FaceBook Instagram Twitter


Arraiá da Casinha - Festa Julina na Casa de Cultura Rio Vermelho



Quando: 05 Julho 2015, domingo, a partir das 14h
Onde: Casa de Cultura Rio Vermelho
Endereço: Serv. Luiz Duarte Soares, 55 - São João do Rio Vermelho
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1681645368721767

Cultura e responsabilidade ambiental serão temas do Arraiá da Casinha

Para comemorar os seis meses de atividade, aquecer os corações com uma fogueira e arrecadar fundos com o objetivo de viabilizar outros projetos, a Casa de Cultura Rio Vermelho vai realizar a primeira festa julina do espaço e exaltar a cultura típica de Santa Catarinafazer no primeiro "Arraiá da Casinha", no próximo dia 5 de julho, domingo, a partir das 14h. As barraquinhas serão divididas entre comidas e bebidas típicas e o som vai ficar por conta da Banda (Fora) da Casinha.

Por ser um local que valoriza a cultura, o evento da ‘Casinha’ - como o espaço é carinhosamente conhecido pela comunidade - vai relembrar a origem da festa junina que surgiu para comemorar a grande fertilidade da terra e de suas boas colheitas. Somente após a colonização portuguesa no Brasil, foi que a festa passou a ser feita em dias de santo, como durante o mês de junho, nos dias 13 para Santo Antônio, 24 para São João e 29 para São Pedro. Foi com o objetivo de homenagear João Batista, primo de Jesus, que essas festas foram chamadas de Joaninas, as tão famosas e esperadas Festas Juninas. Não demorou para que os povos indígenas e africanos que moravam no País se adaptassem às festas, que começaram a se destacar por todo o território brasileiro. Aos poucos, cada cultura foi acrescentando itens que fizessem referência aos signos locais e, dessa forma, as brincadeiras, as comidas e as bebidas típicas podem variar de acordo com as regiões.

Assim, a Casa de Cultura Rio Vermelho vai exaltar também a cultura ilhéu durante a Festa Julina do espaço, bem como alimentos típicos de Santa Catarina: pinhão, pipoca e amendoim, além de quentão sucos naturais, bolos de milho e brincadeiras como pescaria, boca do palhaço e argola estarão presentes no evento que deve ir até o anoitecer. "Estamos organizando uma quadrilha para fazer toda a coreografia da festa e, quem estiver por lá, poderá participar também do casamento na roça”, explica Luiz Canoa, ator e um dos integrantes do grupo gestor da casa que está à frente da produção artística do evento.

Vale lembrar que a Casinha também se preocupa com a produção de lixo durante o evento e, por isso, pede para que cada pessoa leve sua caneca. "Em nossos eventos não utilizamos copos descartáveis, para que as pessoas que frequentam nossas festas criem o hábito de trazer seu próprio recipiente”,

A fogueira também será um personagem presente nessa festa e, como não poderia deixar de ser, as músicas que serão tocadas durante todo o evento serão as que têm origem no forró com o gingado, o clima e a cultura das tradicionais festas juninas que deixam o Brasil um país mais rico de histórias e tradições.
Arraiá da Casinha - Festa Julina na Casa de Cultura Rio Vermelho


Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Setembro 2019 Inscrições para 2.145 vagas em 43 cursos gratuitos de qualificação profissional
até 23 Setembro 2019 Inscrições para 1.111 vagas em 26 cursos gratuitos de Ensino Médio Técnico Integrado
até 23 Setembro 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 23 Setembro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional
até 23 Setembro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 23 Outubro 2019 Udesc promove oficina gratuita de Hatha Yoga


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar