aos poucos, cada cultura foi acrescentando itens que fizessem referência aos signos locais e, dessa forma, as brincadeiras, as comidas e as bebidas típicas podem variar de acordo com as regiões.

Assim, a Casa de Cultura Rio Vermelho vai exaltar também a cultura ilhéu durante a Festa Julina do espaço, bem como alimentos típicos de Santa Catarina: pinhão, pipoca e amendoim, além de quentão sucos naturais, bolos de milho e brincadeiras como pescaria, boca do palhaço e argola estarão presentes no evento que deve ir até o anoitecer. "Estamos organizando uma quadrilha para fazer toda a coreografia da festa e, quem estiver por lá, poderá participar também do casamento na roça”, explica Luiz Canoa, ator e um dos integrantes do grupo gestor da casa que está à frente da produção artística do evento.

Vale lembrar que a Casinha também se preocupa com a produção de lixo durante o evento e, por isso, pede para que cada pessoa leve sua caneca. "Em nossos eventos não utilizamos copos descartáveis, para que as pessoas que frequentam nossas festas criem o hábito de trazer seu próprio recipiente”,

A fogueira também será um personagem presente nessa festa e, como não poderia deixar de ser, as músicas que serão tocadas durante todo o evento serão as que têm origem no forró com o gingado, o clima e a cultura das tradicionais festas juninas que deixam o Brasil um país mais rico de histórias e tradições. Arraiá da Casinha - Festa Julina na Casa de Cultura Rio Vermelho

Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar